NATURALISTA EM AÇÃO

Outro dia alguém falou: “Vamos brincar de ‘naturalista’?”. Eu pensei: “Melhor não. Nunca ouvi falar nisso…”. Mas aí resolvi pesquisar, e descobri que naturalista é um cientista que estuda as chamadas ciências naturais – a botânica, a zoologia e a geologia. E então me deu uma vontade danada de entrar na brincadeira! Quer brincar também, mas não faz ideia de como começar? Ué! Vamos fazer o que os naturalistas fazem: vamos observar a natureza, anotar de maneira bem detalhada tudo o que nos chamar a atenção, e, a partir dessas observações, vamos construir uma hipótese para, em seguida, testarmos. Coloque um boné e vamos para o jardim, você vai gostar!

Fotos Wikipédia

Você vai precisar de:

• caderno para anotações
  • lápis
  • lente de aumento (uma lupa)
  • câmera fotográfica ou celular

Como fazer?

Caminhe pelo jardim em busca de insetos ou outros pequenos animais que possam estar presentes. À primeira vista pode parecer que não há nenhum animal no jardim, mas, à medida que seus olhos vão se especializando na procura, você vai se surpreender com a quantidade de diferentes animais que verá, especialmente perto das plantas, por baixo das folhas e dentro de flores com pétalas fechadas.

video
play-sharp-fill

Andrea Da Poian,
Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis,
Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aves que semeiam

Sabia que algumas aves têm a capacidade de semear? Vamos descobrir quem são elas e como fazem brotar novas plantas!

Quando as mãos falam

Quem quer saber mais sobre a Libras, a Língua Brasileira de Sinais?