Sarampo, poliomielite, caxumba, rubéola… Está pensando que vamos falar apenas sobre doenças? Não! Vamos falar sobre como evitá-las. Você se arrisca a dizer como isso pode ser feito? Acertou quem disse: “tomando vacina”. Atualmente, muitas doenças estão sob controle por causa dos avanços da medicina no desenvolvimento das vacinas. Elas nos livram de epidemias, que é o que acontece quando uma doença se espalha.
Algumas doenças graves, como varíola e sarampo, você conhece apenas de ouvir falar, não é? Pois isso é resultado do trabalho de cientistas que se dedicam a pesquisar como proteger a saúde das pessoas de microrganismos causadores de doenças. Eles criam vacinas contra diferentes vírus e bactérias. Nós tomamos essas vacinas e corremos menos risco de adoecer. Ufa!
Mas as pessoas nem sempre pensaram assim. No século 19, as pessoas resistiam à vacinação por falta de informação. Muita gente se revoltou e não queria tomar vacina, porque não sabia se ela ia mesmo fazer bem. Surgiram muitos boatos e ninguém se entendia.
Michele Gravina,
Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio)
A partir de entrevista com:
Clarissa Damaso,
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho,
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Matéria publicada em 21.11.2018
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.