Totalmente enigmático

Por décadas, os cientistas têm tentado entender que bicho foi o monstro-de-Tully!

O monstro-de-Tully é uma das criaturas pré-históricas mais enigmáticas da história. Os cientistas continuam pesquisando para saber de qual grupo animal essa espécie faz parte.
Ilustração Nato Gomes

Ficha Técnica

Nome: Monstro-de-Tully (Tullimonstrum gregarium)
Origem: América do Norte
Tamanho: 35 centímetros, em média
Peso: desconhecido
Época em que viveu: 300 milhões de anos atrás (Período Carbonífero)

 

O trabalho dos paleontólogos envolve, entre muitas coisas, identificar os fósseis e contar ao mundo que criaturas eram aquelas cujos restos do corpo ou de suas atividades (como cocôs e pegadas) acabaram petrificados. É preciso analisar os detalhes com atenção para definir corretamente a identidade de um fóssil. Mas, às vezes, são descobertos fósseis tão estranhos, que sua identidade permanece misteriosa por muito, muito tempo. É o caso do monstro-de-Tully.

 

Henrique Caldeira Costa
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Cocôs cheios de história

Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!

Nem sempre gigantes…

Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...