
Você já entrou numa cozinha e encontrou alguém chorando? No susto, achou que a pessoa pudesse estar triste, mas era só… cebola! É curioso o fato de, ao cortar uma cebola, as lágrimas brotarem sem parar. Então, longe da emoção que nos faz chorar, segue a explicação científica para esse fenômeno!
Cortar cebolas nos faz chorar porque, ao ser fatiada, essa hortaliça libera no ar substâncias químicas que formam uma espécie de gás. Esse gás, ao entrar em contato com os nossos olhos, produz uma substância irritante que atinge o trigêmeo, nervo que funciona como um vigia no globo ocular, atento a qualquer coisa anormal que possa ameaçar nossos olhos. Quando o trigêmeo é ativado pela substância irritante, uma mensagem é encaminhada para o cérebro, que, de forma automática, “abre a torneirinha”, ou seja, faz com que as glândulas lacrimais produzam lágrimas para diluir o gás irritante.
Logo que as lágrimas brotam, a sensação desagradável desaparece, ou seja, a choradeira serve para proteger os nossos olhos. No fim das contas, a razão do choro na cozinha nunca foi emoção, foi sempre culpa da cebola. Mas só da crua! Se ela estiver cozida, o “gás do choro” nem aparece.

Priscilla Oliveira Silva Bomfim
Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN)
Universidade Federal Fluminense
Sou pesquisadora apaixonada pelo cérebro e aqui vamos conversar sobre como este órgão é fascinante e controla tudo na nossa vida. Vem comigo?
Matéria publicada em 30.09.2025