Artigo

Mulheres não podem votar? Quem disse?!

Imagine uma família de quatro irmãos: duas meninas e dois meninos. O final da semana se aproxima e o pai pergunta se eles preferem ir à praia ou ao parque. Os quatro começam a falar ao mesmo tempo, mas o pai diz que apenas a opinião dos meninos será válida, as meninas não têm direito a votar. Isso lhe parece um absurdo? Pois é mesmo, e dos grandes! Essa situação ilustra como é absurdo que algum dia as mulheres não puderam votar. Isso aconteceu de verdade. E vamos contar mais para você!

Mudança no cardápio

Viajar da cidade para o campo faz a gente pensar em correr livre do perigo dos carros, respirar ar mais puro e, claro, provar comidinhas diferentes!

Gafanhotinho-tigre. Que bicho é esse?

Grilos, esperanças e gafanhotos fazem parte de um grande grupo chamado ortóptera. Comparados aos grilos, que geralmente encontramos cantando, os gafanhotos parecem gigantes! São sempre maiores? Nem sempre! Entre os ortópteros há uma família de pequenos gafanhotos que vivem na vegetação: os eumastacídeos.

Sabores que vêm do cérebro

Você já ouviu a frase: “rapadura é doce, mas não é mole não”? Essa é uma expressão popular da língua portuguesa para mostrar que tudo tem dois lados – assim como a rapadura, que, embora seja doce, é dura à beça! Mas para a gente perceber, por exemplo, que algo tem um sabor doce e, ao mesmo tempo, é difícil de mastigar quem entra em ação é... o cérebro. E você achava que essa percepção era feita pela língua, hein? Pois nós temos outras curiosidades saborosas para contar a você! Vem descobrir!

Que mistura é essa?

Vamos montar um quebra-cabeça de palavras. Pegue ‘eco’ (= casa), junte com ‘toxi’ (= tóxico) e, por último, acrescente ‘logia’ (= estudo). O resultado – confere aí! – é ‘ecotoxicologia’, certo?

Dia das toninhas

Conhece a toninha? Sabia que, assim como você, ela tem um dia especial em outubro?

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?

Chá de sumiço

Há tempo para salvar as demais espécies, que têm tanto direito ao planeta quanto nós? Eis a questão!