Aaaaatchim!!!

Por que algumas pessoas espirram quando olham para o Sol?!

Ilustração Walter Vasconcelos

Você espirra quando olha para o sol? Ou quando sai de um ambiente com pouca luminosidade para outro com uma luz muito brilhante? Ou logo após posar para uma foto tirada com flash? Pois é, isso pode acontecer com algumas pessoas. O motivo? A ciência explica!

Isso se chama reflexo fótico, e há uma questão genética que ajuda a explicar por que ele ocorre. Em qualquer lugar do mundo é possível encontrar pessoas que apresentam esse reflexo, mas pesquisas observaram que, em países como a Alemanha e a China, ele parece ser ainda mais predominante. Ao estudarem o material genético da população desses países foi possível descobrir que o gene que faz a pessoa espirrar ao ver uma luz muito brilhante pode ser herdado do pai ou da mãe. Então, é muito comum encontrarmos numa mesma família pessoas que tenham esse reflexo. 

O espirro é um reflexo que tem uma função protetora, ao expulsar partículas da cavidade nasal. No caso do reflexo fótico, ele é desencadeado pela luz, não tendo uma função comprovada no nosso organismo. Outra coisa bem interessante, mas que nem todos os cientistas concordam, é que o reflexo fótico, também conhecido como “ACHOO”, pode ser causado pela “conversa” entre o nervo óptico (responsável pela visão) e o nervo trigêmeo (responsável, em grande parte, pela sensibilidade do nosso rosto). Os nervos são como porteiros de um grande condomínio: ajudam a monitorar áreas do nosso corpo para depois reagirem aos estímulos. Assim, quando a luz brilhante (estímulo) atinge o olho, de alguma forma ela também estimula o nervo trigêmeo, que monitora o nariz. Com isso, os nervos encaminham ao cérebro uma mensagem do tipo “o que aconteceu?”, que responde em forma de – aaaaatchim! – espirro.


priscila
aline

Priscilla Oliveira Silva Bomfim
e Aline dos Santos Rabelo
Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN)
Universidade Federal Fluminense

Sou pesquisadora apaixonada pelo cérebro e aqui vamos conversar sobre como este órgão é fascinante e controla tudo na nossa vida. Vem comigo?

Matéria publicada em 28.05.2024

COMENTÁRIOS

  • Rovena F C Genevcius

    Olá! como vão? Espero que bem! Gostaria de parabenizá-las pelo texto, conteúdo muito bem explicado! Porém gostaria de alertar que não podemos mencionar para crianças a possibilidade de olhar para o sol! Isso é algo extremamente perigoso! Mesmo explicando o perigo, só o fato de falar, eles já vão testar! Talvez fosse bom alterar o texto! Agradeço a atenção! Continuem com o trabalho incrível!

    Publicado em 30 de maio de 2024 Responder

  • Gabriel Vieira Oliveira

    Interessante porém nunca vi acontecer com alguma pessoa.

    Publicado em 3 de junho de 2024 Responder

  • Rafael Rodrigues Costa Lima

    Gostei da matéria.

    Publicado em 3 de junho de 2024 Responder

  • Isabelle Leal

    Por que algumas pessoas espirram quando olham para o Sol ?!
    Oi pessoal da CHC, achei muito interessante e legal o assunto, pois não sabia disso. Tchau !
    Isabelle sousa Leal, Picos-PI.

    Publicado em 4 de junho de 2024 Responder

  • Diego Rafael

    Gostei muito da matéria, pois é cheio de conhecimentos importantes.

    Publicado em 4 de junho de 2024 Responder

  • Bernardo terceiro ano C

    Caramba!!!! Eu achava que era a ÚNICA pessoa que espirrava quando ia para o Sol!!! Eu fiquei empolgadíssimo quando vi essa notícia!

    Publicado em 17 de junho de 2024 Responder

  • Carolina Borges Mistura

    Sou Carolina Borges Mistura, tenho 8 anos e estudo no 3 ano do fundamental 1, no Colégio Santa Terezinha, em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Adorei a matéria e acabei fazendo um trabalho da escola com ela. Abraços.

    Publicado em 25 de junho de 2024 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O voo dos albatrozes

Nossas ações em terra firme podem afetar o destino dessas aves oceânicas

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.