O corpo humano é fantástico, tem células que se dividem, dão origem a novas células e morrem. Uma renovação que nunca para e que mantém o corpo saudável. Mas nem todas as células são iguais. As que são parecidas entre si formam os órgãos. A pele, por exemplo, o maior órgão do corpo humano, tem células diferentes das que formam o coração, que também são diferentes das do estômago e por aí vai… Essas diferenças estão relacionadas com a função delas em cada órgão do nosso corpo.
Se você se lembra da abertura desse texto, sabe que as células podem dar defeito, tornando-se células mutantes. Essas se tornam incapazes de realizar as suas funções corretamente e apresentam o “superpoder” de se dividir loucamente, dando origem a muitas células filhas defeituosas e que, ainda por cima, se esquecem de que devem morrer. Isso leva a um aumento exagerado do número de células e ao mau funcionamento do organismo, deixando a pessoa doente.
Quando há algo errado no corpo humano, a natureza logo dá um jeito de resolver o problema. Assim, o nosso organismo conta com um grupo de células que formam o chamado sistema imunitário. Esse grupo é responsável por manter o corpo em equilíbrio, livre de infecções e de células defeituosas. Um dos componentes desse sistema são as exterminadoras naturais, que são capazes de identificar as células mutantes e eliminá-las do organismo.
Você deve estar se perguntando se o surgimento de células mutantes é uma coisa comum. A resposta é sim. Mas elas são eficientemente eliminadas. Por isso, o surgimento de doenças devido à presença dessas células defeituosas é algo difícil de acontecer. E é ainda mais raro em crianças do que nos adultos. Quando acontece, quase sempre as células que ficam alteradas são justamente aquelas do sistema imunitário, as do combate às mutantes. Aí, a criança passa a ter leucemia.
Leucemia é uma doença que afeta as células sanguíneas (que são células que ficam boiando no nosso sangue) e ataca as defesas do nosso organismo. Existem mais de 12 tipos de leucemias, que recebem nomes diferentes de acordo com o tipo de célula que fica defeituosa. Mas, como existem muitos tipos de células em nosso sistema imunitário, quando uma está defeituosa, temos as outras para trabalhar a todo o vapor!
É com essa característica do nosso corpo que os cientistas vêm trabalhando nos últimos anos para tratar os pacientes – adultos e crianças – de leucemia. Eles têm pensado muito em maneiras para melhorar o funcionamento das células normais do sistema imunitário e eliminar as defeituosas.
Se você pudesse ler os pensamentos dos cientistas, descobriria que eles pensam mais ou menos assim:
“Como podemos tentar resolver o problema da leucemia? Desativando as células defeituosas do sangue. Mas de onde vêm as células do sangue? Da medula óssea, ou seja, de uma gelatina chamada tutano, que fica dentro dos ossos longos do corpo humano. E a medula fabrica direto as células do sangue? Não, a medula armazena células-tronco, um tipo especial de células, que se forma antes de nascermos, e pode dar origem a vários tipos de células diferentes, incluindo de defesa e as hemácias (estas carregam o oxigênio para todo corpo). Mas, se as células-tronco estão dando origem a células com defeito, o que temos de fazer? Desativá-las, ou melhor: trocá-las!”.
Sim, é possível trocar a medula óssea – essa fantástica fábrica de células – quando ela dá origem a células defeituosas. Como? Com o transplante de medula óssea, em que a pessoa que tem células-tronco defeituosas recebe novas células-tronco saudáveis para restabelecer a produção!
Como você pode ver, já existem soluções para resolver esses problemas com células defeituosas, que vão desde remédios que ajudam a melhorar a atividade do nosso sistema imunitário, até a troca da fábrica! Quem sabe um dia você, que está lendo este artigo, não se tornará um cientista e criará uma nova solução para essa questão?
Juliana Echevarria-Lima e Angela Hampshire Lopes
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Matéria publicada em 09.03.2020
Adcelma sateles de jesus
Eu gostei muito e muito científico e enteresante
Maria Victoria Siqueira de Brito
Amei ,achei super necessário para os nossos estudos .
mateus
isso e legal
Saloman Figosth
Isso é legal, eu também concordo com você.
Lucas de Souza Lima 501
Achei muito interessante, porque se no futuro nos fomos um cientista nos podemos saber um pouco de células e também sobre as doenças
Isabela Barreto da Silva
Gostei muito e muito
Maria Clara Chierici Pereira
Eu achei o artigo muito legal e acho necessario as pessoas aprenderem e ter curiosidade sobre isso.
Maria paula,502
Gostei bastante e acho que vai ser útil para estudar e aprender!!
Nicolas Maia Fiaux de Carvalho
Gostei muito.
chico
gosto de lego
Luiz Miguel
Adorei muïto viu <3
Vinícius da cruz vieira
Achei muito legal
Elloa
Aprendi mas sobre as celulas adorei
Luiz Miguel
HMMMM Que Legal
E Muito Importante Também
ANA BEATRIZ
GOSTEI E APRENDI MUITO???
WAMEN KALAPALO NEGAROTÊ
Texto de fácil compreensão. Adorei.
Emilly Vitória Tavares da Cruz
Gostei muito queria maissss
Isabella Greco
Gostei muito das informações do texto científico!!
4-e Gustavo
Muito bom e interessante
Morgana nathiely nascimento matos
Eu achei muito interessante!
Morgana nathiely nascimento matos
Eu achei legal e achei bom
Morgana nathiely nascimento matos
eu achei muito bem a história .
Morgana nathiely nascimento matos
célula e muito forte mas tem auguas que não são