Do mar para a sua mesa

A importância do oceano também se vê em terra firme

Foto Sebastian Pena/Unsplash

Tudo o que consumimos, incluindo a comida, é produzido a partir de recursos naturais, concorda? Então, para que no futuro não nos falte o que comer, precisamos proteger os ambientes naturais, certo? O ambiente marinho necessita de muita atenção, você sabe por quê? Porque ele corresponde a dois terços de todo o nosso planeta! 

O oceano tem papel fundamental no ciclo da água, na distribuição das chuvas e no clima da Terra. Ora, se o solo precisa de chuva para fazer brotar os vegetais e o equilíbrio do clima também é importante para o desenvolvimento das plantas, podemos dizer que a existência do oceano é indispensável para a produção de alimentos em terra firme. Além disso, claro, vêm do mar grande parte dos pescados consumidos no mundo todo. Mas o que pode acontecer com a retirada de tantos peixes do mar? 

Com a falta de organização da pesca, as capturas acima do que a lei permite e as capturas não intencionais (quando um animal que não era para ser pescado cai na rede – acontece muito com tartarugas, golfinhos e peixes ainda novinhos), os pescados podem começar a faltar. Isso acontece porque não dá tempo de os animais marinhos se reproduzirem para que suas populações se renovem, não é, portanto, uma pesca sustentável. 

Algumas das principais vítimas da pesca não sustentável são os tubarões e as raias. Muitas vezes eles são capturados de forma ilegal ou em pescarias direcionadas para outras espécies, para vender suas barbatanas (nadadeiras). Como consequência, as espécies oceânicas de tubarões e raias já foram reduzidas a menos de um terço ao longo dos últimos 50 anos, e muitas estão ameaçadas de extinção.


Virginia Antonioli, Caio Faro e Vinícius Nora
WWF-Brasil

Matéria publicada em 31.05.2021

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!