Artigo

Bichos que moram em mim

Lá, bem lá dentro de você, vivem pequenos organismos. Eles se concentram nos órgãos que fazem parte da sua digestão, mas a maioria mora mesmo é no seu intestino. São mais de mil espécies de microrganismos trabalhando sem que você desconfie: é a sua microbiota intestinal!

Alimento secreto???

Da bananeira, a gente come seu fruto, a banana. Da banana, a gente pode fazer bolo, doce, bala e outras delícias.

Uma soneca por todo o inverno

Se alguém lhe disser: “você dorme como um urso!”, saiba que anda dormindo demais. Afinal, ursos são capazes de dormir por muito, muito tempo. Na verdade, eles hibernam. Passam meses sem acordar para comer, beber água, tomar banho... Mas como é que ursos e outros animais conseguem fazer isso? A resposta é: siga neste texto!

PLOCT! PLOCT! BLOOM!

Mais um fim de semana se aproximava e Rex, um dos adorados mascotes da CHC, decidiu que iria novamente descansar à beira do lago azul. O lugar era mesmo agradável e a água, de tão limpinha, dava para ver os cardumes de peixes coloridos e as plantas aquáticas. Era bom também olhar as lontras e outros animais da região brincando no lago. Opa! Parece que tem algo errado nessa história... “Era agradável”... “Era bom”... por que não é mais? Porque nessa nova visita do Rex, a água do lago estava com uma cor esquisita e (eca!) um fedor insuportável!

Corredores verdes do Cerrado

Imagine visitar o Cerrado, passear por este bioma brasileiro que ocupa quase toda a região Centro-Oeste e se estende pelo Sudeste, Nordeste e até por um pedacinho do Norte!

Jardineiras que voam

Antas, macacos, morcegos, peixes, aves. Tenho certeza de que você conhece todos esses animais. Mas sabia que, mesmo sem querer, eles podem ser considerados bons jardineiros? As aves, em especial as que se alimentam de frutos, ajudam na reprodução das plantas! Já está imaginando passarinhos cavando o solo e regando sementes? Ah, não é bem assim...

Um mapa natural do Brasil

Em cada parte do Brasil, a natureza exibe suas características particulares. Algumas regiões têm árvores enormes, clima úmido e muito fresco; outras têm vegetação rasteira, clima seco, árido... E não para por aí!

No ar com Amelia

Num tempo em que mulher dirigir carro era raridade, ela foi piloto de avião. E enquanto muitas moças sonhavam com o vestido de noiva ideal, ela era estilista de roupas femininas muito práticas. Para contar suas aventuras, foi também escritora. Estamos falando de alguém que nasceu no final do século 19: Amelia Mary Earhart!