Doença de bicho ou de gente?

Coronavírus não é nome de doença, é nome de uma família de vírus. Esses vírus podem provocar doenças respiratórias em humanos. SARS-CoV-2 é o nome do coronavírus que provoca a doença chamada covid-19 – essa que se espalhou pelo mundo todo e fez adoecer muita gente aqui no Brasil também. Você sabia que esse coronavírus pode ter passado de outro animal para os humanos? É sobre isso que vamos falar aqui! Por que os seres humanos pegam doenças de outros animais?

Ilustração Bruna Assis Brasil

Vírus, bactérias e fungos só podem ser vistos com poderosos microscópios. Mas, embora muito pequenos, esses microrganismos podem causar doenças muito graves em humanos. Você não vai gostar de saber, mas cerca de 10 milhões de pessoas morrem a cada ano por vírus, bactérias ou fungos que pegaram de outros animais. Triste, não é?

O novo coronavírus é um exemplo disso. Ele provavelmente passou de outro animal para um humano, provocando uma doença nova, que afeta principalmente os pulmões, mas também outros órgãos, e que foi chamada covid-19. Essa doença foi passando de um humano para outro e para outro e para outro… e assim se espalhou pelo mundo todo. E quando uma doença se espalha mundialmente dizemos que estamos numa pandemia.

Quando se tem uma pandemia, é preciso agir depressa para: identificar os sintomas da doença, as formas de contágio, a origem do microrganismo causador da doença e juntar todas essas informações para tentar desenvolver medicamentos (que controlam) e vacinas (que previnem) a doença.

Conseguir dar contar de tudo isso é tarefa para os cientistas – que são super-heróis de verdade! Mas não é nada fácil… O ideal seria que os vírus (e outros microrganismos) não passassem de outros animais para os humanos. Mas somos nós, humanos, que ultrapassamos barreiras naturais e, sem perceber, nos arriscamos a pegar doenças de outros animais. Não entendeu? Vamos explicar!

Para entender a barreira

Animais domésticos e silvestres carregam com eles – poderíamos até dizer que eles hospedam – uma quantidade enorme de microrganismos. E o que o microrganismo quer? Viver e se reproduzir! Logo, para o microrganismo não é interessante que seu hospedeiro morra, porque, assim, ele, o microrganismo, morre também. Então, urubus, vacas, morcegos, sapos e outros animais convivem em equilíbrio – sem ficar doentes – com os microrganismos que hospedam. O problema surge quando um microrganismo, que não provoca mal algum a um determinado animal que é seu hospedeiro, passa deste para um humano. Aí, pode apostar que houve uma quebra de barreira entre as espécies.

Mas que barreira? Bom… a principal barreira entre diferentes espécies é a física, isto é, uma espécie, em vez de conviver somente com a sua espécie, passa a se misturar com outras espécies. Nessa aproximação física, uma espécie pode ter contato com o microrganismo que habita outra espécie e desenvolver alguma doença, grave ou não.

Animais domésticos e selvagens, como os morcegos, hospedam muitos microrganismos sem adoecer por causa deles.
Foto James Wainscoat/Unsplash

Outra barreira é a resistência do nosso organismo. Veja: o nosso corpo geralmente consegue se defender de microrganismos que o invadem. Além disso, a maior parte dos microrganismos de uma espécie não costuma se adaptar bem em outra e acaba morrendo sem provocar qualquer problema. Mas… pode acontecer de um microrganismo de uma espécie passar para outra e provocar uma doença sim, seja ela grave ou não.

Quebra de barreira

A gente acha que o microrganismo é malvado por passar de outro animal para um humano, mas vamos pensar bem… Quem provocou essa aproximação? Quem quebrou a barreira física e se arriscou a ter a barreira da resistência do organismo quebrada também?

Essas barreiras costumam ser rompidas por ações humanas. Isso ocorre quando invadimos áreas onde outras espécies animais vivem. Por exemplo, quando desmatamos áreas naturais conservadas para construir casas, prédios, estradas e explorar ouro, assim como outros minerais.

Também rompemos barreiras quando aumentamos o contato com animais silvestres durante a caça e quando comemos a carne desses animais, que não é controlada para doenças pelo serviço de inspeção veterinária, desde sua criação até venda.

Podemos romper barreiras também quando retiramos animais da natureza para criar em casa, como animais de estimação, o que é ilegal no Brasil. Nesses casos, temos grande chance de contato com fezes, saliva, urina, carne e sangue de animais que podem conter microrganismos que nos façam mal. Também aumentamos as chances de que transmissores (também chamados vetores) como mosquitos, carrapatos e barbeiros nos transmitam esses microrganismos a partir dos animais silvestres.

A casa de todos os animais

Quando a Amazônia ou outro ambiente natural é desmatado aumentam as chances de um microrganismo causador de doença nos atingir. Para se ter uma ideia, apenas nos três primeiros meses de 2020, o desmatamento na Amazônia foi de 796 quilômetros quadrados. É difícil até de imaginar, mas isso corresponde a 80 mil campos de futebol.

Com esse grande aumento no desmatamento, imagine o risco que corremos? Somado a isso, quando viajamos de uma região para outra, podemos espalhar uma doença conhecida ou nova para regiões onde a mesma não ocorre. Esse é o caso da atual pandemia de coronavírus, que saiu da Ásia para os demais continentes levada por viajantes.

O tráfico (comércio ilegal) de animais silvestres também é perigoso, porque, além de ameaçar as espécies, ajuda a disseminar doenças. Milhares de animais são retirados anualmente da natureza no Brasil para serem comercializados. De cada dez animais que são apreendidos pela fiscalização, oito são aves, especialmente papagaios, periquitos e araras pertencentes à família dos psitacídeos. E aves silvestres podem ser fonte de muitas doenças, como a clamidiose, que é uma pneumonia grave causada por uma bactéria transmitida por psitacídeos.

Aves silvestres podem ser fonte de muitas doenças. Por isso, devem viver na natureza, não em nossas casas.
Foto Juliana Amorim/Unsplash

Fora da natureza

Depois de tanta informação, você pode estar pensando que o melhor mesmo é ficar longe da natureza. Pelo contrário! Para proteger, precisamos frequentar, conhecer, apreciar os ambientes naturais e suas plantas e animais. Nós, humanos, dependemos desses ambientes para obter remédios, alimentos, água, oxigênio e muitos outros recursos, simplesmente porque fazemos parte da natureza.

Ambientes conservados, com equilíbrio bem mantido entre os organismos que ali habitam, são a garantia de um futuro seguro para a humanidade. Para que isso ocorra, nós precisamos aprender como utilizar seus valiosos recursos, sem destruir o ambiente e nos colocar em risco.

O pangolim e o coronavírus

Um dos animais mais ameaçados de extinção no mundo é o pangolim (um mamífero de origem asiática e africana), considerado com uma provável fonte do coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19 para humanos. Esses animais são traficados, na China e na África, para consumo de sua carne na China. Não se sabe ao certo a maneira como esse vírus passou dos pangolins para humanos, mas podemos afirmar que os pangolins não são os responsáveis pela pandemia, mas sim vítimas da caça e do tráfico de animais silvestres.

O pangolim pode ser a fonte do novo coronavírus, o SARS-CoV-2.
Foto Wikipédia