Dia das toninhas

Dia 12 de outubro você conhece como Dia das Crianças, certo? Esta é mesmo uma data especial! Comemorá-la significa chamar a atenção para direitos que todas as crianças têm como brincar, estudar e ter um lar. Mas existem dias especiais para muitas outras coisas. Já ouviu falar na toninha? Pois ela tem um dia especial também! E você vai se surpreender …

Reprodução da pintura acrílica sobre tela de um grupo de toninhas feita pelo artista plástico Jorge Herrmann para comemorar a data em 2019.

A ideia por trás de criar dias especiais para plantas e animais é chamar a atenção das pessoas para as espécies que correm risco de serem extintas à curto prazo e que precisam de ajuda para não desaparecer. Foi assim que surgiu, recentemente, a ideia de criar o Dia Nacional da Toninha.

Toninha parece o nome de uma tia distante, mas trata-se de um dos menores golfinhos do mundo – na idade adulta medem cerca de um metro e meio de comprimento. Os pesquisadores a chamam pelo nome científico Pontoporia blainvillei. Ela foi descrita pelos pesquisadores há quase 200 anos, em 1844, mas muita gente ainda não a conhece. É que toninhas são animais muito tímidos. Embora vivam bem perto do litoral, dificilmente conseguimos vê-los nadando em nossas praias.

Grupo de toninhas com filhote ao lado da mãe.
Foto Federico Sucunza (GEMARS)

Proteção aos golfinhos

A toninha é um golfinho que vive nas águas costeiras dos litorais do Brasil, do Uruguai e da Argentina. Por aqui, ela nada apenas nas praias que vão do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul. Para uma espécie de golfinho, ela ocorre em uma área pequena, ou melhor, restrita, e, por isso, é tão importante protegê-la. Precisamos estar atentos para que essas áreas não ofereçam riscos à sobrevivência da toninha. No caso das toninhas, você desconfia quais são os riscos para a sua sobrevivência? O principal problema enfrentado pelas toninhas é a grande quantidade de redes de pesca que são lançadas no mar. As redes não são lançadas para pegar as toninhas, mas como elas vivem nos mesmos locais onde estão os peixes (que, aliás, são o prato predileto desses pequenos golfinhos), muitas vezes acabam presas nas redes de pesca – é a chamada ‘captura acidental’.

Vale lembrar que todos os seres vivos têm um papel importante na natureza. As ações humanas não devem colocar uma espécie sob o risco de extinção, concorda?

 

Peguei uma toninha, e agora?

Os pesquisadores há algum tempo estudam uma forma de fazer com que as redes possam ser detectadas mais facilmente pelas toninhas, de maneira que elas não sejam mais capturadas junto com os peixes.

Mas, enquanto não é descoberta uma maneira de desviar as toninhas das redes, uma forma eficaz de protegê-las é diminuir a quantidade de redes nos locais onde elas vivem. E, claro, como qualquer animal, a toninha também não gosta de lixo e de praia poluída. Portanto, conservar as praias limpas também é uma maneira de manter as toninhas saudáveis em seus ambientes naturais.

Um dia todo especial

Em função desses problemas, em especial das capturas acidentais nas redes de pesca, a toninha é hoje o golfinho mais ameaçado no Brasil. Para que as pessoas conheçam melhor a toninha e se conscientizem da necessidade de proteger a espécie, em 2019, pesquisadores e conservacionistas propuseram a criação do Dia Nacional da Toninha. Diversas ideias surgiram para escolher a data em que este dia seria comemorado. Dentre as propostas, estavam o dia em que a espécie foi descrita pela primeira vez pela ciência; a data da publicação do primeiro registro conhecido para a espécie no Brasil; o dia da soltura da primeira toninha reabilitada em cativeiro, depois de ter sido encontrada encalhada na praia; e o início do principal período de nascimento dos filhotes da espécie.

Participe do Dia da Toninha

Será que alguém teria alguma ideia de como podemos comemorar o Dia da Toninha em 2021? Fiquei aqui pensando… Quem sabe uma exposição de desenhos? Uma peça de teatro? Um livro de poesias sobre a toninha e o mar? Arte ao ar livre, como a criação de uma toninha com areia da praia? Pensando bem, todas as ideias são bem-vindas! O importante é espalhar a notícia e combinar com os amigos, professores e familiares de não deixar esse dia passar em branco. Anotou aí? É 1º de outubro o Dia Nacional da Toninha, gente!

Com tantas ideias bacanas, a saída encontrada foi fazer uma votação on-line para saber qual seria o dia preferido pela maioria das pessoas. Mais de 750 pessoas de todo o Brasil, e algumas de outros países, participaram da votação. A data que venceu foi a do início do principal período de nascimentos dos filhotes da espécie. Assim, ficou definido que no dia 1º de outubro de cada ano será comemorado o Dia Nacional da Toninha.

Álbum de registro

A celebração do primeiro Dia Nacional da Toninha foi em 1º de outubro de 2019. Dê uma olhada nas fotos e… inspire-se para criar uma bela homenagem a esses pequenos golfinhos em 2021!

Crianças de Passo de Torres (SC) fazendo uma onda para comemorar o Dia Nacional da Toninha em 1º de outubro de 2019.
Foto Tais Abel (Espaço Mar)
Escultura de toninha na areia feito pelo artista Paulo França para comemorar com as crianças em Passo de Torres (SC) o Dia Nacional da Toninha em 2019.
Foto Paulo H. Ott (Uergs/GEMARS)
Exposição no Espaço Mar, em Passo de Torres (SC), preparada para receber a visita das escolas no Dia Nacional da Toninha em 2019.
Foto Paulo H. Ott (Uergs/GEMARS)

Em 2020, o Dia Nacional da Toninha ganhou também um selo comemorativo. No selo, está representado um grupo de toninhas nadando com um filhote, exatamente para lembrar que a data marca o início do principal período de nascimento dos filhotes da espécie.

Paulo Henrique Ott

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars)

Matéria publicada em 30.09.2020

COMENTÁRIOS

  • Lara Werneck

    Nossa, que interessante! Achei super legal inventarem um dia para um animal ameaçado de extinção, como a toninha. Eu mesma não conhecia essa espécie de golfinho, mas achei bem interessante, e com certeza vou comemorar o Dia Nacional da Toninha! Beijos, Lara Werneck!!!!

    Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

  • Ana Júlia Leonel de Freitas Alves

    eu achei muito legal e é a minha primeira vez

    Publicado em 1 de outubro de 2020 Responder

  • Margot

    Oi. Idéia genial. O bichinho é lindo. Enquanto ele viver, acho que tb teremos chances. Vou comemorar mandando o texto para meus contatos.. Margot

    Publicado em 2 de outubro de 2020 Responder

  • laura gabrielly lima

    eu nao sabia que tinha o dia nacional da toninha nem sabia desse golfinho eu acho que as pessoas em 2021 deve fazer um desenho da toninha bem colorido e bonito e pemdorar na parede no seu quarto assim seria comemorado o dia da toninha que e o dia 1 de outubro

    Publicado em 5 de outubro de 2020 Responder

  • laura gabrielly lima

    obrigada por ter me avisado desse dia eu amo os golfinhos de todas as especies um abraço revista chc

    Publicado em 5 de outubro de 2020 Responder

    • Inge Mayer Ott

      Iniciativa maravilhosa para preservar a vida das toninhas! Parabéns! E fundanental as escilsd incentiveram as crianças, principalmente do meio de pescadores. Vou passar adiante tb. Abraço Inge

      Publicado em 16 de outubro de 2020 Responder

  • Clara Yumi Kim

    Olá, eu sou a Clara do 5 ano B, da escola Maria Amélia Ribas Campilongo, adorei demais conhecer um pouco dessa espécie de golfinho e fiquei triste também por ela estar em extinção aliás elas são inofensivas e muito bonitas.
    Obrigada pela a atenção, um forte abraço Revista CHC!

    Publicado em 6 de outubro de 2020 Responder

  • Gabriel Meneses

    oi gente sou do 3b do pio. aaaahhhhhh…. eu perdi o dia da toninha era 1 de outubro….. hoje ja é dia 07/10/2020. ok o k vou ter que esperar o proximo ano D: 🙁 . Ta tachau

    Publicado em 7 de outubro de 2020 Responder

    • Gabriel Meneses

      eu repeti o q eu disse kkkk

      Publicado em 7 de outubro de 2020 Responder

  • Gabriel Meneses

    oi gente sou do 3b do pio. aaaahhhhhh…. eu perdi o dia da toninha era 1 de outubro….. hoje ja é dia 07/10/2020. ok o k vou ter que esperar o proximo ano D: 🙁 . Ta tachau

    Publicado em 7 de outubro de 2020 Responder

  • Gabriel Meneses

    Quer dizer Tchau

    Publicado em 7 de outubro de 2020 Responder

  • Mariana Souza

    Eu gosto muito de toninhas que o caso são golfinhos pequenos e legais estudo na classe dessas prof ….. obrigada vamos ajudar as toninhas……

    Publicado em 8 de outubro de 2020 Responder

  • IVANETE SEIXAS LOPES SOUSA

    Sempre falo a leitura nos enriquece. Eu gostei de todas as histórias, mas essa das Toninhas é muito interessante, primeiro porque eu não sabia da existência desses golfinhos e muito menos o nome.
    Eu já fiquei a imaginar quantas crianças também não sabem disso, mas agora serei a multiplicadora dessa história tão interessante.

    Publicado em 8 de outubro de 2020 Responder

  • Davi Silva mendes

    Gostei muito algum dia ainda quero ver uma Toninha meu sonho😊😊😊

    Publicado em 13 de outubro de 2020 Responder

  • MARIA LUÍSA

    Olá sou a Maria Luísa do 3b do Colégio Marista adorei a atitude de vcs & como este ano eu irei para a praia eu falar sobre esse artigo para ajudar & tambem irei ajudar com uma canção sobre a toninha.

    Boa sorte com o projeto

    Publicado em 16 de outubro de 2020 Responder

  • Thiago Bisinoto

    Achei muito legal fazerem um dia para ese golfinho. se eu soubesse antes comemoraria nesse ano tambem mas como só sei agora vou terque comemorar no ano que vem.

    Publicado em 16 de outubro de 2020 Responder

  • HELENA ROLIM BIZINOTO

    Achei muito legal fiquei surpresa ao saber, temos mesmo de lembrar que cada um de nós temos um papel na natureza.

    Publicado em 18 de outubro de 2020 Responder

  • Ana Clara Aragão, 3 B.

    Achei bem legal criarem um dia especial para as Toninhas, porque chama atenção para os cuidados necessário que todos precisam observar para manter as Toninhas saudáveis em seus ambientes naturais. Mas é bom lembrar que esses cuidados servem para preservar a saúde de outros animais também! Muito legal!!!! Ana Clara Aragão.

    Publicado em 18 de outubro de 2020 Responder

  • Manuela Ayres ( 9 anos)

    Achei muito interessante as informações sobre essa espécie de golfinho, inclusive já fui em uma praia com com o mesmo nome em Ubatuba. Estou feliz em saber que 1° de Outubro é o dia das toninhas .🐬🌴💗

    Publicado em 19 de outubro de 2020 Responder

  • mm

    jn

    Publicado em 19 de outubro de 2020 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Cateretê

Dança tradicional (domínio público)

Bala que se transforma

A ciência costuma dar nomes engraçados para as coisas. Na mistura de água com açúcar, o açúcar é chamado soluto e a água, solvente.