Quero saber…

… qual é o menor país do mundo?

Foto Ondrej Bocek/Unsplash

Com uma população de apenas 800 moradores e um território que não chega à área de 50 campos de futebol somados – tcharam! –, o menor país do mundo é o Vaticano. Para ser exato, Cidade do Vaticano, que é o nome oficial. Pode parecer estranho, mas esse é um país inserido em uma única cidade, Roma, que fica em outro país, a Itália. Seu tamanho é de menos de meio quilômetro quadrado! Mas pode acreditar: o Vaticano é um dos mais de 190 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O tamanho dos países varia muito. Os dez menores países que existem, por exemplo, vão do tamanho do Vaticano a pouco mais de 316 quilômetros quadrados. Para facilitar a comparação, nosso país, o Brasil, tem um território com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados! E o maior país do mundo, a Rússia, tem mais de 17 milhões de quilômetros quadrados.

Mas voltando ao menor de todos… a Cidade do Vaticano existe desde 1929. Foi criada por meio de um acordo chamado Tratado de Latrão. Como todo país, o Vaticano possui uma moeda, que é o euro, e uma língua oficial – na verdade, duas: o italiano e o latim. Quem governa o Vaticano? O papa!

O Vaticano não tem exército, e sua defesa é responsabilidade das forças de segurança da Itália. Mas a segurança pessoal do papa é feita por agentes de outro país, a Guarda Suíça. O Vaticano possui linhas ferroviárias, heliporto, estação de rádio, gabinetes de governo, e até instituições de ensino superior, cultura e arte. Quem diria que caberia tanto em um país tão pequeno?

 

Carla Madureira Cruz
Departamento de Geografia
Universidade Federal do Rio de Janeiro

… qual é o maior animal vivo da Terra?

É a baleia-azul! A Balaenoptera musculus, seu nome científico, é um mamífero marinho que pode medir até 30 metros de comprimento e pesar cerca de 170 toneladas. É um tamanho equivalente ao de dois ônibus! Ou ao de uma quadra de basquete! Ah, e o peso equivale ao de 25 elefantes africanos! É grande mesmo, hein?!

Mas, veja só, essa pergunta sobre o maior animal vivo da Terra pode ter mais de uma resposta. É que, se não levarmos em conta o peso, e considerando apenas o comprimento, o maior animal do planeta é o verme da espécie Lineus longissimus. Ele vive nos mares de três países: Suécia, Noruega e Inglaterra. Esse bicho pode medir 55 metros de comprimento! Só que, ao contrário da enorme baleia-azul, o Lineus longissimus é tão fino quanto um dedo…

No passado, alguns dinossauros pescoçudos (saurópodes) também podiam ficar mais compridos que a baleia-azul. É o caso do Patagotitan mayorum e do Argentinosaurus huinculensis, que viveram na América do Sul há uns 100 milhões de anos. Naquela época, esses gigantes pré-históricos mediam até 40 metros de comprimento, e foram os maiores animais que já caminharam na Terra. Mas pesavam no máximo 80 toneladas, menos da metade do que a baleia-azul.

Foto NOAA/Wikimedia Commons

E como pode um bicho ficar tão grande como essa baleia? É que na água não é preciso sustentar o peso do próprio corpo, e isso facilita a evolução de criaturas muito pesadas. Talvez você já tenha tido a sensação de se sentir “menos pesado(a)” ao nadar em uma piscina ou no mar.

Vale lembrar ainda que para crescer muito é preciso também comer muito… E as baleias-azuis fazem isso muito bem, alimentando-se de cardumes de krill, um tipo de camarão bem pequeno. Elas conseguem engolir até 500 quilos de krill de uma vez só. Haja apetite!

 

Henrique C. Costa
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Matéria publicada em 20.10.2020

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!