Conexão com o oceano

Há muitas maneiras de se aproximar do mar, mesmo sem colocar o pé na água.

Ilustração Walter Vasconcelos

Alguém que mora distante das praias poderia se perguntar: como faço para me conectar com o oceano se vivo tão longe das suas águas? A resposta é: não desanime! Há muitas formas de estabelecer essa conexão. A primeira delas é por meio de uma conversa – afinal, a gente aprende muito quando escuta as pessoas, não é mesmo? Se você tem algum familiar ou amigo que mora próximo ao mar, algo interessante vai chegar aos seus ouvidos! Talvez uma história sobre baleias ou sobre tartarugas…

Falando em história, é claro que também podemos nos conectar com o oceano por meio de um livro, e viver aventuras fantásticas na nossa imaginação! O escritor estadunidense Alfred Lansing, por exemplo, no livro A incrível viagem de Shackleton, conta a história real de um grupo de pessoas que tenta dar a volta no continente antártico. Já o francês Júlio Verne, em sua obra de ficção Vinte mil léguas submarinas, narra uma aventura do capitão Nemo e sua tripulação no submarino Náutilus.

Outra forma de se conectar com o oceano pode ser por meio da música. As águas que banham os cerca de 8 mil quilômetros de litoral do Brasil são fonte de inspiração para muitos artistas brasileiros, entre eles Dorival Caymmi, Djavan e Tim Maia. Colocando para tocar canções que evocam o mar, é possível que você sinta a sua brisa mesmo estando longe dele.

Caso você queira ver o oceano, também pode permitir que ele chegue até você por meio de um filme. O Invencível, por exemplo, conta a história real de Louis Zamperini, corredor olímpico estadunidense que sofreu uma queda de avião que o deixou à deriva no mar durante semanas e, incrivelmente, ele sobreviveu.

Ah, sim! O esporte também pode conectar você com o mar. Há uma variedade de atividades que podem ser praticadas na água salgada e oferecem bem-estar para o corpo e para a mente! Você com certeza conhece surf, natação, mergulho, canoagem, remo, iatismo, stand-up… Mas há outros esportes aquáticos interessantes, como windsurf, esqui aquático, kitesurf, wakeboard, flyboard, waveski! Pesquise só!

Outras conexões com o oceano podem se dar por meio da profissão que você vier a escolher. Pescador, biólogo, mergulhador, arqueólogo, guia de turismo, salva-vidas, engenheiro naval, meteorologista, fotógrafo… A lista vai longe! Alguma dessas profissões seria do seu interesse?

É provável que haja matérias e projetos na escola que vão fazer você mergulhar fundo no mar! Se não houver, você pode levar essa ideia de discussões sobre o oceano aos seus professores e professoras, que tal?

A inspiração para as conversas pode vir de espaços como este aqui, que pretendem abordar os assuntos mais diferentes, importantes e interessantes sobre o ambiente marinho, para criar um laço seu com o oceano por toda a vida!


Tássia Biazon
Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano
Universidade de São Paulo  

Matéria publicada em 01.03.2024

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!