Desconstruindo o leite

Ilustração Bruna Assis Brasil

Leite materno, leite de vaca integral, leite de vaca desnatado, leite de cabra, leite em pó… O que mais passa pela sua cabeça ao ouvir a palavra leite? 

Rico em gorduras, proteínas, açúcares, vitaminas e sais minerais, esse alimento fantástico fornece os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento saudável de qualquer mamífero. Nós, humanos, somos tão fascinados pelo leite que continuamos a tomá-lo mesmo depois de adultos. Além disso, aprendemos a manipulá-lo para a produção de diferentes alimentos, como o queijo e o iogurte. 

Porém, a história não para por aí! Quando estudamos o leite um pouco mais a fundo, descobrimos que ele apresenta uma série de propriedades físicas e químicas bastante curiosas. Por exemplo, você sabia que a cor branca amarelada e opaca do leite se dá por conta de partículas sólidas e líquidas, muito pequenas, que ficam dispersas, de maneira uniforme, mas sem se misturar com a água?  

Para entendermos isso melhor, que tal descontruirmos o leite, separando essas partículas da água e transformando ele em um outro alimento, a coalhada? Rica em proteínas e gorduras, ela está presente em pratos de diferentes países.

Material

  • 1 copo de vidro transparente
  • 1 colher de sobremesa
  • vinagre 
  • leite integral

Raoni Schroeder
Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O voo dos albatrozes

Nossas ações em terra firme podem afetar o destino dessas aves oceânicas

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.