EDIÇÕES CHC

NOVA CHC

Slide A INCRÍVEL DESCOBERTA DE MARIE THARP EDIÇÃO 352 Num tempo em que mulheres não eram incentivadas a se tornarem cientistas, ela decidiu fazer o que queria. Formou-se em geologia e matemática, trabalhou muito e mapeou o fundo do oceano, confirmando uma teoria científica! Ela é a cartógrafa Marie Tharp, e tem uma história que você vai adorar conhecer!

Slide CALOR ESCALDANTE Sabia que o ano de 2023 quebrou todos os recordes de temperatura, sendo considerado o ano mais quente de todos! Será que as temperaturas vão subir ainda mais? O que pode estar por trás dessas ondas de calor? Uma boa leitura pode trazer alguns esclarecimentos sobre o assunto! Liga o ventilador e vem! EDIÇÃO 351

Slide Arte para reviver dinossauros edição 350 A palavra é dinossauro e, num instante, a sua imaginação já foi buscar a imagem daqueles répteis gigantes, que habitaram a Terra há milhões de anos. Nesta edição da CHC, você vai descobrir que nem todo dinossauro tinha tamanho assustador e conhecer algumas espécies brasileiras de tamanho bem modesto. Vai saber ainda o que é paleoarte e desvendar muitas informações importantes a partir de cocôs (ops!!!)... de coprólitos! O nosso especial dinossauros está de arrasar!

Slide MUITAS LÍNGUAS, MUITAS HISTÓRIAS edição 349 Português é o nosso idioma oficial, mas não é a única língua falada no Brasil. Não mesmo! Temos diferentes línguas indígenas, temos também os idiomas dos imigrantes e, claro, línguas de origem africana que começaram a ser faladas aqui no século 16. Por quê? Ora, porque, infelizmente, muitos africanos foram trazidos para cá para serem escravizados. Hoje, diversas palavras africanas já pertencem à língua portuguesa, mas há também línguas africanas sendo faladas no Brasil. Quer entender melhor essa história? Então, vem!

Slide OLHA O GELADO!!!! Onde surgiu o sorvete? Teria sido na antiga Grécia? Na China? Ou será que foi na Itália? E o que é que não pode faltar em um sorvete de receita tradicional? Haverá ciência por trás desta delícia? Ah, não tenha dúvidas! O sorvete tem química e também muita história. Clique aqui antes que você se derreta de curiosidade! edição 348

Slide UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DAS VACINAS edição 347 Conhece alguém que tem medo de tomar vacina? E conhece alguém que, por medo, deixa de tomar vacina? Olha, ter medo é normal, mas não se vacinar é um risco que não se deve correr. A vacinação é o que há de melhor para prevenir infecções por microrganismos. Quer descobrir por quê? Então, clica aqui para iniciar a leitura de uma CHC inteirinha dedicada às vacinas!

Slide O pequeno Darwin edição 346 Às vezes, a gente tem a impressão de que cientista já nasceu adulto, né? Mas a verdade é que todo mundo um dia foi criança! Até Charles Darwin, o famoso naturalista inglês que pensou muito sobre como e por que as espécies mudam ao longo do tempo. O que você acha de passear pela infância de Darwin para descobrir quais eram os seus passatempos preferidos, como era a sua família e como se tornou um cientista? Vamos lá?

Slide Os bichos se divertem EDIÇÃO 345 Tem brincadeira com bichos? Ah, tem! E no parquinho, tem? Tem também! E tem visita a museu? É claro que tem! Tem ainda comida de planta, uma família com mais de 20 crianças, desafio com triângulos, conversa sobre sol, tubarões, superolfato... Essa edição especial de férias tem tudo para você não desgrudar!

A matemática do 60 EDIÇÃO 344 Uma hora tem 60 minutos. Um minuto tem 60 segundos. Um círculo tem 360 graus, que, divididos por 6, dá 60! Gente, de onde vieram todas essas relações com o 60? Para entender, retire seu bilhete e embarque na próxima máquina do tempo com destino à Mesopotâmia. Não sabe onde fica? Confia e vem!

Segura para não voar! EDIÇÃO 343 Você esperou a semana inteira para ir ao parque e, finalmente, chegou o grande dia! Logo na entrada, alguém amarra ao seu braço um daqueles lindos balões metalizados que parecem flutuar. Mas você se distrai, o laço se desfaz e lá se vai o balão voando para longe. Aí, vem a pergunta: por que esse balão voa e os que eu encho não? Tem ciência aí, gente!

Slide Paçoca, pirão, banana assada, huuummm... Muitas comidas e hábitos presentes em nosso dia a dia têm origem na cultura indígena. O que mais você sabe sobre os povos originários do nosso território? Edição 342

Oceano ácido, alerta geral! Oceano ácido? Como assim? Será que a água mais ácida prejudica os animais marinhos? Será que a vida em terra firme também sofre consequências do que acontece no mar? Melhor vestir a roupa de mergulho para acompanhar essa leitura! Edição 341