
A Redação
Ciência Hoje das Crianças
Matéria publicada em 08.03.2021
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Você é daquelas pessoas que gostam de questionar tudo à sua volta? Das matérias na escola ao trabalho dos seus pais? Das leis da natureza ao comportamento das outras pessoas? Se, para você, o “porque sim” nunca é suficiente, então é bom considerar com carinho o caminho do estudo da filosofia!
Lá, bem lá dentro de você, vivem pequenos organismos. Eles se concentram nos órgãos que fazem parte da sua digestão, mas a maioria mora mesmo é no seu intestino. São mais de mil espécies de microrganismos trabalhando sem que você desconfie: é a sua microbiota intestinal!
Antas, macacos, morcegos, peixes, aves. Tenho certeza de que você conhece todos esses animais. Mas sabia que, mesmo sem querer, eles podem ser considerados bons jardineiros? As aves, em especial as que se alimentam de frutos, ajudam na reprodução das plantas! Já está imaginando passarinhos cavando o solo e regando sementes? Ah, não é bem assim...
Num tempo em que mulher dirigir carro era raridade, ela foi piloto de avião. E enquanto muitas moças sonhavam com o vestido de noiva ideal, ela era estilista de roupas femininas muito práticas. Para contar suas aventuras, foi também escritora. Estamos falando de alguém que nasceu no final do século 19: Amelia Mary Earhart!
Levanta!!! É hora de sair de casa. Parques, jardins ou aquele terreno baldio pertinho da sua casa podem se transformar em verdadeiros laboratório a céu aberto. Que tal descobrir segredos da natureza que costumam passar despercebidos aos olhos da maioria das pessoas? Vamos sair em campo?
Salve a farofa, a tapioca, o beiju! Salve a mandioca, base de todas essas delícias! Planta muito conhecida e apreciada no Brasil, a mandioca é uma raiz do tipo tuberosa, que armazena nutrientes, tornando-se grande e carnuda. Ela também é muito rica em amido, um tipo de açúcar produzido pelas plantas com a fotossíntese e usado por elas para armazenar energia. Mas, será que outros alimentos que não são raízes também têm muito açúcar? Vamos descobrir!