Gambá polinizador

Mamíferos brasileiros também ajudam na reprodução das plantas.

Os beija-flores voam rapidamente para cá e para lá, em busca de néctar, um líquido adocicado produzido pelas flores. Durante a procura por essa bebida que lhe dá energia, a ave carrega de flor em flor um pozinho, o pólen, e ajuda na reprodução das plantas. É a polinização! Porém, muitos outros animais são polinizadores, como abelhas, mariposas, alguns tipos de morcegos, lagartixas, moscas e até… gambás!

Os polinizadores são importantíssimos para a sobrevivência de milhares de espécies de plantas, inclusive muitas daquelas que nos servem de alimento. O mais interessante sobre esses animais é que ainda há muito o que se aprender sobre eles. E, para isso, cientistas precisam calçar as botas e ir ao campo investigar.

Entre os anos de 1992 e 1994, a bióloga Patrícia Morellato foi pesquisar na Mata Atlântica do interior de São Paulo, quando se deparou com uma planta estranha, chamada cientificamente de Scybalium fungiforme. Diferentemente das plantas que estamos acostumados a ver por aí, a Scybalium é uma parasita das raízes de outras plantas, e fica escondida no subsolo. Só é possível vê-la quando suas flores brotam acima do chão. E que flores estranhas! Miúdas, elas ficam juntinhas umas das outras, formando o que os especialistas chamam de inflorescência. O conjunto de flores parece um cogumelo vermelho – vem daí o fungiforme (“forma de fungo”, em latim) do seu nome científico.

Scybalium fungiforme.
Foto Felipe Amorim e colaboradores / Ecological Society of Americ

Quando Patrícia viu as inflorescências da planta parasita, pensou: “Quem será o polinizador?”. Na época, ela não conseguiu encontrar a resposta, mas sua experiência como cientista a fez levantar uma hipótese sobre quem polinizaria as flores rasteiras da Scybalium: talvez algum tipo de rato, uma cuíca ou um gambá.

Quase 30 anos depois, um grupo de professores e estudantes de biologia testou a hipótese de Patrícia, usando uma tecnologia que não estava disponível antes: câmeras digitais com visão noturna – porque as flores da Scybalium liberam o néctar durante a noite. E o que eles descobriram foi surpreendente!

Exatamente como Patrícia havia previsto, as câmeras filmaram gambás visitando as Scybalium durante a noite para lamber o néctar, e polinizando as plantas. Ratinhos também visitaram as flores, mas menos vezes do que os gambás. Durante o dia, as câmeras flagraram abelhas, vespas e beija-flores se aproveitando do néctar.

Imagem do gambá polinizador da curiosa planta parasita da Mata Atlântica.
Foto Felipe Amorim e colaboradores / Ecological Society of America
Além dos gambás, as câmeras especiais também filmaram beija-flores e insetos se aproveitando do néctar açucarado.
Fotos Felipe Amorim e colaboradores / Ecological Society of America

Mistério resolvido? Só um pouco. Agora, os cientistas querem responder mais perguntas. Por exemplo, qual desses animais é o mais importante na polinização da Scybalium? Vamos torcer para que a resposta não demore outros 30 anos para ser encontrada, não é mesmo?


henrique-caldeira

Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!

Matéria publicada em 22.04.2021

COMENTÁRIOS

  • Ana Maria

    Parabéns, Henrique!
    Adoro estas matérias!

    Publicado em 24 de abril de 2021 Responder

  • Mayla e Júlia

    Muito legal! Minha filha Júlia amou ler a matéria. Obrigada!

    Publicado em 16 de maio de 2021 Responder

  • João Victor Peres Brasil

    que legal eu gostei muito genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! tchau CHC

    Publicado em 16 de maio de 2021 Responder

  • Arthur Augusto

    muito legal eu não sabia que os gambas e lagartixas ajudavam a pegar o polem das flores

    Publicado em 1 de julho de 2021 Responder

  • Emmilly Carla lima dos anjos

    Que legal amei o conteúdo

    Publicado em 21 de julho de 2021 Responder

  • Emily Borges Leal

    Meu amigo…SHOW! Gostei. :3

    Publicado em 6 de agosto de 2021 Responder

CONTEÚDO RELACIONADO

Monumento ao Dois de Julho

Ele fica em Salvador, na Bahia, e é um marco no processo de Independência do Brasil

Uma conversa sobre cobras gigantes

Anacondas ou sucuris são serpentes que podem chegar a alguns metros de comprimento, mas não tanto quanto nos filmes!