A quarentena e a curva

Você já perdeu a conta de quando essa história de ficar em casa começou e não sabe mais o que fazer para se distrair. Andando para lá e para cá, você ouve algo curioso na TV: “É preciso ficar em casa para achatar a curva”. Mas… Espera aí? Que curva? Que achatamento é esse? O motivo dessa tal de quarentena não era o novo coronavírus?

Ilustração e gráficos Marcelo Badari

Não é fácil ficar sem sair de casa durante tanto tempo. Sentimos saudades dos nossos amigos, da escola, da natureza… A internet até pode ajudar no contato com o mundo lá fora, mas nada se compara a um bom passeio ao ar livre com as pessoas que a gente gosta. Uma coisa é certa: esse confinamento está nos ensinando a valorizar as alegrias simples da vida!

Justamente por ser algo que exige um enorme esforço por parte de tantas pessoas, é natural que surja a pergunta: “Qual a necessidade do isolamento social?”. Afinal, sempre existiram doenças por aí e isso nunca foi motivo para que deixássemos de seguir com as nossas rotinas. Por que agora é diferente? O que é que esse vírus tem que os outros não têm?

 

Um enxame de pacientes

Você já deve ter escutado comparações entre a doença causada pelo novo coronavírus, a Covid-19, e uma gripe comum. Os primeiros sintomas das duas infecções são realmente muito parecidos: mal-estar, febre e tosse. A forma de “pegar” também é parecida: pelo contato com as gotículas de espirro ou tosse de pessoas infectadas. Mas existem várias diferenças importantes. A principal delas é a velocidade de transmissão do vírus. O novo coronavírus se espalha bem mais rápido!

Por conta disso, esse novo vírus poderia ser comparado a um enxame de abelhas. Abelhas?! Calma, eu explico! A picada de uma abelha não é perigosa para aqueles que não são alérgicos. Mas a picada de várias abelhas ao mesmo tempo é capaz de levar qualquer pessoa para o hospital. Da mesma forma, tratar uma só pessoa com Covid-19 não é uma tarefa complicada, mas, como essa pessoa transmite a doença rapidamente para várias outras (e algumas podem ficar em estado grave), os hospitais podem ficar lotados.

Em hospitais lotados de pacientes, faltam equipamentos e médicos para cuidar de todo mundo. No final das contas, algumas pessoas podem acabar sem o tratamento adequado, o que é bastante perigoso… É como se esses hospitais fossem atingidos por um enxame de pacientes!

 

Matemática em ação!

Essa previsão pode parecer um pouco estranha. Como é possível adivinhar que uma nova doença é capaz de lotar, rapidamente, as salas dos hospitais? Desde quando o ser humano é capaz de prever o futuro?

Para resolver esse mistério, não é preciso de bola de cristal. Com a ajuda de algumas pistas, a matemática consegue dar conta do problema. Veja: os cientistas perceberam que a doença estava se espalhando de uma maneira muito particular. Para entender a situação, bastou eles prestarem atenção em como o número de pessoas infectadas crescia.

Parece confuso? Que tal um exemplo para facilitar? Imagine o começo da epidemia do novo coronavírus em uma cidade qualquer. Se, no primeiro dia da doença nessa cidade, temos 1 pessoa infectada; no terceiro dia teremos 2; no sexto dia, 4; no nono dia, 8. Opa! A partir daí fica de fácil notar um padrão. A cada três dias, o número de pessoas infectadas é multiplicado por dois.

Esse crescimento, que de início parece ser inofensivo, pode se tornar um baita problemão. Basta seguirmos com essa conta para percebermos que, em apenas um mês, chegaríamos a 1024 casos de pessoas infectadas na cidade. A sorte é que os matemáticos conheciam muito bem esse tipo de crescimento. Eles já até tinham um nome para ele: crescimento exponencial.

Gráfico ilustrativo, fora de escala

Para achatar a curva?

Os cientistas sabiam que, se nada fosse feito, a quantidade de pessoas infectadas com o novo coronavírus iria continuar aumentando para números gigantescos. A boa notícia é que eles estavam seguros de que a pandemia causada pelo vírus iria passar. Em algum momento, a quantidade de pessoas curadas iria se tornar maior do que a quantidade de novos infectados. Assim, após atingir o seu valor mais alto, o número de infectados diminuiria da mesma forma que cresceu.

Então, os cientistas desenharam uma figura formada a partir da previsão de crescimento e da diminuição do número de infectados pela doença. Como resultado, eles chegaram a uma curva parecida com uma onda bem grande. É justamente na crista dessa onda onde estaria representado o número máximo de casos da Covid-19.

Como é muito difícil testar toda a população para saber quem está com a doença, a única maneira de frear a transmissão do vírus seria evitando o contato entre todas as pessoas. Daí que vem a famosa quarentena que estamos vivendo. Nela, além das pessoas que sabem que estão infectadas, aqueles que não sabem que estão com a doença e, até mesmo aqueles que não estão, devem ficar em isolamento. Essa é a única maneira de ajudarmos a diminuir o número de pacientes nos hospitais.

Depois de tanta explicação, finalmente podemos entender aquele papo sobre “achatar a curva”! Quando ficamos em casa, ajudamos a diminuir o número máximo de infectados e a velocidade com que os casos da doença aumentam. Essa atitude é capaz de alterar as previsões originalmente feitas pelos cientistas. Como consequência, a curva desenhada ganha um formato um pouco diferente… Se, antes, a figura se parecia a uma grande onda, com a quarentena, ela passa a ter a cara de uma onda achatadinha!

Um por todos e todos por um

Na luta contra o novo coronavírus, são necessárias muitas frentes de batalha. De um lado, equipes médicas trabalham dia e noite dentro de hospitais para cuidar de todos os seus pacientes. De outro, cientistas do mundo todo buscam vacinas e medicamentos eficazes no combate à doença. Enquanto isso, você espera tudo passar sem sair de casa e, de quebra, ainda contribui para diminuir o número de pessoas infectadas. Durante a quarentena, não há outra saída: seja de jaleco ou de pijama, todos nós precisamos fazer a nossa parte para salvar o dia!

 

Carolina Andries Gigliotti
Mestre em Física,
Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Matéria publicada em 05.05.2020

COMENTÁRIOS

  • giullia

    temos que ficar em casa e tomar todos os cuidados possíveis

    Publicado em 18 de Maio de 2020 Responder

    • lçol

      vdd mais ainda prefiro sair pra rua ir pros bar beber ficar locona ir pras baladas e etc.

      Publicado em 8 de junho de 2020 Responder

      • samuel mb

        que coisa feia, ir paar, isso não é coisa que se deve fazer!

        Publicado em 12 de agosto de 2020

      • samuel mb

        ir para o bar. não pode, ve o tempo que nós estamos vivendo, muitos morreram por sair de casa, os médicos nem pode mais ir para a sua casa e família, por favor fiquem em casa!!!

        Publicado em 12 de agosto de 2020

    • Victor torugo

      Achei mto bom a explicação é devemos ficar em casa pq é o lugar mais seguro. Mais logo logo tudo isso vai passar e voltará ao normal.

      Publicado em 30 de julho de 2020 Responder

  • Isabela Leticia Costa Martins

    achei o texto bem interessante e esclareceu muitas das minhas duvidas, e queria aproveitar o comentário para te falar que estou morrendo de saudades de você! espero poder te ver em breve! tchau professora Roberta.

    Publicado em 18 de Maio de 2020 Responder

  • Thalita Mendes Cecílio

    Bem informativo , eu gostei

    Publicado em 18 de Maio de 2020 Responder

    • joão vitor moki olieira

      eu achei legal

      Publicado em 12 de agosto de 2020 Responder

  • MANU

    ESSE TEXTO ME AJUDOU MUITO

    Publicado em 18 de Maio de 2020 Responder

    • MARIA LAURA

      ME AJUDOU TAMBEM

      Publicado em 18 de Maio de 2020 Responder

      • giovana

        amei essa revista

        Publicado em 4 de junho de 2020

    • Letícia Porfírio

      AMEI MUITO!!!!
      Esse texto foi muito legal,ele fala sobre o Covid-19,as curiosidades e a maneira de transição.
      Me ajudou muito é me fez saber mais sobre essa vírus
      LETÍCIA PORFÍRIO 5A

      Publicado em 18 de setembro de 2020 Responder

      • Letícia Porfírio

        Correção: transmissão

        Publicado em 18 de setembro de 2020

  • Diogo

    Eu gostaria que pase logo por q estamos já estamos estresados😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡💩

    Publicado em 18 de Maio de 2020 Responder

    • jheniffer

      verdade

      Publicado em 5 de agosto de 2020 Responder

  • Yasmim da Silva Tavares

    Eu amei a explicação.

    Publicado em 19 de Maio de 2020 Responder

  • Kátia Rodrigues de Carvalho

    Parabéns pelo texto, muito esclarecedor. Já enviei o mesmo para as/os estudantes da minha turma para leitura e desenvolvimento de atividades. Fico muito feliz em poder dizer para as crianças que uma cientista escreveu este texto e, sim, as mulheres podem e devem estar presentes na Ciência, na Física por exemplo.
    Muito obrigada, Carolina Andries por colaborar com meu trabalho e a aprendizagem das crianças.
    Meus agradecimentos também à revista CHC, sou apaixonada por esta revista.

    Abraços,
    Kátia Carvalho

    Publicado em 20 de Maio de 2020 Responder

    • Leticia Borges Antunes da Silva

      Eu estou achando coronavirus muito chato e eu queria que acabasse logo para poder brincar, ir a escola.

      Publicado em 13 de julho de 2020 Responder

  • enzo senerchia

    Esta doença é muito perigosa e devemos ficar em casa e se sair usar máscara. Enzo 3º A.

    Publicado em 20 de Maio de 2020 Responder

    • Victor da Silva Pereira

      Gostaria que isso passa-se logo. Mas para que isso aconteça precisamos ficar em casa.

      Publicado em 16 de junho de 2020 Responder

  • Gustavo Xavier Tomonari

    Nesse texto conssegui mais informações sobre o Covid-19 o tal do Coronavirus , agora tenho mais experiencia na hore de tipo ir compra alguma coisa ! , Obrigado peloos temos de evita a transmissão do coronavirus

    Publicado em 20 de Maio de 2020 Responder

  • Karen

    Oiiii tudo bem

    Publicado em 21 de Maio de 2020 Responder

  • Maria do Socorro

    O conteúdo apresentado nesta revista é muito interessante para desenvolver temas do cotidiano com o ciclo inicial

    Publicado em 22 de Maio de 2020 Responder

  • Giovane Azafi Bairros Nunes

    esse texto e muito importante por que ensina a como se proteger da( covid 19)

    Publicado em 22 de Maio de 2020 Responder

  • Giovane Azafi bairros Nunes

    Esse texto é muito importante por que nos ensina a se proteger da covid 19 que muitas pessoas estão ficando doente

    Publicado em 22 de Maio de 2020 Responder

  • Kauany de Moura henriques

    Verdade.isso tudo vai passar
    👏👏👏👏👏

    Publicado em 22 de Maio de 2020 Responder

  • Maria Valentina

    Olá, CHC!
    Sou a Maria Valentina, tenho 8 anos e estudo no terceiro ano fundamental da escola Marco Polo em Santa Maria|RS.
    Gostaria de parabeniza-los por fazer matérias educativas de uma maneira que as crianças consigam entender as notícias do mundo.
    Na matéria `A quarentena e a curva` eu descobri o padrão do coronavírus.
    Eu adorei o site e vou ler as notícias todos os dias.
    beijos e abraços Maria Valentina.

    Publicado em 22 de Maio de 2020 Responder

  • arleide

    fico muito bom parabens

    Publicado em 22 de Maio de 2020 Responder

  • Ana Luiza

    O que diz no texto faz bastante sentindo.
    Eu achei bem interessante.

    Publicado em 25 de Maio de 2020 Responder

  • Nicolas Gomes Bueno

    Eu sei que tenho que ficar em casa e que isso é perigoso, tenho que lavar as mãos toda hora, sempre usar mascará, sei também que se não ficar em casa pode aumentar ainda mais podendo morrer mais pessoas, espero que isso acabe logo para voltar a estudar, e bom ficar em casa com meus pais e irmã, fazer lição junto com eles

    Publicado em 25 de Maio de 2020 Responder

  • João Guilherme

    Muito legal!

    Publicado em 25 de Maio de 2020 Responder

  • Raissa Fideles

    o texto informa sobre o” novo”coronavirus(covid19) podemos agora ver o quanto convívio social é extremamente importante,o relacionamento entre pessoas é exencial. E para se manter imune dessa doença só resta higienizar se bem e manter o isolamento social, o caso de pacientes infectados só aumentam O que é mais preocupante é que os médicos e equipamentos não conseguem muitas vezes dar conta de todos os pacientes, deixando alguns padecerem. E é Claro para que manter o controle foi único caminho quem encontraram ou seja o isolamento social, mesmo com tantas pessoas respeitando a quarentena ainda á muitas outras que não seguem as regras tanto de higienização como a do isolamento. O isolamento pode ajudar os números de infectados á diminuirem, sendo assim poupando outras pessoas, todos estão contribuindo para o fim do coronavirus tanto os médicos e cientistas que passam noites e dias cuidando e buscando vacinas, medicamentos eficazes para o coronavirus,como quem está em casa se prevenindo ela e sua família!

    Publicado em 25 de Maio de 2020 Responder

  • [email protected]

    ESSE VÍRUS NÓS MOSTRA QUE NÃO SOMOS MELHOR QUE NINGUÉM, RICOS OU POBRES ESTÃO SUJEITOS A ELE.
    O MUNDO PRECISA DE MIAS AMOR COM O PRÓXIMO E MAIS FÉ EM DEUS.
    DESSA VIDA NÃO LEVAMOS EXATAMENTE NADA.

    Publicado em 25 de Maio de 2020 Responder

    • Não te interessa

      Mais tem gente que é pobre e está sofrendo com falta de dinheiro,ou comida,entre outra coisas.Nao é como se pobres são menos do que ricos,mais os pobres precisam trabalhar pra conceguir o sustento

      Publicado em 13 de julho de 2020 Responder

  • Marcella

    Eu achei a carente a uma ótima notícia,porque temos menos contágio para não contaminar a todos menos aquelas pessoas que não estão se cuidando da covid-19

    Publicado em 26 de Maio de 2020 Responder

  • Samuel Oliveira Duarte

    Eu, gostei muito desse assunto da revista Ciência Hoje das Crianças.Porque é um assunto muito importante que fala sobre, o Coronavírus ou Covid19 e também da quarentena e outros assuntos relacionados ao covid19.

    Publicado em 26 de Maio de 2020 Responder

  • Gabryel Antônio Neto

    Achei interessante ,porque fala sobre o caso da covide19 e também é educativo.

    Publicado em 26 de Maio de 2020 Responder

    • Joyce Lopes Pamplona cantão

      Verdade eu to com saudades , entao o texto fala sobre covid 19

      Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Gabryel Antônio Neto

    Achei,interessante porque fala sobre o caso da covide19 e também é educativo.

    Publicado em 26 de Maio de 2020 Responder

    • Isabella

      Achei muito interessante e legal,e esse artigo pode ser interessante para várias idades, gostei muito!!!

      Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

  • Allan

    Eu entendi que o texto fala que se nos ficarmos em casa essa pandemia pode acabar mais rapido e que nos devemos fazer nossa parte

    Publicado em 26 de Maio de 2020 Responder

  • Filipe

    Os números são tudo mentira
    Já estou dançado de ouvir o canal da GLOBO
    Só fala de corona tô irritado de ouvir
    Corona aqui corona ali😠
    Em quanto a dengue está matando maís pessoa do que o convite no Brasil🇧🇷😠

    Publicado em 1 de junho de 2020 Responder

  • Natali Cristini Bieschoff

    O vírus é muito perigoso, tenho que lavar as mãos toda hora, sempre usar mascará, sei também que se não ficar em casa pode aumentar ainda mais podendo morrer mais pessoas, espero que isso acabe logo para voltar a estudar, e bom ficar em casa com meus pais e irmã, fazer lição junto com eles

    Publicado em 3 de junho de 2020 Responder

  • Fábio Rodrigues Filho

    Esse texto é muito explicativo em relação a essa doença, devemos tomar todos os cuidados necessários e ficar em casa até tudo isso passar.

    Publicado em 3 de junho de 2020 Responder

  • Gustavo Henrique Pereira Lima

    Foi bem Informativo Gostei.

    Publicado em 3 de junho de 2020 Responder

  • Júlia

    estou com muita saudade da escola , meus amigos , estou com saudades de viajar/adoro muito viajar desde de pequena viajava estou ficando triste😭😭😭

    Publicado em 4 de junho de 2020 Responder

    • Layla Thauany Da Silva Souza

      Esse texto fala sobre tudo que aconteceu a essa coronavíres não tá dexano pessoas de ser feliz

      Publicado em 6 de agosto de 2020 Responder

  • Yasmim Jardim

    nossa! que ruim a gente não poder sair de casa, ver quem nós amamos não podermos passear ficar fora de casa😥Mas tem um lado bom! a internet nos mantém juntos, tudo vai passar, é só seguir as medidas de prevenção.que bom que existe a CHC pra nos manter informados!!😀😊😉🤩🧡💛💚💙💜🤎🖤🤍

    Publicado em 4 de junho de 2020 Responder

  • PEDRO HENRIQUE

    EU GOSTEI DA LEITURA E UMA PERGUNTA QUE AINDA NÃO TINHA SIDO FEITA.
    ISSO E MUITO EMPORTANTE FAZER A NOSSA PARTE E ESSENCIAL E CLARO SE TODOS JUNTOS MESMO DISTANTES AIND AESTAMOS JUDANDO O MUNDO INTEIRO E A NOS MESMOS FICANDO EM CASA VAI DIMINUIR ESSES CASOS E VAMOS CONSEGUIR VENCER TRANZENDO COMO TUDO ESTAVA ANTES

    Publicado em 4 de junho de 2020 Responder

  • Mhiguel dos Reis

    Excelente texto com informações importantes e fácil de entender.

    Publicado em 5 de junho de 2020 Responder

  • João Muchatte schwert

    Faz sentido. por que se as pessoas ficarem em casa elas não vão ter comtato com o vírus

    Publicado em 8 de junho de 2020 Responder

  • LETÍCIA RAMOS DE ALMEIDA

    Obrigada por essas explicações do texto, eu adoro a revista CHC, essas informações me ajudou muito porque eu estava muito precisando de ler essa revista eu tenho uma lição para fazer. Logo,logo tudo isso vai passar, É só não sair de casa e se precisar sair usar máscara.
    Sorte a minha que eu já conhecia essa revista eu amo muito ela.

    OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES DESSA REVISTA. ABRAÇOS A TODOS DESSA EQUIPE MARAVILHOSA!!!

    Publicado em 9 de junho de 2020 Responder

  • LETÍCIA RAMOS DE ALMEIDA

    La na minha escola tem essas revistas e quando a professora da uma revista para o aluno ler a professora da essa revista da CHC eu tenho sempre muitas curiosidades sobre as revista mais sempre quando eu pego essa revista do CHC eu tiro variás dúvidas. OBRIGADA BEIJOS!!!

    Publicado em 9 de junho de 2020 Responder

  • CAIO

    Muito interessante ouvir da curva e o isolamento social.
    Espero que passa logo essa pandemia

    Publicado em 9 de junho de 2020 Responder

  • Isabella

    Achei bem legal ouvir sobre da curva e o isolamento social,o artigo é maravilhoso !!!

    Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

  • Laura Oliveira Leite

    bem legal

    Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

    • Sophia souza

      Queria acordar e saber que tudo isso acabou quero logo voltar pra escola e ver meus amigos

      Publicado em 11 de julho de 2020 Responder

  • Alice Zanardo MATOS

    Tenho 7 anos, muito bem explicado o texto, pena que o ser HUMANO NAO RESPEITA O PROXIMO,
    Por isso vai morrer muita gente.
    Gostaria de poder ser respeitada pelas pessoas do meu pais chamado Brasil, porque ninguem respeita ninguem inclusive do presidente atual, nao consigo entender isso.

    Publicado em 14 de junho de 2020 Responder

  • matheus

    dizem que isso pode ser verdade mas site não fala verdade voce pode pedir um celular , e vir 3 limões

    Publicado em 16 de junho de 2020 Responder

    • Luana ferreira Gonçalves

      Eu gostei bastante,ensina coisas interessantes.

      Publicado em 17 de junho de 2020 Responder

  • Adriano 6E

    Eu achei muito interessante e muito legal. Ele é muito bem explicado em relação a essa doença.

    Publicado em 18 de junho de 2020 Responder

  • Gabriella Ariede Rafael

    Eu gostei muito do texto e estou fazendo a minha parte

    Publicado em 19 de junho de 2020 Responder

  • davi

    Davi césar longo nossa que texto interesamte nossa eu gosyei desse texto

    Publicado em 20 de junho de 2020 Responder

  • ISAC

    Odeeiiio essa quarentena !!!!!!!!!!

    Publicado em 23 de junho de 2020 Responder

  • ISAC

    Odeeiiio essa quarentena !!!!!!!!!!ODEIO O COVID-19

    Publicado em 23 de junho de 2020 Responder

  • ISAC

    chato de covid-19

    Publicado em 23 de junho de 2020 Responder

    • VALENTINA 7 anos

      CAUMA ISAC

      Publicado em 18 de julho de 2020 Responder

      • Letícia Porfírio

        AMEI MUITO!!!!
        Esse texto foi muito legal,ele fala sobre o Covid-19,as curiosidades e a maneira de transição.
        Me ajudou muito é me fez saber mais sobre essa vírus
        LETÍCIA PORFÍRIO 5A

        Publicado em 18 de setembro de 2020

  • julia

    achei muito legal esse texto e aprendi muito

    Publicado em 29 de junho de 2020 Responder

  • Joyce Lopes Pamplona cantão

    É verdade eu estou com saudades , mas o texto fala sobre o corona ou melhor covid 19

    Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Gabriel de Oliveira

    Achei bem legal c

    Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Daniele

    Vdd temos que se pq essa doença e muito perigosa !

    Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Daniele

    VERDADE TEMOS QUE SE PREVINIR PORQUE ESSA DOENÇA E MUITO PERIGOSA E JA DEIXOU MUITAS FAMÍLIAS TRISTES 😔

    Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Livia Ferreira da Costa

    A prevenção é importante!!!

    Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

  • Igor

    eu quero sair de casa!!!!!!!!!!!!!

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

  • Jéssica Príncila

    E muito chato vicar em casa master se é por um bem Maior temos q respeitar

    Publicado em 11 de julho de 2020 Responder

  • CHC

    OI GENTE PODEMOS ENVIAR MAIS SOBRE ESSAS DOENÇAS

    Publicado em 18 de julho de 2020 Responder

  • mayara silva

    achei muito legal,pro e explicativo

    Publicado em 19 de julho de 2020 Responder

  • BANDIDAH LOCA

    NAO GOSTEI POIS TEnHO QUE FAZER UM TRABALHO SOBRE ESSE TEXTO

    Publicado em 20 de julho de 2020 Responder

    • MANUX

      como assim???!!!!!???!!! nesses tempos de mortes e as escolas passando trabalhos,que?????!!!!

      Publicado em 20 de julho de 2020 Responder

      • BANDIDAH LOCA

        VERDADE VC E´DO SESI 094??????

        Publicado em 20 de julho de 2020

  • MANUX

    amei,estou apaixonada,simplesmente apaixonada,no texto é clar,o no corona eca eca eca !!!!!! Fiquemos em CASA”!!!!!!!!!!!!!!!

    Publicado em 20 de julho de 2020 Responder

  • BANDIDAH LOCA

    VERDADE CONCORDO muito lindo esse comentario

    Publicado em 20 de julho de 2020 Responder

  • MIGUEL GOMES

    É muito importante ficar em iaolamento para proteger quem a gente ama e as demais pessoas.

    Publicado em 28 de julho de 2020 Responder

  • Kauã Felipe

    Esse Corona Vírus (Covid-19) é bem perigoso, eu não aguento ficar mais em casa, mas estou gostando pq estou com meus pais e avos.

    Fiquem em casa isso logo vai passar
    Se ficar em casa os casos vão diminuir e as mortes também!!!

    Publicado em 3 de agosto de 2020 Responder

  • Isabele

    gostei bastante desse texto pois fala sobre o covid-19 ele é um texto informativo muito bom graças a ele soube que o coronavirus pode nos matar mas podemos nos prevenir 🔵😷😷 não dê mole para o coronavirus covid-19

    Publicado em 3 de agosto de 2020 Responder

  • Ezequiel dos Santos Soares Lopes

    Temos que ficar em casa e tomar todos os cuidados necessários para proteger nós,, nossa família e também as outras pessoas.

    Publicado em 5 de agosto de 2020 Responder

  • Julio

    eu li uma noticia A quarentena e a curva e gostei bastante muito engraçado

    CONTINUEM ASSIM

    ASS:JÚLIO

    Publicado em 12 de agosto de 2020 Responder

  • Manuella Alissa Silva

    Eu achei muito legal 😀

    Publicado em 23 de agosto de 2020 Responder

  • Antonio

    Gostei muito legal.

    Publicado em 24 de agosto de 2020 Responder

  • Nicole Queiroz ferreira

    e verdade

    Publicado em 21 de setembro de 2020 Responder

  • Nicole Queiroz ferreira

    com cordo

    Publicado em 21 de setembro de 2020 Responder

  • Nicole Queiroz ferreira

    eu achei muito educotivo

    Publicado em 21 de setembro de 2020 Responder

  • Myuriel Chatagnier Percivale Borghi

    Olá revista CHC, somos alunos da escola SESI de Itu, lemos o artigo sobre a quarentena e a curva.
    É um texto muito interessante e triste, pois sem o isolamento a curva só irá aumentar.
    Aprendemos muito com essa matéria, e assim poderemos ensinar as pessoas mais próximas e vencer a Covid – 19 em breve.
    Obrigada pela atenção, um abraço virtual dos alunos do 4º ano B – SESI Itu.

    Publicado em 29 de setembro de 2020 Responder

  • Turma 304

    Boa tarde CHC!
    Somos alunos da turma 304 da E. M. Miguel Couto Filho, em Volta Redonda/RJ.
    Lemos o artigo com a nossa professora e achamos muito legal e interessante porque tem tudo a ver com o que estamos vivendo hoje.
    Através dessa leitura pudemos entender o por quê desse tão demorado isolamento social.
    Um abraço!!!!

    Publicado em 6 de outubro de 2020 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Cateretê

Dança tradicional (domínio público)

Bala que se transforma

A ciência costuma dar nomes engraçados para as coisas. Na mistura de água com açúcar, o açúcar é chamado soluto e a água, solvente.