Antropoceno – novo mundo, novo tempo

Mesmo surgindo beeem depois dos outros seres vivos terrestres, nós, humanos, conseguimos mudar o planeta por completo. Essas mudanças foram tão grandes que os cientistas deram um novo nome para o tempo em que estamos vivendo: Antropoceno. O que isso significa?

 

Ilustração Mariana Massarani

 

Vamos começar do começo! A Terra foi formada há aproximadamente 4.5 milhões de anos. Era um planeta sem vida até que por volta de 3 milhões e 800 mil anos surgiram os primeiros seres vivos. Eles eram muito simples, quase todos microscópicos. Mas, com o passar de muito tempo, essas formas de vida foram evoluindo até surgirem os primeiros animais invertebrados, há 650 milhões de anos. Depois, há cerca de 520 milhões de anos, é que apareceram os primeiros vertebrados.

Agora, vamos usar a imaginação! Se a vida da Terra fosse comparada a um ano (365 dias), os primeiros vestígios de vida teriam surgido no finalzinho do mês de fevereiro; os invertebrados, no início do mês de novembro; e os vertebrados, na segunda quinzena de novembro. Opa! E os seres humanos, onde é que entram nessa história?

Bem, a nossa espécie apareceu na superfície da Terra entre 200 mil e 300 mil anos atrás, e só desenvolveu a agricultura há uns 8 mil anos. Então, naquele exercício de comparação do parágrafo anterior, é como se os humanos tivessem surgido na última meia hora do dia 31 de dezembro e tivessem começado a cultivar o solo no último minuto antes do ano novo.

Graciela Arbilla
Instituto de Química,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cleyton Martins da Silva
Universidade Veiga de Almeida

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!