Maria-farinha, espera-maré, vaza-maré, papa-defunto, caranguejo-fantasma, siripidoca, guaruça e guriça. Todos esses nomes representam o mesmo animal, encontrado nas praias em diferentes partes do mundo. A espécie que ocorre no Brasil, Ocypode quadrata, é estudada em toda a costa do Atlântico porque indica a qualidade das praias. Ou seja: se tem maria-farinha, a areia está limpinha!
Leonardo Lopes Costa e Ilana Rosental Zalmon
Laboratório de Ciências Ambientais
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RIbeiro (UENF)
Matéria publicada em 21.10.2019
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Tudo no mundo envelhece. Esculturas e pinturas também! Quer dizer, elas se degradam com o passar do tempo, com a exposição à luz, às mudanças de temperatura, à umidade... Para manter as obras de arte em bom estado de conservação entra em cena o restaurador, ou melhor, o conservador-restaurador!
Quem já ouviu falar em Leonardo Da Vinci que dê um sorriso como o da Mona Lisa! Quem são esses? Ora bolas! Da Vinci foi um italiano com muitos talentos. Foi ele quem pintou a famosíssima Mona Lisa! Mas Da Vinci não se limitava à pintura: foi escultor, cientista, inventor... Um homem de muitas habilidades, que nasceu em 1452 e morreu em 1519, há exatos 500 anos. Vamos conhecer mais sobre esse importante nome da arte e da ciência?