Artigo

Mudando e multiplicando!

A palavra “mutante” nos faz logo pensar em filmes ou desenhos animados, nos quais os heróis e, às vezes, os vilões ganham o poder de se transformar. Ficam maiores, mais rápidos, mais fortes... Mas, no mundo real, também existem mutantes – é o caso dos vírus!

A quarentena e a curva

Você já perdeu a conta de quando essa história de ficar em casa começou e não sabe mais o que fazer para se distrair. Andando para lá e para cá, você ouve algo curioso na TV: “É preciso ficar em casa para achatar a curva”. Mas… Espera aí? Que curva? Que achatamento é esse? O motivo dessa tal de quarentena não era o coronavírus?

Caçadores de cocô (e outras sobras)

Por mais estranho que pareça esse cardápio, ele contêm proteínas, água e outros nutrientes indispensáveis à sobrevivência e reprodução desses insetos. Prepare seu estômago para conhecer uma turma de paladar bem curioso!

A Lua de olhos puxados

Você já deve ter ouvido falar em mitologia grega, romana, indígena... Pois fique sabendo que também existe a mitologia chinesa. Nela, Chang’e é a deusa da Lua. Está se perguntando aonde essa conversa vai nos levar? Ao espaço! Porque Chang’e também é o nome da missão espacial chinesa, que vem explorando a Lua.

Um vírus incomoda muita gente

Para evitar que muitas pessoas fiquem doentes é preciso impedir que esse novo vírus se espalhe. Vamos entender melhor essa história toda!

Um casamento e uma expedição científica

A história do Brasil tem detalhes que dificilmente a gente aprende na escola, mas que são pra lá de curiosos!

A incrível fábrica de células!

Talvez você ainda não saiba, mas o corpo humano é composto de trilhões de células. São estruturas minúsculas, que poderiam ser comparadas a blocos de montar.

Ciência no circo

Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor! Hoje tem goiabada? Tem sim, senhor! E o palhaço, o que é? É um cientista disfarçado!