Pesquisar pela resposta certa poder ser um caminho cheio de boas descobertas.
Pesquisar pela resposta certa poder ser um caminho cheio de boas descobertas.
Diante de perguntas como “será que hoje vai chover?”, “o universo tem fim?”, “quanto custa um pão de queijo na padaria?” ou “qual é a origem da vida?”, a maioria das pessoas gosta de dar a resposta certa. Ou, pelo menos, uma resposta que faça sentido e pareça certa. A maioria das pessoas fica um pouco chateada quando dá a resposta errada. Será que você é uma dessas pessoas?
Eu certamente era, mas a matemática me ensinou que, às vezes, errar pode ser muito bom! Quer um exemplo? Imagine uma bandeja que tenha a forma de um triângulo equilátero, e que você possa colocar três pizzas com formato circular totalmente dentro da bandeja. A pergunta é: como devo escolher o tamanho das pizzas para que a quantidade total de pizza seja a maior possível? Nas figuras a seguir, temos três pizzas de tamanhos variados dentro de bandejas com o mesmo tamanho.
A figura no canto superior à esquerda tem uma de suas três pizzas parcialmente fora da bandeja, e isso não vale. Sobram cinco bandejas e, pelo menos para mim, a bandeja que está no centro e na parte inferior parece ser a que tem mais pizza, concorda?
Vou chamar essa bandeja, com suas três pizzas tendo exatamente o mesmo tamanho, de “melhor escolha”. Então, o meu treinamento matemático imediatamente me diz que, como o triângulo equilátero é simétrico, a solução também deve ser simétrica, e que a tal “melhor escolha” deve ser a resposta certa à pergunta. Faz sentido para você?
Em geral, os matemáticos e artistas adoram a beleza e os mistérios das simetrias (das proporções ou regularidades). Eu ficaria muito satisfeito se essa “melhor escolha” fosse de fato a resposta correta. Mas… não é! Existe outra escolha de 3 pizzas dentro da bandeja com mais pizza do que o que tem na “melhor escolha”. Essa:
A diferença entre a quantidade total de pizza da bandeja acima e a da “melhor escolha” é muito pequena. Eu, vendo que o meu treinamento matemático me enganou, não fiquei chateado. Pelo contrário, adorei a surpresa!
Mas você vai aceitar o que estou mostrando ou vai buscar alguém em casa ou na escola para tentar calcular essa diferença mínima entre as pizzas? Está achando que isso é um desafio? É sim!
Matéria publicada em 02.10.2023