Quero saber…

…se podemos ter covid-19 mais de uma vez.

Ilustração Jaca

Ainda não sabemos se podemos ser infectados mais de uma vez pelo vírus que causa a covid-19, o chamado SARS-CoV-2. Como essa doença é recente, ainda não passou tempo suficiente para termos algumas respostas com certeza. Essa é uma delas.

Uma pessoa que já se curou da covid-19 por mais tempo tem, na verdade, apenas de seis a sete meses que superou a doença (tempo em que a doença está circulando no mundo). E isso é muito pouco para saber se ela nunca mais terá a doença ou se ainda pode ser infectada de novo.

Mas saiba que isso não seria uma surpresa! Afinal, existem outros coronavírus que causam resfriado comum, assim como existem vários outros vírus respiratórios que podem infectar mais de uma vez a mesma pessoa ao longo da vida. A imunidade, ou seja, a proteção pelas defesas naturais do nosso corpo, não é duradoura para esses vírus. Vamos precisar de mais tempo para saber se a mesma coisa acontece com o novo coronavírus.

 

…se quando acabar a quarentena, vou poder abraçar todos os meus amigos de novo.

Ainda não… infelizmente. Estamos de quarentena justamente para diminuir a transmissão do vírus e, assim, reduzir o número de casos.

Com o isolamento, haverá mais leitos disponíveis nos hospitais para quem precisa. Não só para pacientes com covid-19, mas também para outros pacientes que precisarem ser internados com outras doenças.

Quando tivermos um número bom de leitos disponíveis, aí, sim, será possível afrouxar a quarentena. Mas isso não quer dizer que o vírus sumiu e não há mais risco. Há sim! Por isso, precisamos manter todo o cuidado possível: usar sempre máscara, lavar bem as mãos, manter a distância mínima entre as pessoas, evitar locais com muita gente e não tocar nas pessoas nem beijá-las.

Poderemos abraçar nossos amigos só quando o risco for realmente bem baixo, seja porque o vírus já não estará circulando tanto entre a gente ou porque já teremos uma vacina eficaz ou ainda um potente antiviral. Enquanto isso, capriche nas mensagens, nos vídeos, nos telefonemas. Mantenha contato à distância com as pessoas queridas.

 

…o que fazemos com nossa máscara quando formos comer na escola?

Cada escola terá suas regras. É importante que a diretoria pense nesse problema. O que pode ser feito é ter um saco plástico limpo, por exemplo, desses onde se colocam legumes no mercado, e, antes de sentar-se à mesa, tirar cuidadosamente a máscara pelo elástico. Evite tocar na parte externa da máscara. Dobre-a no sentido do nariz, com a parte que tocou a sua boca para dentro. Guarde a máscara nesse saco plástico limpo e deixe-o no seu colo ou ao seu lado no banco em que está sentado.

Limpe as mãos com álcool 70% em gel antes de pegar nos talheres e na comida. Como você estará sem máscara enquanto estiver comendo, é importante falar pouco e em tom normal, sem gritar, evitando expelir microgotículas de saliva. O melhor, na verdade, é não conversar nessa hora. Por que tudo isso? Porque, se você estiver infectado, mesmo sem ter sintomas, pode acabar infectando os colegas na mesa e ainda contaminar a superfície.

Sentem-se sempre afastados uns dos outros, mantendo a distância mínima de um metro e meio, que equivale, mais ou menos, a um braço e meio esticado. Quando acabar de comer, recoloque a máscara. E depois passe novamente álcool 70% em gel nas mãos ou lave-as com água e sabão, antes de pegar em outra coisa.

Quer ouvir as respostas a esse Quero saber na voz da própria pesquisadora, ouça abaixo!

video
play-sharp-fill

Clarissa Damaso

Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 22.06.2020

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!