Passeio pelo rio São João

O rio São João é a estrela de um cenário natural muito importante no Estado do Rio de Janeiro. Ele tem sua principal nascente no município de Cachoeiras de Macacu e deságua no mar no município de Casimiro de Abreu, especificamente no distrito de Barra de São João. Por onde esse rio passa, há muitas paisagens diferentes. Diversos pesquisadores e pesquisadoras resolveram estudar a região em detalhes e analisar outros elementos da natureza no entorno do rio São João, além da fauna e da flora. Bateu a curiosidade para saber o que existe nesse rio que atrai tantos estudiosos? Pegue carona em suas águas e descubra!

Ilustração Evandro Marenda

Como falar no rio São João sem conhecer a sua bacia hidrográfica, isto é, sem conhecer a origem dos demais rios, córregos e outros cursos d’água que correm para ele, que é o rio principal? Então, vamos começar do começo! Nas regiões de clima tropical, como o Brasil, os cursos d’água geralmente se formam a partir de suas nascentes, que por sua vez são abastecidas pelas águas das chuvas. O rio São João, portanto, depende das chuvas que dão origem a todos os rios, riachos, canais etc. que vão desembocar nele. E tudo isso junto forma a chamada Bacia do rio São João.

Pois muito bem! A Bacia do rio São João tem uma incrível diversidade de ambientes, áreas em que a altitude, o clima, o solo e a vegetação são bem diferentes. Para cientistas, é um verdadeiro laboratório ao ar livre!

Vinicius da Silva Seabra
Faculdade de Formação de Professores
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Carla Bernadete Madureira Cruz
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Monika Richter
Monika Richter
Universidade Federal Fluminense

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!