Respostas que vêm da água

Que tal um mergulho no oceano para entender o que se passa em terra firme?

Tartaruga verde (Chelonia mydas) nadando livre no oceano.
Margareth Copertino

Quase toda a água do planeta está no oceano. Se dividíssemos a Terra em quatro partes, três seriam de água salgada. São quatrilhões de litros (muita água mesmo!) se movendo pelo planeta. E você sabe como tanta água se move? 

Pelas correntes marinhas! Estas correntes podem ser comparadas a esteiras de água quente e fria, que circulam em várias direções e em diferentes profundidades. Se você assistiu a Procurando Nemo, deve lembrar que o Marlin (o pai do Nemo) e a Dory (a amiga esquecida) pegaram uma carona na Corrente Leste Australiana (CLA) com as tartarugas marinhas. Correntes quentes, como a CLA, levam o calor das zonas quentes para as frias, regulando a temperatura e distribuindo umidade e chuvas.

Sabe o que acontece na região do Equador, a linha imaginária que divide a Terra nos hemisférios sul e norte? A água do oceano evapora e forma colunas de nuvens bem concentradas. Estas nuvens são empurradas por ventos, fazendo chover nas florestas tropicais, como a Floresta Amazônica. 

Já ouviu dizer que se o oceano muda, o clima muda? Pois é verdade! Quando as águas do oceano Pacífico aquecem acima da média, alteram o equilíbrio de calor e chuvas do mundo – é um fenômeno chamado El Niño. Aqui no Brasil, o El Niño provoca seca nas regiões Norte e Nordeste e enchentes no Sul. Também temos os furacões, ciclones e tempestades que começam no oceano e fazem aquele estrago quando chegam à terra firme.

Conhece a expressão “a Terra é uma estufa”? Ela é mesmo! Isso porque a luz do sol entra pela atmosfera, aquecendo o oceano e os continentes. Parte desse calor fica concentrado próximo à superfície pelo vapor d’água e outros gases atmosféricos. É o efeito estufa que faz com que a Terra tenha uma temperatura tão boa para a vida. Acontece que estamos lançando muitos gases na atmosfera (como o gás carbônico) e o efeito estufa aumentou, causando o aquecimento global e mudanças no clima do planeta! Só não está pior porque o oceano absorve boa parte do calor e do gás carbônico. Mas, você sabe que tudo tem limite… O oceano está ficando mais quente, mais ácido e com menos oxigênio, o que é ruim para a vida marinha e as pessoas que vivem do mar e para o planeta como um todo.

Quando água do oceano esquenta, ela se expande e seu volume aumenta. Ocorre também o derretimento das calotas de gelo, que jogam mais água no oceano. Por isso, o mar está invadindo cada vez mais o litoral, inundando e destruindo praias e construções, especialmente durante tempestades.

Muita gente fala que o clima da Terra ficou maluco. Mas parece que quem enlouqueceu foi a humanidade, poluindo o solo, o ar e o mar. Precisamos pensar em como reduzir os danos causados ao planeta e atentos ao oceano: ele é nosso sistema de alerta. 


Margareth Copertino
Instituto de Oceanografia
Universidade Federal do Rio Grande 

Lilian Copertino
Curso de Especialização em Neuropsicologia
Faculdade de Medicina
Universidade de São Paulo

Matéria publicada em 15.07.2021

COMENTÁRIOS

  • Luzeria

    Tudo o que está acontecendo no clima da terra é consequência do efeito estufa. Se não acharmos uma solução para diminuir a emissão de gases
    Daqui 20 anos vai estar muito pior.

    Publicado em 3 de novembro de 2021 Responder

  • heloisa

    legal

    Publicado em 16 de março de 2023 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!