Doença de bicho ou de gente?

Coronavírus não é nome de doença, é nome de uma família de vírus. Esses vírus podem provocar doenças respiratórias em humanos. SARS-CoV-2 é o nome do coronavírus que provoca a doença chamada covid-19 – essa que se espalhou pelo mundo todo e fez adoecer muita gente aqui no Brasil também. Você sabia que esse coronavírus pode ter passado de outro animal para os humanos? É sobre isso que vamos falar aqui! Por que os seres humanos pegam doenças de outros animais?

Ilustração Bruna Assis Brasil

Vírus, bactérias e fungos só podem ser vistos com poderosos microscópios. Mas, embora muito pequenos, esses microrganismos podem causar doenças muito graves em humanos. Você não vai gostar de saber, mas cerca de 10 milhões de pessoas morrem a cada ano por vírus, bactérias ou fungos que pegaram de outros animais. Triste, não é?

O novo coronavírus é um exemplo disso. Ele provavelmente passou de outro animal para um humano, provocando uma doença nova, que afeta principalmente os pulmões, mas também outros órgãos, e que foi chamada covid-19. Essa doença foi passando de um humano para outro e para outro e para outro… e assim se espalhou pelo mundo todo. E quando uma doença se espalha mundialmente dizemos que estamos numa pandemia.

Quando se tem uma pandemia, é preciso agir depressa para: identificar os sintomas da doença, as formas de contágio, a origem do microrganismo causador da doença e juntar todas essas informações para tentar desenvolver medicamentos (que controlam) e vacinas (que previnem) a doença.

Conseguir dar contar de tudo isso é tarefa para os cientistas – que são super-heróis de verdade! Mas não é nada fácil… O ideal seria que os vírus (e outros microrganismos) não passassem de outros animais para os humanos. Mas somos nós, humanos, que ultrapassamos barreiras naturais e, sem perceber, nos arriscamos a pegar doenças de outros animais. Não entendeu? Vamos explicar!

 

Para entender a barreira            

Animais domésticos e silvestres carregam com eles – poderíamos até dizer que eles hospedam – uma quantidade enorme de microrganismos. E o que o microrganismo quer? Viver e se reproduzir! Logo, para o microrganismo não é interessante que seu hospedeiro morra, porque, assim, ele, o microrganismo, morre também. Então, urubus, vacas, morcegos, sapos e outros animais convivem em equilíbrio – sem ficar doentes – com os microrganismos que hospedam. O problema surge quando um microrganismo, que não provoca mal algum a um determinado animal que é seu hospedeiro, passa deste para um humano. Aí, pode apostar que houve uma quebra de barreira entre as espécies.

Mas que barreira? Bom… a principal barreira entre diferentes espécies é a física, isto é, uma espécie, em vez de conviver somente com a sua espécie, passa a se misturar com outras espécies. Nessa aproximação física, uma espécie pode ter contato com o microrganismo que habita outra espécie e desenvolver alguma doença, grave ou não.

Animais domésticos e selvagens, como os morcegos, hospedam muitos microrganismos sem adoecer por causa deles.
Foto James Wainscoat/Unsplash

Outra barreira é a resistência do nosso organismo. Veja: o nosso corpo geralmente consegue se defender de microrganismos que o invadem. Além disso, a maior parte dos microrganismos de uma espécie não costuma se adaptar bem em outra e acaba morrendo sem provocar qualquer problema. Mas… pode acontecer de um microrganismo de uma espécie passar para outra e provocar uma doença sim, seja ela grave ou não.

 

Quebra de barreira

A gente acha que o microrganismo é malvado por passar de outro animal para um humano, mas vamos pensar bem… Quem provocou essa aproximação? Quem quebrou a barreira física e se arriscou a ter a barreira da resistência do organismo quebrada também?

Essas barreiras costumam ser rompidas por ações humanas. Isso ocorre quando invadimos áreas onde outras espécies animais vivem. Por exemplo, quando desmatamos áreas naturais conservadas para construir casas, prédios, estradas e explorar ouro, assim como outros minerais.

Também rompemos barreiras quando aumentamos o contato com animais silvestres durante a caça e quando comemos a carne desses animais, que não é controlada para doenças pelo serviço de inspeção veterinária, desde sua criação até venda.

Podemos romper barreiras também quando retiramos animais da natureza para criar em casa, como animais de estimação, o que é ilegal no Brasil. Nesses casos, temos grande chance de contato com fezes, saliva, urina, carne e sangue de animais que podem conter microrganismos que nos façam mal. Também aumentamos as chances de que transmissores (também chamados vetores) como mosquitos, carrapatos e barbeiros nos transmitam esses microrganismos a partir dos animais silvestres.

 

A casa de todos os animais

Quando a Amazônia ou outro ambiente natural é desmatado aumentam as chances de um microrganismo causador de doença nos atingir. Para se ter uma ideia, apenas nos três primeiros meses de 2020, o desmatamento na Amazônia foi de 796 quilômetros quadrados. É difícil até de imaginar, mas isso corresponde a 80 mil campos de futebol.

Com esse grande aumento no desmatamento, imagine o risco que corremos? Somado a isso, quando viajamos de uma região para outra, podemos espalhar uma doença conhecida ou nova para regiões onde a mesma não ocorre. Esse é o caso da atual pandemia de coronavírus, que saiu da Ásia para os demais continentes levada por viajantes.

O tráfico (comércio ilegal) de animais silvestres também é perigoso, porque, além de ameaçar as espécies, ajuda a disseminar doenças. Milhares de animais são retirados anualmente da natureza no Brasil para serem comercializados. De cada dez animais que são apreendidos pela fiscalização, oito são aves, especialmente papagaios, periquitos e araras pertencentes à família dos psitacídeos. E aves silvestres podem ser fonte de muitas doenças, como a clamidiose, que é uma pneumonia grave causada por uma bactéria transmitida por psitacídeos.

Aves silvestres podem ser fonte de muitas doenças. Por isso, devem viver na natureza, não em nossas casas.
Foto Juliana Amorim/Unsplash

Fora da natureza

Depois de tanta informação, você pode estar pensando que o melhor mesmo é ficar longe da natureza. Pelo contrário! Para proteger, precisamos frequentar, conhecer, apreciar os ambientes naturais e suas plantas e animais. Nós, humanos, dependemos desses ambientes para obter remédios, alimentos, água, oxigênio e muitos outros recursos, simplesmente porque fazemos parte da natureza.

Ambientes conservados, com equilíbrio bem mantido entre os organismos que ali habitam, são a garantia de um futuro seguro para a humanidade. Para que isso ocorra, nós precisamos aprender como utilizar seus valiosos recursos, sem destruir o ambiente e nos colocar em risco.

O pangolim e o coronavírus

Um dos animais mais ameaçados de extinção no mundo é o pangolim (um mamífero de origem asiática e africana), considerado com uma provável fonte do coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19 para humanos. Esses animais são traficados, na China e na África, para consumo de sua carne na China. Não se sabe ao certo a maneira como esse vírus passou dos pangolins para humanos, mas podemos afirmar que os pangolins não são os responsáveis pela pandemia, mas sim vítimas da caça e do tráfico de animais silvestres.

O pangolim pode ser a fonte do novo coronavírus, o SARS-CoV-2.
Foto Wikipédia

Helena Godoy Bergallo e
Maria Alice Santos Alves

Departamento de Ecologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Walfrido Tomás

Laboratório de Vida Selvagem
Embrapa Pantanal

Matéria publicada em 08.06.2020

COMENTÁRIOS

  • bruna teixeira alves

    oi

    Publicado em 8 de junho de 2020 Responder

    • Daniel Sousa Santos

      .

      Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Valentina Maciel leite cruz

    Olá pessoal da chc eu gostei muito da informação do pangolim eu sou aluna do 3 ano e a nossa professora já nos mostrou uma das revistas da chc gostei muito quero que vcs continuem a fazer revistas assim! Um abraço chc e tchau

    Publicado em 8 de junho de 2020 Responder

    • 🌈🌈🌈🌈🌈

      Vim aqui pela escola;—;

      Publicado em 9 de novembro de 2020 Responder

  • Edelweiss teixeira junior

    Muito bom. Fácil entendimento. Tocando em diversidade, ecologia, biomas, ambiental, proteção, silvestres e diferenciação com os domésticos

    Publicado em 9 de junho de 2020 Responder

  • Roberto Pires

    Parabéns! Vou enviar aos meus sobrinhos!

    Publicado em 9 de junho de 2020 Responder

  • Alicia Ivanissevich

    Muito esclarecedor este texto. Parabéns!

    Publicado em 9 de junho de 2020 Responder

  • Marcos Vinicius

    Achei muito interessante pois sempre pensei que a origem do covi-19 foi pelo morcego

    Publicado em 10 de junho de 2020 Responder

    • giovanna cabrera bonomi

      Mas é por causa do morcego

      Publicado em 25 de junho de 2020 Responder

  • Marya Clara

    Bem interessante 👏

    Publicado em 10 de junho de 2020 Responder

  • Helena Bergallo

    Ainda há dúvidas sobre qual espécie teria passado o coronavírus SARS-COV-2. Inicialmente, achava-se que o pangolim seria a origem. Mais recentemente, estudos mostram que o vírus teve os morcegos como origem, porém passou pelo pangolim como um hospedeiro intermediário até chegar a nós. Enfim, não é fácil identificar esses caminhos da transmissão, mas é muito importante para que possamos evitar futuros contágios.

    Publicado em 10 de junho de 2020 Responder

    • Marcela Gaspar

      Ótimo esclarecimento professora! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

      Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

      • Arthur

        Oi tudo bem?

        Publicado em 29 de junho de 2020

  • Luzia Mamoré

    Altamente didático. Linguagem simples e objetiva! Quero usar como texto norteador para Semana do Meio Ambiente. Muito obrigada pelo presente Walfrido!!

    Publicado em 10 de junho de 2020 Responder

    • Arthur

      Eu gostei que ele fala da duensa que acompanha osiclo da vida e é uma doença muinta temida

      Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Maria Alice S. Alves

    Embora os animais silvestres possam ser fontes de doenças por abrigarem microrganismos, como por exemplo os belos animais mostrados nas fotos do artigo, não precisamos temê-los, mas sim sim respeitá-los, deixando-os nos ambientes naturais onde vivem, pois aí estão em equilíbrio com outros organismos que com eles convivem.

    Publicado em 10 de junho de 2020 Responder

  • Enzonaday

    legal

    Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

  • Laura Oliveira Leite

    achei muito enteresante

    Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

  • Anita

    Olá Pessoal da CHC, adorei a informação sobre o Covid-19

    Publicado em 13 de junho de 2020 Responder

  • Andreza

    Olá sou professora da rede municipal de São José SC e estou adorando as matérias dessa revista maravilhosa. Atualidades e fácil entendimento para os alunos é o que faz eu amar essa revista desde a época que ainda eram impressas. Parabéns a equipe que produz e pensa com carinho em nós leitores.

    Publicado em 15 de junho de 2020 Responder

  • Junior Mendes Poteriko

    Oi, meu nome é Junior. Gostaria de falar sobre a revista CHC. Eu já sabia do coronavírus mas eu não sabia do animal que pegou a doença primeiro, o Pangolim.

    Publicado em 15 de junho de 2020 Responder

    • Vinícius Amaral da Silva

      Hj gfyxx

      Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • aninha

    amei essa repor tagen espero que continuem fazendo isso

    Publicado em 15 de junho de 2020 Responder

    • Maria Fernanda Oliveira Souza .

      Eu amei essa publicação .

      Publicado em 24 de junho de 2020 Responder

  • Jansen Gabriel Silva Brito

    oi pessoal da CHC adorei o assunto amo seus livros meu nome é Jansen sou muito fã de vocês e da Ciência quero mais livros em
    kkkkkkkkkk

    (infelizmente não tenho e-mail então vou colocar o do meu pai)

    Publicado em 15 de junho de 2020 Responder

  • ALICIA ANTUNES LOPES

    Achei muito interessante e aprendi muito.

    Publicado em 16 de junho de 2020 Responder

    • Beatriz camillo da rocha

      Jjzbdeejejjs

      Publicado em 14 de dezembro de 2020 Responder

  • Fábio Rodrigues Filho

    Isso é culpa dos humanos que não respeita a natureza e os animais,quando aprendermos isso tudo sera de ferente

    Publicado em 16 de junho de 2020 Responder

  • Anny

    Amei!
    Os melhores artigos científicos para crianças sempre! A Chc sempre a melhor amiga dos educadores!

    Publicado em 17 de junho de 2020 Responder

  • ISABELY ALVES DE ARAUJO

    Amei conhecer um pouco mais sobre a natureza, e o covid – 19.

    Publicado em 17 de junho de 2020 Responder

  • Mateus

    legal

    Publicado em 20 de junho de 2020 Responder

  • Maykon

    Muito boa essa reportagem adorei

    Publicado em 22 de junho de 2020 Responder

  • Dafne Leão garcia

    Bem explicado…

    Publicado em 24 de junho de 2020 Responder

  • kauã vieira da silva

    eu gostei e muito legal eu amei de mais

    Publicado em 24 de junho de 2020 Responder

  • giovanna cabrera bonomi

    gostei muito ajudou muito nos meus estudos eu sou criança

    Publicado em 25 de junho de 2020 Responder

  • giovanna cabrera bonomi

    olà pessoal da chc estou agradecida por isso muito obrigada😁

    Publicado em 25 de junho de 2020 Responder

  • Julia Pontes Soares

    Oi pessoal da chc , achei muito interessante❤❤❤❤ !

    Publicado em 26 de junho de 2020 Responder

  • Maria Eduarda Silva Nascimento

    Olá.
    Eu sou a Maria Eduarda eu achei muito interessante esse artigo gostei muito de saber que os humano podem pegar doenças de animais.
    Agora eu me sinto mais informada
    Obrigada.

    Publicado em 29 de junho de 2020 Responder

    • Camila ❤

      Achei muito triste e interessante bom eu amei👏👏👏👏😷😘❤

      Publicado em 21 de agosto de 2020 Responder

      • eu

        vdd

        Publicado em 21 de agosto de 2020

  • Fernanda

    Oi meu nome é Fernanda adorei o texto aprendi muito , gostei muito , aprendi coisas que podem cair em provar ou até mesmo alguém querer saber se animal pode transmitir alguma doença

    Publicado em 29 de junho de 2020 Responder

  • Isadora

    É muito importante para nós é para a e os animais. E eu adorei saber isobre esse texto é muito importante para
    Mim. E vou falar para a minha família e vou alertar sobre iso

    Publicado em 29 de junho de 2020 Responder

  • Jonas daniel

    oi

    Publicado em 30 de junho de 2020 Responder

  • Matheus dos santos carvalho

    Achei interessante gostei muito

    Publicado em 30 de junho de 2020 Responder

  • mariana flor

    oi eu sou nova aqui eu não tenho E-mail 💖

    Publicado em 30 de junho de 2020 Responder

  • mariana flor

    MAS TO TENTO TER E-MAIL

    Publicado em 30 de junho de 2020 Responder

  • mariana Nery Chaim Jorge

    MEU NOME VERDADEIRO É MARINA NERY

    Publicado em 30 de junho de 2020 Responder

    • Ana Clara da Cunha Ribeiro

      Mauá,06 de julho de 2020
      Olá caro editor,
      Achei o texto bem interessante!
      Porém já sabia que os animais silvestres e domésticos poderiam passar o vírus para os humanos.
      Mesmo já sabendo aprendi mais com este assunto
      Atenciosamente
      Ana Clara da Cunha Ribeiro
      E.E.Walt Disney
      Professora: Cláudia Velho

      Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • mariana Nery

    MEU NOME VERDADEIRO É MARINA NERY

    Publicado em 30 de junho de 2020 Responder

  • Fernanda Souza

    Meu nome é Fernanda eu tenho 9 anos e estou no 4º ano.
    Achei muito interessante essa parte que o coronavírus foi um animal que transmitiu para os humanos e que começou no continente Asiático, especificamente na China.

    Publicado em 30 de junho de 2020 Responder

  • Dante Vieira Penteado

    Tomara que tudo acabe logo mas pra tudinho acabar precisa respeitar todas as leis de segurança.Não pensei que aquele bicho fofo ia fazer tudo isso.

    Publicado em 1 de julho de 2020 Responder

    • mariana Nery

      verdade acabe logo pra gente continuar como começou

      Publicado em 1 de julho de 2020 Responder

  • mariana Nery

    oi de novo eu to estudando sobre a CHC depois eu volto depois to fazendo a lição

    Publicado em 1 de julho de 2020 Responder

  • Débora Kemily

    oi acho que a turma da chc tudo bem de novo

    Publicado em 1 de julho de 2020 Responder

  • Roberta Negrini

    Olá ,eu gostei muito da notícia de se dia boa noite 😘

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • Ryan Dos Anjos Santos

    Cara CHC
    Gostei muito da sua notícia pois explica muito bem sobre os animais e como eles podem passar doenças além de explicar que quem causou toda essa pandemia não foram eles mais sim o ser humano com o desmatamento e o tráfico de animais queria que vocês fizessem uma reportagem sobre os principais animais suspeitos de ter passado o Civid 19 para os seres humanos
    Aguardo resposta
    Nome Ryan Dos Anjos Santos 10 anos

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • Nicoly Santos de Souza

    Cara CHC amei a reportagem pois está falando sobre os animais e como eles podem passar doença para nós,o importante é agente saber que não foi os animais que trouxeram o Covid-19 para o mundo e sim foi os seres humanos eles fizeram tráfico de animais e o desmatamento.

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

    • Nicoly Santos de Souza

      Cara CHC amei a reportagem pois está falando sobre os animais e como eles podem passar doença para nós,o importante é agente saber que não foi os animais que trouxeram o Covid-19 para o mundo e sim foi os seres humanos eles fizeram tráfico de animais e o desmatamento.Moro em Mauá SP,e estudo na Escola Estadual Walt Disney.
      Atenciosamente Nicoly Santos de Souza

      Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • mariana Nery Chaim Jorge

    eu não sabia que o pangolim era a fonte do coronavirus 😒😷

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • Raphael Martins Hoffmann

    Amei o texto,amo a Chc!

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • Matheus Henrique de Souza Brito

    é verdade todos os animais estão pegando corona víros e tenham cuidado com o corona

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • mariana flor

    ai Matheus é verdade os animais pega o corona e passa pra gente e a vamos ficar no hospital 🏥🚑

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • mariana flor

    oi turma da chc tudo bem voces conhecem o perípato pode lançar um livro sobre o perípato obrigada , pela atenção

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • Ágata Luana Freitas

    Mauá, 02 de julho de 202o

    Olá, CHC

    Meu nome é Ágata Luana Freitas, estudo na E.E. Walt Disney e sou do 5 ano,
    li a matéria e achei muito interessante que os animais transmitirem doenças e também não
    sabia que quando tem um virus mundial acontece uma pandemia,
    Em minha opnião, as aulas só deviam voltar em 2021 em vez de voltar em 08 de
    setembro de 2020.
    Quando eu crescer vou querer ser veterinária para cuidar dos aniamais
    e ver quais transmite doenças e por favor publiquem mais notícias assim.
    atensiosamente
    Ass: Ágata Luana Freitas

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • Sofia Soares da Mata

    Mauá São Paulo data: 2 de julho de 2020

    Olá,CHC

    Meu nome é Sofia Soares da Mata,tenho 10 anos eu estudo na escola E.E. Walt Disney.
    Li a materia publicada e achei que foi muito interessante,eu já sabia que os animais podem transmitir doenças para humanos como a covid-19
    Já sabia também que se houver uma gripe mundial se chama PANDEMIA
    Eu acho que se as aulas voltassem em 2020 não iria dar muito certo pois iria causar aglomeração e o vírus iria se espalhar e chegaria a 2° fase da covid-19.
    Eu acho melhor que nos deveria esperar até 2021.
    Gosto muito de animais e talvez eu seja veterinária para ajudar animais que tenha doenças graves,moderada e leve eu tenho certeza que se a gente cuidasse do nosso planeta faríamos um mundo melhor.

    Atenciosamente : Sofia Soares da Mata

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • Luiz Adriano Goos

    Mauá, 02 de julho 2020.

    Caro editor,

    Muito interessante a matéria sobre a transmissão dos vírus pelos animais, é bastante clara e com muita informação. Minha professora passou essa matéria para estudarmos e escrever sobre ela.
    Realmente o ser humano quebra barreiras e invade o espaço de animais, além de acabar com o habitat natural deles ainda trazem doenças para toda a população. Sei que as vezes essa invasão é necessária para o desenvolvimento, mas geralmente ela acontece sem ter nenhum cuidado ou até mesmo fiscalização do governo que devia ser o responsável por cuidar do meio ambiente.
    Temos que trabalhar todos juntos para que o desenvolvimento aconteça sem prejudicar os animais e a natureza, e assim vamos conseguir controlar essas doenças que vem junto com tudo isso.

    Atenciosamente;
    Luiz Adriano Goos
    E. E. Walt Disney
    Prpf. Claudia Velho

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • Ana Clara Braga Flemig

    Mauá, 02 de julho de 2020
    Caro editor

    Bom,me veio uma dúvida,será 1ue podemos passar doenças para animais?e os animais para gente?
    Então eu pesquisei e chequei a conclusão que ,Sim é possível eles passar para gente e os animais também,e também o convid-19 e outras doenças.
    Atenciosamente Ana Clara Braga Flemig
    E.E Walt Disney
    5 ANO F
    prof-Claudia Velho

    Publicado em 4 de julho de 2020 Responder

  • Aline dos Santos Araújo

    Mauá, 04 de julho de 2020
    Prezado editor

    Eu gostei muito da matéria sobre a transmissão de doenças pelos animais,eu também sempre tive essa duvida mas eu se perguntava como eles transmitiam esse vírus.
    Eu cheguei a conclusão que sim é possivel que os animais passem alguma doença para a gente pode transmitir quando comemos a carne deles porem pode passar pela saliva,urina,fezes e doenças que eles podem ter .

    Anteciosamente,Aline dos santos araújo
    Walt disney
    5 ano F
    Prof° Claúdia velho

    Publicado em 4 de julho de 2020 Responder

  • Phelipe Junior Lima dos Santos

    Mauá,06 de julho de 2020
    prezado editor

    eu li a matéria sobre o covid-19 que dizia que os animais também podem transmitir e passar doenças e achei interessante que os animais não só os silvestres mais como os de estimação ,podem transmitir outras doenças e não sabia que as aves podem passar doenças também,e oque eu mais tenho identificado é´que os cães,gatos,pássaros que estão no nosso cotidiano podem passa doenças por alguns terem Pulgas,Carrapatos,Barbeiros e etc;ou seja o perigo nesses animais dóceis não por que querem mas podem transmitir infelizmente

    Atenciosamente Phelipe Junior Lima dos Santos
    Walt Disney
    5º ANO F
    Profº Cláudia Velho

    Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Julia Stefanny Silva Queiroz

    Mauá, 06 de julho de 2020

    Caro editor
    Eu gostei muito da matéria, pois não sabia que animais domésticos e silvestres podem transmitir a covid-19. É bom saber dessa informação, para cuidarmos melhor dos pets no dia a dia.
    Concordo também com a informação sobre o tráfico de animais silvestres, pois isso é prejudicial tanto para os animais, quanto para os seres humanos.
    Deixo como sugestão, que vocês dêem dicas de como fazer a higiene correta dos pets para previnir que eles tenham a covid-19.
    Atenciosamente.

    Julia Stefanny Silva Queiroz
    5°ano F
    Prof° Cláudia Velho.

    Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Daniel Sousa Santos

    materia legal 🙂

    Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Daniel Sousa Santos

    esse mural de comentários tá um CAOS.

    Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Marina

    Todo dia nos Estamos Unidos por amor e paz em nossos corações

    Publicado em 7 de julho de 2020 Responder

  • Vitória Regina da Silva

    Mauá,7 de julho de 2020

    Cara CHC

    Meu nome é Vitória Regina da Silva,estudo na E.E.Walt Disney no 5¤F tenho 10 anos.Li a matéria:”Doença de bicho ou de gente?” e achei muito esclarecedor,o assunto tratado.
    Eu já sabia que quando uma doença atinge o mundo,é chamada de pandemia, sendo algumas ainda sem vacina como a SARS-COV- 2 (COVID – 19).
    Sempre quis saber,de onde veio a origem do vírus (Coronavirus) , que se espalhou mundialmente , deixando milhões contaminados,e milhares mortos.
    Gostaria que vocês publicassem,uma notícia sobre: “A conscientização para a população em relação ao vírus”

    Atenciosamente
    Vitória Regina da Silva
    Prof: Claudia Velho

    Publicado em 7 de julho de 2020 Responder

  • Ana Isabela

    Olá equipe da CHC,

    Me chamo Ana Isabela,estudo no Colégio Presbiteriano Agnes,tenho 8 anos. Minha professora Mayara comentou hoje sobre a revista e vim conhecer,gostei muitoooo!

    Parabéns pela matéria: “Doença de bicho ou de gente?”, achei muito interessante, eu não sabia dessas informações.,agora vou repassar para meus familiares e amigos(as).

    Grata,
    Ana Isabela

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • ANA ISABELLA CARDOSO NUNES

    OI EU AMEI A AULA ELA É LEGAL E SERIA E BEM IMPORTANTE BEM JÁ VOU INDO AMO VCS VCS É BEM LEGAL CHAU QUERIDOS QUE DEUS TE ABEMSÓE TODOS CHAUUU

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • ANA ISABELLA CARDOSO NUNES

    ATE UM DIA GENTE

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • LARA VANATT FUZÃO

    oi gostei muito, muito interessante.🤩🤩💖💖💖💖

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

    • MARIA

      MUITO LEGAL MESMO LARA VANATT FUZÃO

      Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

  • LARA VANATT FUZÃO

    MUITO LEGAL MESMO LARA VANATT FUZÃO

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

  • LARA VANATT FUZÃO

    É MUITO FÁCIL DE ENTENDER E É BEM INFORMATIVO GOSTEI MUITO …. PARABÉNS
    👍🏼🤘🏼👐🏼

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

  • Ana Clara Gabelon Lopes

    Mauá, 9 de julho de 2020
    Prezado editor
    Eu gostei da matéria sobre COVID- 19. Porque na verdade corona-vírus é o nome de várias
    Doença.
    E a cada ano 10 milhões de pessoas morrem por bactérias transmitidas por animais e humanos, bom no caso pessoas são animais racionais, e com certeza você já viu na tv as pessoas internadas e com dor. E que um idoso já se recuperou da doença.
    Eu achei muito interessante a reportagem, e desse papo que os cientistas são os heróis eu também concordo como se diz: eles trabalham todos os dias, para descobrir a cura e alguns falam que é mentira.
    Eu espero que isso passe e tudo ficara bem.
    Ana Clara Gabelon Lopes
    5º ano F professora Claudia
    E.E Walt Disney

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

  • Geovanana marques melo.

    O texto é muito legal , divertido , chamativo pela as foto dos animais que chama muita atenção das pessoas que lê o texto.

    Publicado em 14 de julho de 2020 Responder

  • Lívia Godoi lima.

    Ola chc
    eu adorei, esta é uma das mais legais, tchau

    Publicado em 16 de julho de 2020 Responder

  • Aninha 6 b

    interesante gostei vai ser um resumo bem longo…pra atividade

    Publicado em 16 de julho de 2020 Responder

    • Lara fortes vital

      Tandem aninha 6 b , longo longo!!!longo longo!!!

      Publicado em 18 de julho de 2020 Responder

  • Izadora Albano pinto

    Eu gostei da história muito legal ele perdeu o galinho dele ele perdeu no jardim ele ficou procurando dia à noite o galinho faz kikiki. Ele é branco e amarelo a crista vermelha e bate as asinhas e abre o biquinho

    Publicado em 20 de julho de 2020 Responder

  • Izadora Albano pinto

    Eu gostei muito da história casco em pedaço ele é branco amarelo tem as crista vermelha ele faz click que o seu galo fugiu o homem ficou procurando dia à noite

    Publicado em 20 de julho de 2020 Responder

  • Yan Miguel

    Oi achei enteresante a materia.
    OBS:sou um aluno da Bruna Miot que da aula na turma 502 da escola E.M.I.E.MAria de Lourdes Carneiro

    Publicado em 20 de julho de 2020 Responder

  • kariely da silva de azevedo

    eu gostei achei interessante

    Publicado em 20 de julho de 2020 Responder

  • Adrian de Souza lúcio Bento

    É triste saber que, cerca de 10 milhões de pessoas morreram a cada ano por vírus que pegaram de outros animais. Mais triste ainda por que estamos vivendo uma pandemia do novo coronavírus.
    Esse artigo foi muito importante pra esclarecer várias dúvidas.
    Obs:sou aluno Adrian da professora Bruna Miot da turma 502 da escola Maria de Lourdes carneiro

    Publicado em 21 de julho de 2020 Responder

  • João Pedro Marchioro Conche

    VOU MOSTRAR PARA OS MEUS FAMILIARES EU APRENDI MUITO E TOMARA QUE ESA DOENÇA ACABE

    Publicado em 28 de julho de 2020 Responder

    • LARA VANATT FUZÃO

      VDD JÁ CANSEI DE FICAR EM CASA E DE FICAR USANDO MASCARA, E NO VERÃO A MASCARA VAI ABAFAR MUITO VAI FICAR MUITO MAIS CALOR.😞😞

      Publicado em 29 de julho de 2020 Responder

  • isabel baldez moura soares

    uau! muitaaaas informações legais continuem assim

    Publicado em 29 de julho de 2020 Responder

  • Caio Tomaz Fortunato

    Caio tomaz fortunato

    Eu gostei da materia pois estamos passando por uma crise onde muitas pessoas estao morrendo e nao sabem muito sobre esse virus covid 19 gostei .Caio tomaz,turma 502,professora Bruna Miot .E.M.E.I.E.F Maria de Lourdes Carneiro

    Publicado em 29 de julho de 2020 Responder

  • Gabriel

    gostei muito das informações

    Publicado em 30 de julho de 2020 Responder

  • Samuel

    Muito instrutivo

    Publicado em 31 de julho de 2020 Responder

  • Samuel

    Gostei muito ensina bastante

    Publicado em 31 de julho de 2020 Responder

  • Caio

    Este conteúdo é bem útil para se usar fora de casa, quando eu sair de casa vou usar todas essas dicas para me previnir !!!😀

    Publicado em 12 de agosto de 2020 Responder

  • Vitor

    AMEI muito

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Giovanna Bachiao Alves

    Eu achei muito interessante , porque agente pode entender como as pessoas e animais podem pegar e passar doenças, e também podemos ficar sabendo de onde elas estão vindo e porque estão vindo!

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • César Augusto

    achei Não sabia que o pangolim que ele era a fonte do corona vírus aliás eu nem sabia que o pangolim existia mas quem iria imaginar que uma doença tá forte vinha de um animal pequeno e também existem vários animais pequenos com doenças poderosas como mosquito da dengue,febre amarela,ratos e agora o pangolim mas e bom tomar cuidado quero dizer e muito muito muito muito muito muito bom tomar cuidado muito bom mesmo.👍🏻👍🏻👍🏻

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Eliezer da Rosa Santos

    e triste saber que ainda o virus ta matando gente e amei o texto tchau

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Lúcia Helena Cherezio Legnari

    A revista Ciência Hoje para crianças, com esse artigo sobre o Coronavirus surpreendeu, achei de ótimo entendimento, numa linguagem simples e compreensiva, com certeza meus alunos do 4° ano C da EMEF Professora Alice de Campos Silva do município de Mogi Guaçu, vão amar essa leitura,pois me prendeu do início ao fim.
    Acredito que vão ter muito para refletir, eu por exemplo gostei do quebrar as barreiras, saber como foi que de certa forma quebramos essa barreira entre o humano e o animal. Estamos nessa situação por causa disso.

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Vitor

    ACHEI MUITO INTERESSANTE E ESPERIENTE

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Isabela

    Achei muito interessante gostei muito de saber sobre o pangolim, muito legal e educativo amei muito!! 😀👍

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Gabriela Sampaio de Souza 😘

    Assim eu não gosto que às vezes eu esqueço de fazer a lição e tenho que fazer tudo tarde

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Camila ❤

    Achei muito interessante 👏👏👏😷😘❤

    Publicado em 21 de agosto de 2020 Responder

  • Otávio Augusto

    Muito enteresante me ajudou muito

    Publicado em 24 de agosto de 2020 Responder

  • Nihaj Henrique

    Gostei da matéria, esclarece várias coisas que eu ainda tinha dúvidas sobre o vírus.

    Publicado em 27 de agosto de 2020 Responder

  • Rafael Ribeiro de Oliveira

    Prezadas Helena Godoy Bergallo e Maria Alice Santos Alves

    Eu achei a matéria muito interessante e eu acho que vocês deveriam continuar falando sobre o corona-vírus conscientizando as pessoas de que isso não acabou.

    Rafael,aluno do 3º ano-Colégio Batista Betel-Flamengo,Profª Izabela.

    Publicado em 29 de setembro de 2020 Responder

  • Esther de Carvalho e Silva

    Oi, sou aluna do 3 ano da professora Isabela estudo no colegia batista betel gostei muito achei interessante.

    Publicado em 29 de setembro de 2020 Responder

  • Anna Luisa Ferreira de Moura

    Queridos escritores da chc gostei muito do texto , acho que vocês deveriam falar um pouco mais sobre a quebra de barreira entre animais e humanos, achei muito interessante e deveriam fazer um artigo sobre o novo coronavirus, e super concordo com o texto . Meu nome é Anna Luisa Ferreira de Moura , estudo no Colégio Batista Betel no 3° ano , com a professora Izabela , beijos tchau.

    Publicado em 29 de setembro de 2020 Responder

  • Sophia Victoria Bomfim

    Achei muito legal. Colégio Batista Betel aluna Sophia Victoria Bomfim do 3⁰ ano .Professora Isabela Silva.

    Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

  • Izabella

    Ola sou Isabely Vitória do 3 ano da escola Batista Betel aluna da professora izabella gostei bastante mas e muito triste em saber que ainda está matando muitas pessoas

    Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

  • Vinícius Melo Lima

    Meu nome é Vinícius. Queria falar sobre uma coisa: eu não esperava saber que um corona vírus tenha criado a COVID-19. E também não nada sobre o corona vírus SARS-cov-2. Então, me respondam. O que é o corona vírus SARS-cov-2? Em março, o pangolim já tinha transmitido a doença na Ásia para o mundo todo. Pena que mais 10.000 pessoas morreram pelo covid e ficamos mais de 100 dias de quarentena. Mas estou feliz aqui.

    Publicado em 16 de outubro de 2020 Responder

  • Vinícius Melo Lima

    **E também não sei nada

    Publicado em 16 de outubro de 2020 Responder

  • Isabelle

    essa doença é triste demais, quando vamos poder voltar tudo ao normal ? que triste essa coisa que estamos vivendo.. Isabelle Nery 301

    Publicado em 29 de outubro de 2020 Responder

  • LARA Ribeiro Costa

    Essa doença parou o mundo, estamos tristes, ñ podemos passear nem estudar na escola…

    Publicado em 11 de novembro de 2020 Responder

  • AAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Triste queria que o site não existisse menos uma lição

    Mas é bom e informativo

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • Hater do site

    gostei muito desse site, porém prefiro que ele não exista, uma lição a menos pra fazer

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • Hater do site

    Odiei esse site, não serve de nada, além de atrapalhar nossas vidas, tchau e obrigado

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • Astolfo Cleber de Pai Ausente

    Aprendi muito com esse texto, informação pra família toda!

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • Cleitin com Mãe Ausente

    concordo plenamente com o Astolfo

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • Cleber Junior De Almeida Alves Alves Alves 2

    Chaminamina, e e, waka waka e e e. Chaminamina mo na mina, a waka a a

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • Cleitin com Mãe Ausente

    HAKUNA MATATA, É LINDO DIZER hakuna matata, VC VAI ENTENDER!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • Cleber Junior De Almeida Alves Alves Alves 2

    OS seus problemas, você deve esqueceeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeer

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • O cara que tem mae e pai

    O seus problemas VC DEVE ESQUECER

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • Cludin do Leitin

    Isso é viver, é aprendeeer

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • JORGE ALVEDILSON CEREVEDI

    HAKUNA MATATATATATTATATTATA

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • LOfaloufos

    Amigo estou aqui

    Publicado em 13 de novembro de 2020 Responder

  • Gabi

    Olá chá acho muito legal suas reportagens são criativas tenho 10 anos minha prof costuma trazer suas reportagens para nós e me apaixonei meus parabéns para todos vosseis

    Publicado em 19 de novembro de 2020 Responder

  • Gabi

    Olá acho maravilhosos suas reportagens são criativas tenho 10 anos e encantei meus parabéns para todos vosseis

    Publicado em 19 de novembro de 2020 Responder

  • Batatinha

    Eu amei e não foi aquele tipo de texto que é chato de ler não esse boa prende e nos faz aprender oque realmente fazer e o princípio do corona vírus
    Eu realmente gostei e concertesa vou ler os seus outros textos. Chc

    Publicado em 24 de novembro de 2020 Responder

  • Insta: vulgo_lluuh 1000k📍

    Achei interessante!! Parabéns pelo conteúdo 👏

    Publicado em 14 de dezembro de 2020 Responder

  • Mirella Regina Marques da Silva

    Eu também 😊😊

    Publicado em 16 de dezembro de 2020 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Oceanógrafo (a)!

Você sabia que o ponto mais profundo do oceano está a cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar? E que essa profundidade consegue ser maior que a montanha mais alta da Terra, o Everest?! Sabia também que mais de dois terços do nosso planeta é coberto pelas águas do oceano? Descobertas incríveis como essas são possíveis graças à oceanografia!

Transporte de água

Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!