Trabalho em equipe

Seres humanos e animais selvagens podem cooperar de maneiras que você nem imagina!

Diferentes espécies de animais podem cooperar para obter benefícios mútuos, e isso não é lá grande novidade! Mesmo nós, humanos, estabelecemos esse tipo de relacionamento com outros animais, como acontece com as abelhas que polinizam nossos jardins e plantações. Mas nossa cooperação com animais selvagens pode atingir um outro nível, que exige coordenação ativa e voluntária de comportamentos entre as duas espécies.

Imagine, por exemplo, um cavaleiro e seu cavalo. Para trabalharem juntos, eles precisam estar muito sintonizados e compreender os sinais sutis um do outro. Pois saiba que a nossa espécie já conseguiu estabelecer o mesmo tipo de parceria também com diversas espécies de animais selvagens, como lobos, orcas, aves e golfinhos.

Um ótimo exemplo vem do continente africano, de onde se conhece há centenas de anos uma incrível relação entre humanos e uma ave chamada pássaro-do-mel (Indicator indicator). Quando querem coletar mel, as pessoas emitem sons específicos, como assobios ou batuques, que variam dependendo da região na África, mas que são prontamente reconhecidos e atendidos por algum pássaro-do-mel presente nas redondezas. A ave logo inicia a busca por uma colmeia e, ao encontrá-la, emite também piados específicos, que facilitam sua localização pelos humanos. Os coletores de mel afugentam as abelhas com fumaça e abrem a colmeia com facas e machados, deixando para a ave parceira a cera de abelha que ela tanto aprecia.

O pássaro-do-mel ajuda pessoas a encontrar colmeias em troca da cera das abelhas.
Foto Frans Vandewalle/Flickr

Outro caso incrível ocorre no litoral brasileiro. Na região de Laguna, em Santa Catarina, golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) e pescadores cooperam há pelo menos 150 anos. Os golfinhos conduzem grandes cardumes de peixes de águas profundas até o litoral, em direção aos pescadores humanos já devidamente posicionados. Nados rápidos ou batidas vigorosas na água com a cabeça ou a cauda, são os sinais dos golfinhos para que os pescadores lancem suas tarrafas (um tipo de rede de pesca) na água. Estudos de cientistas brasileiros mostraram que os pescadores pegam quatro vezes mais peixes quando contam com a ajuda dos golfinhos, que, por sua vez, apanham os peixes muito mais facilmente quando os cardumes se desfazem, no momento da pesca com tarrafa. Incrível, não?

Pelo menos três espécies de golfinho são conhecidas por pescarem em cooperação com seres humanos, como o botonariz-de-garrafa no litoral de Santa Catarina.
Foto Bianca Romeu/Oregon State University/Flickr