Fulozinha

*Lenda do Nordeste do Brasil

Ilustração Mauro Souza

Nos estados de Pernambuco e da Paraíba, quem entra na mata deve se preocupar. Lá mora a Fulozinha. A menina é muito temida, porque apronta com quem ameaça a natureza. Se algum caçador entra na floresta para maltratar animais ou derrubar árvores, por exemplo, ela encontra seus cavalos e amarra suas crinas para que eles não possam fugir a galope.

Fulozinha chega assoviando uma música que engana os ouvidos. Quando soa lá longe é porque ela já está bem pertinho e, quando o assovio está pertinho, é porque ela ainda não achou quem está perturbando a paz da floresta. 

Dizem que Fulozinha viveu no período em que o Brasil era colônia de Portugal e que era uma criança muito triste, porque sua família a maltratava muito. Para escapar das maldades, ela teria fugido para a floresta, o lugar que ela mais amava, e virado um ser encantado, uma lenda. 

Quem acredita em Fulozinha e só quer aproveitar algum tempo em harmonia com a natureza, antes de entrar na mata, deixa uma tigelinha de mingau, a comida preferida da menina, bem à vista. Na dúvida, é melhor agradar, né?

*Fulozinha, Cumadre Fulozinha ou Mãe da Mata é uma lenda não tão famosa como a do Saci-Pererê ou a da Mula-sem-cabeça, mas na sua região de origem, o Nordeste do Brasil, é bastante popular. Em algumas versões, a personagem é narrada como sendo uma linda moça de pele escura e cabelos negros.

Fontes:
https://www.todamateria.com.br/lendas-regiao-nordeste/
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/comadre-fulozinha-lenda-mais-famosa-do-nordeste.phtml

Matéria publicada em 31.05.2024

Comentários (17)

  1. otima historia amei beijo da isa m

  2. Legal a história da menina

  3. Gostei da história e tbm não sabia dessa lenda. Agora já sei.

  4. Muito enteressante a história da menina

  5. Achei muito interessante a história da menina

  6. Olá CHC

    Me chamo Sarah e em Artes, estudo sobre lendas Brasileiras ??????. Achei que a matéria “Fulozinha” foi um pouco chata,pois queria uma explicação mais rápida,afinal,nem tudo é perfeito,né? Gostei que ela ama a natureza ????????????⚜???e a defende. Sua história (infância) foi bem triste…Mas final feliz sempre alegra
    Thau!
    Sarinha

  7. Nós alunos do quarto ano B da EMEB “Padre Estevo Fernando Laurindo “, da cidade de Mogi Guaçu _SP , gostamos muito de conhecer mais essa lenda . Obrigada pessoal da CHC .
    Abraços de todos .
    Queremos conhecer mais lendas brasileiras , de outros estados.

  8. ANNA HELOISA IZIDRO MARINHO

    Eu gostei. e a Fulozinha e demais é muito legal conhecer histórias gostei muito da revista chc

  9. Querida chc HC Lia matéria 355 Achei muito legal Porque fala Sobre o desmatamento da natureza Mas também achei muito engraçado o nome da menina Fulozinha eu também achei muito triste que ela fugiu da sua família beijos vitória ??

  10. Amei a história super legal 👍🏾 também não sabia Isabela

  11. Olá, CHC! Aqui é a turminha do 4º ano E da EMEF Meire de Jesus Ribeiro. Nós gostamos muito da lenda da Fulozinha. A gente queria ler lendas de outros países da América Latina, como a Bolívia. 💖💖
    Tchau!
    Beijão da galera!

  12. Gostei da história da Fulozinha .

  13. ADOREI !.a menina gosta de mingau de que? Vocês tem que fazer um bom chc para as dúvidas que estão nas nossas cabeças rsrsrs

  14. Olá, CHC, nós achamos muito interessante a matéria ” lenda do nordeste ” , porque nós adoramos saber que tem uma pessoa que protege a floresta , fulozinha protege a floresta , quando alguém faz algum mal para floresta ela assovia para sinalizar que está vindo.
    Atenciosamente
    Maria Julia e Marta Laura
    Araguatins-TO

  15. Olá CHC EU ACHEI MUITO INTERESANTE A MATERIA ” LENDA DO NORDESTE ” , POR QUE EU ADOREI SABER QUE TEM UMA PESSOA QUE PROTEGE A FLORESTA , FULOZINHA PROTEGE A FLORESTA QUADO ALGUÉM FAZ ALGUM MAL PARA FLORESTA ELA ASSOVIA PARA SINALIZAR QUE ESTA VINDO. SIDADE ARAGUATINS,TO

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-46780
700_280 att-45327
700_280 att-46775

Outros conteúdos nesta categoria