Quando nascemos, o nosso cérebro não é considerado totalmente “pronto”. Ele continua crescendo e se desenvolvendo por muitos e muitos anos. Da gestação até os 3 anos de idade é quando o cérebro mais cresce. Esse período de amadurecimento inicial permite, por exemplo, que a criança se comunique, sente, ande e interaja com as pessoas. Já por volta dos 6 anos de idade, o córtex cerebral (a parte externa que todos chamam de “massa cinzenta”) completa seu desenvolvimento. Essa é a região responsável pela nossa capacidade de falar, prestar atenção numa aula, de usar o lápis para escrever nas linhas de um caderno, entre outras coisas. Na adolescência, por volta dos 14 anos, outras regiões amadurecem, permitindo o controle das emoções. Esse período dura mais tempo. Somente por volta dos 30 anos de idade é que o cérebro humano para de crescer. Acredita?
Priscilla Oliveira Silva Bomfim
Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão
Universidade Federal Fluminense
Você já deve ter andado em um carro, mas duvido que tenha voado em um! Os carros voadores, porém, já são realidade. Trata-se de um tipo novo de veículo que se parece com um carro, mas possui hélices como um helicóptero. São bem parecidos também com um drone, só que maiores, como um carro de verdade, com hélices bem grandes. Outra curiosidade é que eles podem transportar passageiros sem a presença de um piloto. Sim! Eles voam de forma autônoma.
A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronaves) está desenvolvendo o primeiro carro voador do Brasil. Outros estão em construção em países como China e Austrália. O que você acharia de voar de carro por aí?
Kalinka Branco
Laboratório de Sistemas Embarcados Críticos
Departamento de Sistemas de Computação
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Universidade de São Paulo
Emigração e imigração são termos que fazem referência a movimentos de deslocamento de populações no mundo em busca de moradia fixa em outra região ou país. Atualmente cerca de oito bilhões de pessoas habitam nosso planeta, distribuídas por diferentes partes e com situações de vida distintas. É justamente em função destes diferentes contextos que ocorrem as migrações.
Emigração é o movimento de saída do local de moradia em busca de uma nova residência em outra região ou país. Dentre os fatores que levam as pessoas a saírem estão pobreza, desemprego e risco de vida, seja por guerra ou mudanças climáticas.
Já a imigração é o movimento de entrada em uma nova região ou país para estabelecer moradia. Dentre os fatores que mais atraem as pessoas para isso estão melhores oportunidades de emprego, estudo e qualidade de vida, além da própria sobrevivência.
Deborah da Costa Fontenelle
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
(CAp-Uerj)
As frutas produzidas por cada espécie de vegetal passam por seus próprios processos de amadurecimento. E estes processos estão ligados a condições do solo e do clima, como temperatura e volume de chuvas. Há frutas que se dão melhor em estações mais frias e com pouco Sol, por exemplo, enquanto outras precisam de temperaturas mais altas. São as chamadas “frutas da época” ou “frutas da estação”, e é natural que se desenvolvam melhor e captem mais nutrientes do solo em condições favoráveis. Além de serem mais saborosas, seus valores nutricionais também são maiores.
Outro fato importante é que o combate a pragas costuma ser mais intenso em plantações fora de época. Assim, as frutas cultivadas em suas épocas específicas necessitam muito pouco ou nenhum agrotóxico. Viu só? O consumo de frutas da estação é uma maneira saudável e consciente de garantir a sustentabilidade da produção e torná-la mais segura para o planeta!
Ana Paula Gelli de Faria
Departamento de Botânica
Universidade Federal de Juiz de Fora
Matéria publicada em 30.04.2024
Davi e Henrique
Oii, CHC, eu(Davi) junto com meu colega (Henrique), adoramos essa notícia sobre como funciona os nossos cérebros, achamos essa notícia chamativa, por isso que nós escolhemos essa noticia para realizar o trabalho do meu colegio. Nós pedimos mais notícias como essa!
Enzo gabriel
Eu goste
Alunos da Fundação Bradesco_3ºC
Olá, pessoal! Nós, alunos do 3º ano achamos bem legal a invenção do carro voador. Gostaríamos de experimentar andar em, um algum dia. Estamos na torcida para que dê tudo certo, assim conseguiremos chegar mais rápido nos lugares.
serena
Oiii eu e minhas amigas Luana e Isadora viemos falar sobre este tema, que adoramos demais, achamos incrível a forma de como nosso cérebro funciona , a notícia chama muita atenção por ser diferente e para alguns meio confuso e interessante, poderia ter mais informações pela quais ajudassem melhor
TURMA DO 3º ANO B
OLÁ CHC.
HOJE ESTAMOS ESTUDANDO SOBRE CARTA DO LEITOR.
PARABÉNS PELAS NOTÍCIAS.
TURMA DO 3º ANO B, DO COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT
Valentina Boteon.
Olá, eu gostei do carro voador porque seria muito rápido para chegar nos lugares.
Pedro Nelson de Souza
Olá pessoal eu gostei do carro voador.