Mar, misterioso mar!

Cheio de vida e de surpresas, o oceano mexe com a imaginação da gente.

Imagens de medusas, copépodes e quetognatos captadas com uma câmera acoplada a um microscópio. Consegue adivinhar quem é quem?

Para muita gente o oceano é uma fonte de admiração… E não faltam motivos para isso, como sua vastidão, paisagens paradisíacas, recantos ainda desconhecidos e, é claro, a imensa diversidade de vida. 

Dentro ou fora da água, é impossível não se impressionar com a vida marinha a provocar a nossa curiosidade. Com diferentes formatos, cores e tamanhos, os organismos marinhos ocupam as diversas regiões do oceano, desde as mais rasas – como praias, recifes de corais e manguezais –, até as mais profundas, como as fossas abissais.

Se você já assistiu a documentários, filmes ou até mesmo desenhos animados que tenham o mar como principal ambiente, reparou nas diferentes formas de vida: baleias, peixes, polvos, lulas, lagostas e camarões. Mas nem tudo é assim tão visível aos nossos olhos. Há seres vivos que só foram descobertos graças à curiosidade de exploradores e cientistas que se lançaram a pesquisas em grandes navios ou submarinos.

Mas, como informação é coisa para ser compartilhada, até quem não sabe nadar pode querer conhecer mais sobre o oceano e sobre as formas de vida que nele habitam. E se dissermos que você pode fazer um mergulho no universo oceânico de onde você está? Esse mergulho imaginário é possível por meio das lentes do microscópio! Vamos experimentar?

Pode não parecer, mas é na água do mar, entre os grãos da areia, e em meio a algas e ostras, por exemplo, que se encontra a maior diversidade, variedade e quantidade de criaturas marinhas. São seres vivos em sua maioria diminutos, somente visíveis com o auxílio de lentes de aumento e microscópios. Alguns são tão pequenos que se revelam apenas quando examinados com instrumentos muito especiais, como os microscópios eletrônicos. 

Aliás, se formos caracterizar os organismos marinhos pelo tamanho de seus corpos, perceberemos que grande parte da vida marinha é microscópica! E que aqueles seres vivos que mais conhecemos, como uma baleia, uma tartaruga ou um golfinho, são exceção à regra. Temos muito a explorar sobre esse assunto. E, se você tiver curiosidade, precisará acompanhar as próximas colunas!

Nossa primeira viagem (ou nosso primeiro mergulho!) será em uma gota da água do mar. Para dar uma pequena amostra do que está por vir, observe a fotografia que ilustra este texto! Quem são essas criaturas? Como e onde vivem? Será que por serem tão pequenas são menos importantes do que organismos de maior tamanho? 

Já ouviu falar em minúsculas águas-vivas? E nos copépodes? Larvas dos poliquetas, conhece? E quem são os esguios, velozes e ferozes quetognatos? Pode apostar que eles são tão interessantes e diferentes quanto seus nomes esquisitos. Separe sua máscara de mergulho, seu pé-de-pato e venha com a gente!!!


Alvaro Esteves Migotto
Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo

Tássia Biazon
Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano
Universidade de São Paulo  

Matéria publicada em 30.04.2024

COMENTÁRIOS

  • arthur e bruno 5D

    Ola gostei da notiçia sobre esse texto sobre o oceano

    Publicado em 3 de maio de 2024 Responder

  • LB e GP 5a

    eu não gostei eu asmei essa noticia

    Publicado em 6 de maio de 2024 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O mistério da maçã marrom

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Descoberta no jardim

Imagine encontrar uma espécie desconhecida no quintal de casa!