Descoberta no jardim

Imagine encontrar uma espécie desconhecida no quintal de casa!

A nova espécie de planária, Paraba hortulana, foi encontrada em um jardim
Fotos Rossi e Leal-Zanchet, 2023 / Estudos sobre Fauna e Ambientes Neotropicais

Entre os anos de 2010 e 2015, o biólogo brasileiro Piter Kehoma Boll encontrou um animal muito curioso no jardim da casa dos pais, em Ivoti, Rio Grande do Sul. Parecia uma lesma, mas era uma criatura bem diferente: uma planária!

As planárias pertencem ao grupo dos platelmintos, também conhecidos como vermes chatos. Existem mais de 4 mil espécies de planárias no mundo, cada uma adaptada a um hábitat diferente, como o mar, lagos, riachos ou o chão de florestas. E, acredite, elas são predadoras!

Quando uma planária detecta uma presa, como um caracol ou uma minhoca, enrola-se nela liberando um muco pegajoso. Depois, a planária usa um órgão em forma de tubo, a faringe, para sugar o alimento aos poucos. Mas agora vem a parte mais estranha: as planárias não têm um orifício para fazer cocô. Os restos não digeridos da refeição são eliminados pela “boca”!

Apesar de estranhas em alguns aspectos, as planárias são animais fantásticos e existem muitas espécies coloridas e vistosas. A espécie que Piter Boll achou no jardim, por exemplo, tem o corpo listrado em tons de creme, amarelo, marrom e preto.

Inicialmente, Piter pensou ter encontrado a espécie Paraba multicolor. Na língua indígena tupi, paraba quer dizer “de muitas cores”. E esse também é o significado, em latim, de multicolor.

Piter enviou as planárias do jardim dos pais ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Lá, outras duas cientistas, Ilana Rossi e Ana Leal-Zanchet, estudaram o material com cuidado e concluíram que, na verdade, estavam diante de uma espécie desconhecida da ciência!

A nova espécie ganhou o nome científico Paraba hortulana. Esta última palavra do seu nome significa “jardineira”, em latim. Um nome perfeito para uma espécie encontrada em um jardim.

Uma descoberta como essa nos mostra duas coisas: que ainda existem muitas espécies desconhecidas pelos cientistas e que essas espécies não vivem apenas em florestas isoladas, no alto das montanhas ou no fundo do mar – elas podem estar bem pertinho da gente, até no jardim!

henrique-caldeira

Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!

Matéria publicada em 30.04.2024