Artigo

Jardineiras que voam

Antas, macacos, morcegos, peixes, aves. Tenho certeza de que você conhece todos esses animais. Mas sabia que, mesmo sem querer, eles podem ser considerados bons jardineiros? As aves, em especial as que se alimentam de frutos, ajudam na reprodução das plantas! Já está imaginando passarinhos cavando o solo e regando sementes? Ah, não é bem assim...

Um mapa natural do Brasil

Em cada parte do Brasil, a natureza exibe suas características particulares. Algumas regiões têm árvores enormes, clima úmido e muito fresco; outras têm vegetação rasteira, clima seco, árido... E não para por aí!

No ar com Amelia

Num tempo em que mulher dirigir carro era raridade, ela foi piloto de avião. E enquanto muitas moças sonhavam com o vestido de noiva ideal, ela era estilista de roupas femininas muito práticas. Para contar suas aventuras, foi também escritora. Estamos falando de alguém que nasceu no final do século 19: Amelia Mary Earhart!

Dez anos para cuidar do oceano

Esta década vai contar com alguns desafios para avaliar o nosso sucesso nessa missão. E todos nós, tanto governantes quanto cientistas e pessoas comuns, teremos de fazer a nossa parte para que tudo seja um sucesso.

Os vilões do oceano

Sol, areia, diversão! Olhando para a água tudo parece perfeito, mas lá no fundo (ou também no raso!) há algo que você precisa saber: alguns vilões estão ameaçando o oceano!

Planeta água

O mar e o oceano costumam trazer à lembrança momentos felizes. Correr na areia, tomar banho na água salgada, sentir o calor do sol, brincar... Esse cenário parece o paraíso, não é? Mas, além dessa alegria (e de um bom peixe para o almoço!), o que mais o ambiente marinho oferece?

Pequenos animais que movem o mundo

Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.

Uma história de lavar as mãos

Inacio Felipe Semmelweis formou-se em medicina em Budapeste, sua cidade natal, a capital da Hungria. Em 1846, aos 28 anos, mudou-se para Viena, na Áustria, para exercer a sua profissão na maternidade do Hospital Geral de Viena, na Áustria. Ele era médico cirurgião e obstetra, um especialista em ajudar as mulheres a terem seus bebês. Estava muito animado com o novo trabalho, mas o clima no hospital era tenso: muitas mães estavam perdendo a vida por conta de uma febre misteriosa... Entra em cena um médico detetive!