York é uma cidade beeeem antiga. Foi fundada no ano 71. Em que ano estamos? Pausa na leitura para você fazer as contas e descobrir quantos anos tem York… E aí? É ou não é muito antiga?
A cidade surgiu quando a Europa ainda era dominada pelos romanos. Tudo começou quando cinco mil homens construíram muralhas em torno do rio Ouse e ergueram um castelo. Dele, os romanos controlavam o comércio e os povos de seu território na região central da ilha da Bretanha, onde hoje fica a Inglaterra.
Antes de se chamar York, a região era conhecida como Eboracum, que significa “local dos teixos”. Teixo era uma árvore bem conhecida pelos romanos, que a usavam na fabricação de armas, como arcos e flechas.
Os romanos – incluindo imperadores, como Constantino (ou “Cesar”) – estiveram na atual York por cerca de 400 anos. Mas, por volta do século 5, abandonaram a região, que foi ressurgir no século 7, época da construção de uma magnífica catedral repleta de vitrais medievais. Ao lado da catedral há uma bela estátua de Constantino junto a uma grande coluna romana. No local, passaram a viver os saxões – povos vindos de onde hoje é a Alemanha. Eles passaram a chamar a região de Eoforwick, que significa “assentamento de javalis”.
No ano 866, chegaram os vikings, guerreiros vindos do norte da Europa, que viajavam explorando povos e colonizando novos territórios. Ficaram na região por 200 anos e mudaram seu nome para Jorvik, que evoluiu até o nome atual, York.
A York de hoje ainda é cercada por suas antigas muralhas do tempo dos romanos e conserva uma torre do velho castelo. Seus seis portões fortificados foram transformados em pubs, um tipo de bar. Neles, os visitantes podem experimentar o prato típico: peixe empanado com batatas fritas.
Ao chegar à cidade pela bela estação de trem, vê-se logo a muralha, com suas pontes e jardins em volta. Atrás da estação de trem uma grata surpresa: um imenso museu com duzentos anos de história dos trens.
Se quiser ir dos trilhos para o ar, saiba que o maior museu privado de aeronaves também fica em York. Há de aviões usados em guerras e munições até os gigantes do transporte moderno de passageiros. Helicópteros e outros tipos de aeronaves, motores e sua evolução… Está tudo lá!
Tudo isso já poderia ser suficiente para tornar a cidade interessante, mas York tem ainda mais a oferecer: é conhecida por suas fábricas de chocolate e doce de leite. Suas padarias com cones de queijo e casas de chá também são uma delícia!
Quer mais surpresas? York também é conhecida como “a cidade dos mil fantasmas”. Os visitantes podem fazer diversos passeios, a pé ou de ônibus, em que os guias contam histórias aterrorizantes para todas as idades. Caminhando pelas ruas, há uma grande quantidade de lojas de artigos fantasmagóricos para se ver!
Aliás, andar pelas ruas de York faz os fãs da série inglesa Harry Potter se sentirem parte das fantásticas histórias. Dezenas de lojas vendem varinhas, vassouras, chapéus e poções, e podem ser visitadas em ruas estreitas, com casas tortas. Um caldeirão de imagens que fazem lembrar o jovem bruxo.
Romanos, vikings, trens, aviões, gostosuras… York tem tudo isso e ainda respira ciência! A cidade tem centros de excelência em química verde, a área da química que procura fazer tudo de forma mais sustentável, limpa e sem agredir o meio ambiente. Com diversos lagos repletos de patos selvagens, a Universidade de York realiza muitas pesquisas com novos combustíveis, fontes de energia mais limpa e materiais recicláveis. É ou não é uma cidade interessante?
Valdir Florêncio da Veiga Júnior
Departamento de Engenharia Química
Instituto Militar de Engenharia (IME)
Matéria publicada em 05.03.2020
Na cultura chinesa, o porco é símbolo de prosperidade e riqueza. Por esta razão, muitos cofrinhos têm o formato desse animal. E se há algo que podemos afirmar com segurança é que “para ter sempre, é preciso poupar”.
felipe
achei uma das melhores cidades!!
Publicado em 26 de maio de 2020
Maria Isabella
Achei essa cidade muito interessante e legal…
Publicado em 23 de agosto de 2021
Sabrina Pereira
Achei incrível essa cidade
Publicado em 23 de agosto de 2021
Maria Eduarda Reis Chaves
Achei essa cidade muito legal
Publicado em 23 de agosto de 2021
Marya Eduarda de Oliveira Pereira
Achei muito legal essa cidade ?
Publicado em 23 de agosto de 2021
ROGERIO
CHATO PARA CARAMBA
Publicado em 18 de abril de 2022