A Terra é bem grande, e, para sair da superfície, atravessar suas camadas e chegar ao seu ponto central, seria necessário percorrer mais de 6.370 quilômetros. Então, para saber o tipo de material que existe em seu interior, cientistas precisariam fazer um furo muuuito profundo. Haja broca!
O problema nem é somente o comprimento da broca, porque o furo pode ser feito em etapas. O complicado são as condições de pressão e temperatura que seriam encontradas, se fosse possível perfurar tudo isso.
Mas por quais razões alguém iria perfurar a Terra tão profundamente? Muitas! Para conhecer os tipos de rocha existentes, as propriedades mecânicas (resistência, dureza, rigidez…), a pressão e a temperatura em diferentes profundidades. Essas análises permitiriam entender melhor fenômenos como o vulcanismo, os terremotos, a origem de jazidas minerais e de petróleo, entre outros benefícios científicos.
Ótimo! Vamos furar logo? Não dá… O furo mais profundo já realizado na Terra chegou a pouco mais de 12 quilômetros de profundidade, e já foi uma proeza e tanto! Na fronteira da Rússia com a Noruega, na península de Kola, perto do Ártico, o furo de 23 centímetros de diâmetro começou a ser feito em 1970 e só parou em 1994.
É lógico que cientistas queriam mais, afinal de contas 12 quilômetros perto dos 6.370 quilômetros da Terra é muito pouco! Mas foi possível perceber que dificilmente, com a tecnologia existente hoje, conseguiremos um furo muito mais profundo do que este.
De qualquer forma, o furo de Kola trouxe algumas surpresas interessantes: a presença de água e de quantidades consideráveis de hidrogênio em grandes profundidades, fósseis de plâncton a profundidades de seis quilômetros, e a não existência de uma camada de rocha que era esperada aos sete quilômetros de profundidade.
Quer dizer então que nunca vamos saber o que existe no interior da Terra, já que praticamente só “arranhamos a sua casquinha”? Bom, realmente vai ser difícil conseguir uma amostra do que está lá embaixo. Mas temos meios de “enxergar” o que existe usando métodos geofísicos. Preste atenção: da mesma forma que obtemos imagens de um bebê na barriga da mãe durante a gestação, sem mexer nele, podemos obter informações sobre o interior da Terra (e de outros corpos do Sistema Solar) com diversos métodos, como o das ondas sísmicas (análises das vibrações que vêm do interior do planeta), e outros equipamentos e técnicas elaborados para esse tipo de pesquisa. Portanto, podemos esperar por novidades!
Eder Molina
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Universidade de São Paulo
Sou paulista, e já nem lembro quando nasci… Sempre fui curioso sobre o porquê das coisas, e desde criança tinha meu clubinho da ciência. Hoje sou professor de Geofísica e continuo xereta e buscando aprender muitas coisas, principalmente sobre a Terra e o Sistema Solar.
Matéria publicada em 31.10.2023
Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!
Dinossauro nem sempre é sinônimo de grandalhão. Aqui, no Brasil, temos exemplos incríveis desses répteis em tamanho pequeno.
giovanna albuquerque
Oi chc como vai? A matéria ”Um buraco bem fundo ” me encantou, eu amei !
Eu realmente acho impossível cavar um buraco sobre a terra.
um abraço bem forte,
Giovanna
Escola Mercedes Carnevalli Klein
Dia 1 de novenbro de 2023.
Publicado em 1 de novembro de 2023
Manuela Almeida Santos
olá CHC!,
Meu nome é Manuela e tenho 9 anos, estudo no colégio Sagrado Coração de Maria e gostei muito da sua matéria sobre a terra.
Eu não sabia de muitas coisas que você escreveu no texto, achei muito interessante e já estudei sobre terra então conseguir saber mais sobre ela!
Bom foi muito legal falar com você, obrigada pela atenção!!!
Beijos
Manuela
Publicado em 1 de novembro de 2023
alberto nemer
vitoria 1 11 2023
olaa que legal mas talves no futuro chegamos laaaaa!!!!!!!!!!
Publicado em 1 de novembro de 2023
ALUNOS DO 3º ANO A
DESCALVADO, 9 DE NOVEMBRO DE 2023.
EDER MOLINA, DA REVISTA CHC
OLÁ, SOMOS ALUNOS DO 3º ANO A E GOSTAMOS DA MATÉRIA SOBRE A PROFUNDIDADE DO PLANETA TERRA. NA PRÓXIMA MATÉRIA, QUERÍAMOS SABER SOBRE A PROFUNDIDADE DO MAR.
MUITO OBRIGADO E ATÉ BREVE.
ALUNOS DO 3º ANO A.
Publicado em 9 de novembro de 2023
julia spencer oliveira
oia chc
eu nem imaginava a profundidade da Terra.
Amo suas postagens tchau
Publicado em 12 de novembro de 2023