Arte, jogos e matemática: uma mistura divertida!

Para revelar o mistério do desenho, é preciso soltar a imaginação.

Na saída da escola, três crianças notaram algumas folhas de papel jogadas no chão, e a figura abaixo mostra o que havia em uma delas:

A professora de matemática, que estava por perto, notou o interesse dos estudantes e perguntou:

– O que vocês acham que são esses desenhos? Quem será que desenhou isso?

Uma das crianças disse:

– Eu acho que foi a professora de artes!

A outra disse:

– Sei lá! Foi o professor de xadrez?

E a terceira:

– Acho que foi você mesma, professora!

 

A professora então disse:

– As três respostas fazem sentido! Os desenhos poderiam mesmo ser da professora de artes, já que, pelo menos pra mim, são muito bonitos. Mas, quem sabe o autor não foi o professor de xadrez? O traçado do desenho poderia ser a trilha percorrida pelo rei, que pode andar tanto na vertical e na horizontal, quanto nas diagonais. E o número de quadradinhos, 64, é o mesmo que o de um tabuleiro de xadrez.

Uma das crianças então disse:

– E você, professora? Não poderia ser você quem fez os desenhos?

E ela respondeu: 

– É… até que poderia! Olhem só uma coisa interessante que acabei de notar.

A professora então começou a colocar números nos quadrados, como se fossem os números de passos do rei do xadrez, e o desenho ficou assim:

Gráficos Marina Vasconcelos

A professora continuou:

– Se vocês somarem todos os números de qualquer uma das linhas, o resultado é sempre o mesmo: 260. Por exemplo, na primeira linha, fica: 61 + 62 + 63 + 64 + 1 + 2 + 3 + 4, e o resultado, podem verificar com uma calculadora, é 260.

E tem mais! A soma de todos os números de qualquer uma das colunas também dá sempre 260.

Uma das crianças então disse:

– Que confusão! Agora já não sei mais quem fez esses desenhos. Fala aí, professora! Quem foi?

E as outras duas crianças reforçaram e fizeram coro:

– Quem foi? Quem foi?

A professora riu e disse:

– Às vezes, na escola, a gente pensa que as coisas estão separadas em caixinhas, mas, na realidade, muitas vezes é tudo junto e misturado mesmo! 

– Tá bom, professora, mas conta logo quem foi que fez esse desenho!

– Amanhã eu conto! Hoje eu quero que vocês, na hora de dormir, se imaginem sendo o xadrez, a arte e a matemática, e sintam que tudo fica muito mais bacana quando vocês se juntam para brincar.  


pedro_roitman
Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília
Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.

Matéria publicada em 28.05.2024

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.

Mar, misterioso mar!

Cheio de vida e de surpresas, o oceano mexe com a imaginação da gente.