Artigo

Dez anos para cuidar do oceano

Esta década vai contar com alguns desafios para avaliar o nosso sucesso nessa missão. E todos nós, tanto governantes quanto cientistas e pessoas comuns, teremos de fazer a nossa parte para que tudo seja um sucesso.

Os vilões do oceano

Sol, areia, diversão! Olhando para a água tudo parece perfeito, mas lá no fundo (ou também no raso!) há algo que você precisa saber: alguns vilões estão ameaçando o oceano!

Planeta água

O mar e o oceano costumam trazer à lembrança momentos felizes. Correr na areia, tomar banho na água salgada, sentir o calor do sol, brincar... Esse cenário parece o paraíso, não é? Mas, além dessa alegria (e de um bom peixe para o almoço!), o que mais o ambiente marinho oferece?

Pequenos animais que movem o mundo

Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.

Uma história de lavar as mãos

Inacio Felipe Semmelweis formou-se em medicina em Budapeste, sua cidade natal, a capital da Hungria. Em 1846, aos 28 anos, mudou-se para Viena, na Áustria, para exercer a sua profissão na maternidade do Hospital Geral de Viena, na Áustria. Ele era médico cirurgião e obstetra, um especialista em ajudar as mulheres a terem seus bebês. Estava muito animado com o novo trabalho, mas o clima no hospital era tenso: muitas mães estavam perdendo a vida por conta de uma febre misteriosa... Entra em cena um médico detetive!

Queimadas, incêndios… é fogo!

Mesmo que você passe correndo pela frente da televisão, em algum momento, viu ou ouviu uma notícia sobre os incêndios que, em 2020, atingiram regiões brasileiras como na Amazônia e no Pantanal. Triste, não é...? Os incêndios florestais e as queimadas ocorrem todos os anos em nosso país, mas você sabe qual a diferença entre eles? Será que o fogo é sempre inimigo do meio ambiente? Vamos saber mais sobre esse assunto, que é quente!

CRISPR: parece biscoito, mas não é!

Cá entre nós, CRISPR (pronuncia-se “crisper”) bem que parece nome de biscoito. Mas, como o título do texto já diz, não é. CRISPR é algo novo e tão incrível que mereceu até o Prêmio Nobel em 2020, o prêmio mais importante da ciência! Está mais para tesoura do que para algo comestível. Você já vai entender...

Florestas vazias?!

Você recebeu um convite para explorar a Amazônia.