Que horas são?

Ilustrações Marcelo Pacheco

Medir o tempo é muito importante. É fundamental para que a gente possa se programar, incluindo desde a hora de ir para a escola, a hora do recreio (eba!!), até a hora de dormir (ahhh…), entre mil outras coisas, como saber a duração de um filme, o tempo de um bolo no forno… Para medir o tempo, relógios foram inventados! Mas como tudo começou?

Voltando no tempo!

Existem muitos tipos diferentes de relógio: os de ponteiro, os digitais, os de pêndulo (que parecem um armário com um peso balançando). Pois esses relógios de pêndulo foram os primeiros aparelhos inventados para medir o tempo. E quem deu o pontapé inicial foi o físico italiano Galileu Galilei, que viveu entre 1564 e 1642. Tudo começou quando Galileu estava em uma catedral em na cidade de Pisa e ficou observando um candelabro que balançava de um lado para o outro…

Há registros de que o cientista italiano teria medido o tempo de oscilação do candelabro pelas batidas de seu coração e notado uma coisa muito, muito curiosa: o tempo que o pêndulo leva para ir e voltar, ao que chamamos período, não depende muito do tamanho da oscilação dele, que é chamada amplitude. Vamos fazer alguns experimentos para entender melhor essa história!

Material:

  • fio comprido (pode ser de náilon ou barbante)
  • algumas porcas de metal
  • um suporte (pode ser feito com duas cadeiras iguais e um cabo de vassoura)

Marco Moriconi
Instituto de Física
Universidade Federal Fluminense

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!