Cadê a floresta que estava aqui?

A paisagem da Terra mudou muito com a interferência humana. Como assim? Ora, nós eliminamos áreas de floresta para plantar o que comemos, para criar animais, para construir nossas moradias, nossas cidades, as estradas… Também inundamos grandes áreas verdes para construir as usinas hidrelétricas, que geram energia para o nosso bem-estar. Com essas ações, o nosso planeta perdeu e segue perdendo muitos ambientes naturais. Mas como fica o futuro?

Ilustração Mariana Massarani

O nosso planeta é cheio de vida! Há plantas, animais, fungos, bactérias… Há seres adaptados à vida na terra firme, na água e no ar. Todos, não importa a forma ou o tamanho, têm papel importante no seu lugar de origem, isto é, no seu hábitat. Mas, quando nós, humanos, interferimos nesses hábitats, algumas espécies podem perder a capacidade de manter suas populações e, pouco a pouco, desaparecer.

O desaparecimento ou eliminação da espécie e de sua “casa”, ou melhor, do seu ambiente natural, recebe o nome de extirpação da população. Se você pensa que o desaparecimento de algumas plantas ou de alguns animais não é lá coisa muito grave, vamos entender melhor…

Um exemplo dos efeitos da perda do hábitat natural na biodiversidade é quando pensamos em uma floresta que é derrubada e substituída por plantações, pastos, estradas ou construções. Isso aconteceu, por exemplo, de forma drástica nos arredores do Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso. Trinta anos atrás, a região era praticamente toda de florestas. Mas, com o passar do tempo, foram aumentando os desmatamentos, e a paisagem mudou no entorno do Parque. Hoje, o ambiente natural só está preservado lá dentro por se tratar de uma reserva, um espaço protegido da devastação por lei.

Tatiana Motta-Tavares
Carlos Frederico Duarte Rocha
Departamento de Ecologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.