O superolfato dos cães e gatos é realmente impressionante. Permite, por exemplo, que reconheçam seus tutores mesmo quando perdem a visão e a audição. Nós, humanos, passamos longe dessa sensibilidade olfatória. Mas, como pode? Se o cérebro dos humanos é tão desenvolvido, como cães e gatos são capazes de perceber mais odores do que nós?
Para entender como o sistema olfatório – o sistema sensorial capaz de perceber os diferentes cheiros (ou odores) – se organiza, precisamos viajar do focinho ao cérebro! Topa?
A nossa viagem começa pelo nariz – também conhecido como focinho nos demais mamíferos. Dentro dele há muitas células para detecção de odores. Mas onde elas ficam? Vamos com calma… Você certamente já reparou que, na parte interna do nosso nariz, há pelinhos. Eles têm a função de filtrar a poeira e tentar reter os germes quando respiramos, mas não têm papel algum na percepção de odores. Seguindo pela cavidade nasal, mais acima, está o epitélio olfatório. É nele que estão as células olfatórias, as responsáveis pela detecção de odores.
Cães e gatos não têm pelinhos dentro do nariz como os humanos, mas têm células olfatórias em quantidade muito maior do que as nossas. Podemos imaginar essas células como as cerdas de uma escova de dente. Bem na pontinha delas, ficam os receptores de odores, que são ativados pelas diferentes substâncias químicas dissolvidas no ar.
Cada um dos receptores de odores está preparado para reconhecer uma molécula química específica (é como brincar de lego: a peça tem que encaixar certinho na outra!). Quando isso acontece, uma mensagem é enviada para o cérebro para que seja interpretada. É lá, em regiões específicas, que a percepção do odor acontece. Sim, é no cérebro que se distingue entre o cheiro do tutor, de um alimento ou do caminho de volta para casa, não no nariz!
Nós, humanos, temos aproximadamente 6 milhões de células olfatórias. Já os gatos têm algo entre 40 e 80 milhões, enquanto os cães ganham a disputa, apresentando de 120 a 300 milhões de células olfatórias!
Algumas raças de cães têm o nariz, digamos, diferenciado. Os ossos são organizados de tal maneira que o ar inspirado atinge diferentes regiões nas narinas. É como um túnel onde, numa determinada parte, o teto e o chão ficam mais próximos. Neste trecho, o ar passa bem devagarinho, permanecendo mais tempo em contato com os receptores olfatórios. Assim, eles são estimulados por um período maior de tempo, aumentando a capacidade de reconhecimento de diferentes odores durante o farejamento.
A habilidade de farejar de algumas raças de cães é tão incrível que os torna aptos a trabalhar lado a lado com humanos. É que, como são cães com esse diferencial natural para o farejamento, eles podem ser treinados para encontrar substâncias ilegais, explosivos, resgatar pessoas e até mesmo detectar se uma pessoa tem câncer, através do cheiro da urina dela! Viu só como parecem ser mesmo os melhores amigos do homem?
Já os gatos não parecem ter uma habilidade de detecção de odores tão eficiente como a de algumas raças de cães, mas, sem dúvida, é superior à nossa! Gatos têm a cavidade nasal alongada, o que também facilita que o ar fique mais tempo em contato com as células olfatórias. Além disso, têm uma habilidade muito curiosa de controlar os músculos do nariz, direcionando o ar para áreas específicas, o que colabora para o farejamento aguçado desses animais.
Está sentido cheiro de mais curiosidades no faro de cães e gatos? Pois tem mesmo! Esses animais apresentam uma estrutura chamada órgão vomeronasal, capaz de reconhecer feromônios. Você já ouviu falar nisso?
Feromônios são substâncias químicas liberadas pelo corpo que têm um papel muito importante na comunicação entre indivíduos da mesma espécie e, em alguns casos, com outras também. Eles podem transmitir diversas informações sobre o animal, como seu estado emocional, se está na fase de acasalamento ou se está marcando território, bem como refletir a capacidade de identificação de indivíduos familiares ou estranhos.
O mais incrível é que os feromônios desencadeiam uma resposta emocional inconsciente, que não depende de qualquer aprendizagem prévia. É instintivo: o animal sente o cheiro e sabe como reagir! Isso acontece porque os neurônios do órgão vomeronasal se conectam diretamente a uma parte do cérebro chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções e pelo processamento de estímulos relacionados ao prazer, medo e outros aspectos emocionais.
Será que a percepção de odores explica quando o gato ou o cachorro tem preferência por uma pessoa da família? A resposta é… sim! O corpo de cada um de nós também libera substâncias químicas através da pele e das glândulas de suor. E é curioso que cada pessoa vai liberar uma composição específica, como se fosse a sua identidade em forma de cheiro. Cães e gatos conseguem detectar com facilidade isso, e assim associam cada combinação de “cheiros” a determinada pessoa. Por isso reconhecem todas pessoas da família, especialmente aquela por quem têm preferência.
Além disso, quando interagimos com os animais, seja fazendo um carinho ou uma brincadeira, eles conseguem perceber a mudança no cheiro, e isso representa uma diversão, um momento de afetividade e até mesmo de recompensas.
Parece que, para cães e gatos, um cheirinho pode valer mais do que mil palavras!
Bruna Carneiro
Bruna Oliveira
Priscilla Bomfim
Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências
Universidade Federal Fluminense
Matéria publicada em 01.10.2024
JULIA SANAE
MUITO FOFO
Reginaldo kenes faria Fernandes
! Esses animais apresentam uma estrutura chamada órgão vomeronasal, capaz de reconhecer feromônios. Achei bacana um conhecimento impressionante que jamais imaginei que animais sente mas cheiro do que a gente igual do seu humano sabe diferenciar só pelo suor bacana mesmo,
maria alice santos de oliveira
Hola eu gostei muito dessa materia .
LUCIANO BARRETTO
Eu adoreiiii
Victória D. De Oliveira
Oiee, galera. Amei o texto. Não tenho nenhum animal, mas sei do que se trata. Eu queria fazer um pedido: vocês podem fazer fatos a cachorrinha Laika, a primeira a ir ao espaço? Obrigada.
maria valentina
amei tudo muito legal
Lara
Achei legal dee informar
lana
que coisa fofa
hbb
eeeeeeeeee
fofo
gostei muito e achei muito fofo
fofo
legal
Aline Maria dos Santos
Adoramos! Aqui temos nossos cães Lia e Yuri ❤️
maria valentina
fofinho
Miguel Felipy da Silva
Foi um texto muito bom nome do focinho ao cérebro
Yago Rodrigo Ferreira dos Reis
O texto é muito legal, recomendo!!!, vimos da escola Municipal Beatriz Pampulini. Minas Gerais. Brumadinho.
Alunos do 3 ano B
Olá Yago!
Nós também vimos a reportagem na escola. Somos de Ibiporã, PR, e estudamos na Escola Mário de Menezes. Também gostamos muito desta revista. Abraços, alunos do 3 ° ano B
Miguel Felipy da Silva
Eu gostei muito do texto ele é muito bom nota 10.
ppp
Legal a matéria, mais por que o gato está desvasardo de ser humano?
Reginaldo kenes faria Fernandes
Esse animais apresentam uma estrutura chamado órgão Vomeronasal , capaz de reconhecer fenômenos, muito interessante esse trecho falando do farejamentos do animal , jamais imaginei que e maior cheiro que eles tem diferente da gente consegue detecta seu dono pelo suor
6 ° 04. Escola Beatriz Pampuline
Nome Reginaldo kenes
Prof Amé
Alunos do 3º ano A
Bom dia, CHC!
Somos alunos do colégio Oshiman e estamos no 3º ano, gostamos muito do artigo: do focinho ao cérebro, pois não tínhamos conhecimento sobre o olfato dos cães e gatos.
Adoramos animais! Continuem publicando.
Até mais,
Alunos do 3ºA
Sofia Naomi de Melo Oyama
Olá CHC!Sou Sofia Naomi de Melo Oyama,gostei muito de saber sobre o super olfato dos cães e gatos podem ajudar pessoas.Até mais!
Hadassa Lobo Borges
Ola CHC ! Sou Hadassa , eu gostei muito de saber sobre as habilidades dos caes de cheirar as coisas ! Ate mais !!!
Renan Gabriel
Uma mensagem quente
Olá,pessoal da revista CHC queria dizer que foi incrível descobrir sobre o olfato dos cães e gatos,e queria que vocês falassem sobre os tubarões.Seria incrível se minha carta fosse publicada.
ALINE NUNES DE FARIA PESSOA
Bom dia, CHC!
Somos da escola SESI – ACR de Contagem/MG da Monitoria de Língua Portuguesa do sexto ano. Estamos estudando o gênero textual Comentário de leitor e hoje, 15 de outubro, investigamos o artigo Do focinho ao cérebro.
Aproveitamos para desejar a todos os professores PARABÉNS!!
Abraços e somos muito fãs desta fonte de pesquisa!!
Professora Aline Nunes
ALINE NUNES DE FARIA PESSOA
Bom dia, CHC. Tudo bem ?
Eu sou da monitória de português do sexto ano da escola Sesi ACR.
O artigo “Do fucinho ao cérebro” achei muito interessante que os cães tem suas preferências com as pessoas, eles sentem o cheiro do suor então faz ele gostar por exemplo, mais de mim do que do outro.
ALINE NUNES DE FARIA PESSOA
BOM DIA CHC!
O artigo”Do focinho ao cérebro “ficou interessante e faz sentido que o animal tem cheiro especial, e tem a habilidade de encontrar substancias ilegais so com o cheiro. =) !
BRAYAN VICTOR SILVA QUEIROZ
ALINE NUNES DE FARIA PESSOA
BOM DIA CHC!
O ARTIGO DO FOCINHO AO CÉREBRO achei inpressionante que eles conseguem saber quando tem alguem subterradas.
Mariana .
Ananda Lila
Eu achei a matéria muito interessante e explicativa!!!🐈⬛🐶😽
]alunos do 5 ano b
Bom dia, revista CHC
Somos alunos da escola João Oriani. Gostamos muito do artigo Do Focinho ao cérebro e do super olfato. Aprendemos muitas coisas como o nome do órgão vomeronasal ,
da função dos pelos nos narizes, e de saber que os gatos tem entre 40 e 80 milhões de células olfatórias. Continuem publicando artigos como esse estou ansioso
para os próximos artigos.
Cordialmente,
Alunos do 5 ano B
Bennicio e Ana
Piracicaba , 17 de outubro 2024
Bom dia CHC!
Nos somos os alunos da escola João Oriani . Eu e minha amiga lemos a matéria e adoramos , aprendemos muitas coisas sobre o sistema olfatório dos cães e gatos.
Continuem publicando mais matérias como essas !
Um grande abraço.
Ana e Bennicio
alunos do 5 ano B
Piracicaba, 17 de outubro de 2024
Bom dia CHC!!!
Somos alunos da escola João Oriani e do 5 ano B, gostamos desse artigo. Porque os gatos e cães sentem o olfato de uma longa distância e também conhecemos como os cães são importante na vida dos humanos. Poste mais reportagens como essa e muito legal.
Stephany e Lucas Fogaça
Piracicaba,17 de outubro de 2024
Oi editores da revista CHC.
Eu e meu amigo,somos do 5 ano B da escola João oriani.
Estamos aqui para parabenizar vocês pelo conteúdo.
Gostaríamos que continuassem publicando esse tipo de reportagem.
Com carinho,
Stephany e Lucas Fogaça
WILLIAN E EMILY
PIRACICABA,17 DE OUTUBRO DE 2024
BOM DIA PESSOAL DA CHC.
EU ME CHAMO WILLIAN E MINHA AMIGA SE CHAMA EMILY.
GOSTAMOS MUITO DA REPORTAGEM SOBRE OS CÃES TER MUITOS OLFATOS.
ESTAMOS ANSIOSOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO.
UM GRANDE ABRAÇO.
EMILY E WILLIAN
Maria e Lorrany
Piracicaba 17 de outubro 2024
Bom dia chc
Somos alunas do 5 ano b,escola João Oriani. Piracicaba\SP. Gostamos muito da sua reportagem. Achamos legal os cães sentirem, reconhecerem o seu dono pelo suor .Continuem publicado artigos maravilhosos igual esse.
Um abraço
Lorrany e Maria 5 ano b
beatriz e isabelly
Piracicaba,17 de outubro de 2024.
Ola´ revista CHC!
Hoje eu e minha amiga gostaríamos de comentar sobre a revista.
Amamos aprender como os cães e os
gatos conseguem sentir cheiro das coisas totalmente diferente dos humanos.
Ate´ mais
Beatirz e Isabelly
beatriz e isabelly
Matheus e Luiz
Piracicaba 17 de outubro de 2024
Escola Municipal João Oriani
Ola revista CHC.
Adoramos a revista CHC . Amamos aprender sobre os cães e sobre os gatos, faz mais dessas revistas .
De: Matheus e Luis
Wagner e Felipe
Piracicaba,17 de outubro de 2024
Bom dia pessoal da CHC!
Eu sou o Wagner e o meu amigo se chama Felipe.
Nós adoramos o conteúdo da suas reportagens, super apoiamos a CHC!
Um super abraço,
Wagner e Felipe
jaqueline e beatriz
olá CHC,
somos alunos da escola joão oriani do 5 ano A. Gostamos muito do artigo: do focinho ao cérebro e o que chamou mais nossa atenção foi saber que os cães tem
uma pessoa da familia preferida
UM ABRAÇO CHC
ASS: JAQUELINE E BEATRIZ
Alice Da Costa Estevam
Olá CHC!
Eu sou Alice da Escola João Oriani gostei muito do texto o focinho ao cérebro. Parabéns!
Um Abraco!!
Alice Estevam
GUSTAVO, ENZO WILLIAM
Olá CHC!
Somos alunos da escola João Oriani do 5º ano A. Gostamos muito do artigo: do Focinho ao cérebro o que mais chamou a nossa atenção foi saber que os cães não tem pelo no nariz.
Abraço!!!!!
Turma 5º ano A
Nicollas Forte
Bom dia! CHC,
Somos alunos da escola João Oriani. Gostamos muito do artigo: do focinho ao cérebro, e o que achamos mais legal foi a parte em que fala: sobre as habilidades sobre os cães e gatos. achamos muito bom e iremos trabalhar sobre isso.
Beijos!!!!
Nicolas Forte
Turma 5 ano A
Nicolas Lopes da Silva
Olá CHC!
Somos alunos do 5º ano da escola João Oriani e gostamos muito do artigo CHC. Aprendemos muito sobre focinho ao cérebro foi bom saber que o caẽs tem habilidades de trabalhar
junto com os humanos contribuindo com a nossa sociedade.
Abraços,
Nicolas Lopes da Silva
ana julia santos p
Olá ChC
somos alunos do joão oriani do 5 ano a. gostamos muito do artigo; do fuinho ao cérebro e o que mais chamou atenção foi saber que o cães tem habilidades de trabalhar juntos com os humanos contribuindo com no a nossa sociedade.
abraços
5 ano a
Ana Julia vicente dos santos
olá CHC,
Somos alunos da escola joão oriani do 5 ano A .Gostamos muito do artigo ;do Focinho ao cérebro que mais chamou a nossa atenção foi saber que o cães tem habilidades de trabalhar junto com os humanos contribuindo com a nossa sociedade.
abraços
turma 5 ano A
miguel aguiar
olá!
somos alunos da escola João Oriani do 5 ano A. gostamos muito do artigo: do focinho ao cérebro e o que mais chamou nossa a nossa atenção foi saber que o cães tem habilidade de trabalhar junto com os humanos contribuindo com a nossa sociedade.
abraços!!!!!!!
turma 5 ano A.
Ericka Fernanda Amaral Costa
Ola CHC!
Somos aluno da escola João Oriani 5 ° A, Gostamos muito do artigo: do Focinho ao Cérebro e o que mais chamou a atenção foi saber que os cães não tem pelinho no nariz e que o nariz fica molhadinho
Abraços
Turma 5 ano A
Enzo g mateus
oi bom dia CHC somos alunos da escola João Oriani do 5 ANO A . Gostamos muito do artigo : do focinho ao cérebro o que mais chamou atenção foi saber que os cães tem abilidade de
trabalhar com os humanos contribuindo com a nossa sossiedade
abraços !!!!!!!!!!
Turma do 5 ANO A
Guilherme Henrique
OLÀ,CHC
somos alunos da escola joão Oriani do 5 ano A.amamos muito o artigo:do focinho ao célebro o que mais chamou a atenção de todos foi saber que os cães tem habilidades de ajudar
os humanos contribuindo com a nossa sociedade
abraços!!!
Guilherme Henrique
turma 5 ano a
Davi fernando de jesus moraes
Olá Chc
somos alunos da escola joão oriani do 5ºano a gostamos muito do artigo: do fucinho ao cérebro e o que mais chamou atenção foi saber que os cães tem habilidades de trabalhar junto com os humanos contribuindo com a nossa sociedade.
abraços!!!
turma 5ºano a
miguel dos santos brandao
ola CHC AMEI SEUS ARTIGOS , EU QUERIA QUE VOCES FIZESEM UM ARTIGO DE ANIMAIS EXTINTOS 21/10/2024
Camily Aparecida Dos Santos Silva
Ola, Chc queria dizer que eu gostei muito da noticia voces poderia fazer a noticia dos anime EXEMPLO;NARUTO, LUFFY , BORUTO , KAKASHI , SUKUNA Voces poder fazer de quermandas carro que bateu no poste ou na arvore caminhao que bateu no onibus e ETC se tambem poder fazer de fadas eu vou gosta muito beijos! de CAMILY APARECIDA
VIVIANI SILVÉRIO DE OLIVEIRA
OLÁ CHC
SOMOS ALUNOS DO 3º ANO, DA ESCOLA IMPÉRIO E.P.G, ESTAMOS APRENDENDO SOBRE “CARTA AO LEITOR” E GOSTAMOS MUITO DE ANIMAIS E SABER SOBRE ELES.
CONTINUEM PUBLICANDO MAIS MATÉRIAS ASSIM.
PROFESSORA VIVI E SEUS ALUNOS: ALICE, ALISSON, ANTONI, CECILIA, DANIEL, HELOISA A., HELOISA B., JOÃO PEDRO, LÍVIA C,, LÍVIA Z., LUCAS, LUISA, LUIZ GUILHERME, MARIA EDUARDA E MARIANA.
Alícia Rodrigues Mota justino
Ola galera do chc! Adoro suas revistas,eu tenho 9 anos e vim fazer uma carta para vocês vocês podem fazer uma revista sobres os maustratos dos animais um beijo para todos os funcionários alicia Rodrigues Mota justino 21/10/2024
ALUNOS 3B
22/10/2024
OLÁ, PESSOAL DA CHC!
GOSTAMOS MUITO DO ARTIGO DO FOCINHO AO CÉREBRO, E EM ESPECIAL DAS PARTES QUE FALAM SOBRE DESCOBRIR CÂNCER ATRÁVES DO CHEIRO DA URINA E QUE OS ANIMAIS SENTEM O CHEIRO PELO FOCINHO E DETECTAM O TIPO DE CHEIRO PELO CÉREBRO. GOSTAMOS TAMBÉM QUANDO CONTA QUE O ANIMAL TEM UMA PESSOA FAVORITA.GOSTARÍAMOS DE MAIS ARTIGOS SOBRE ANIMAIS!
UM ABRAÇO!
ALUNOS DO 3B DA ESCOLA LUIZA ELIZA GAIOTTO CORRADI
CERQUILHO – SP
Alunos 4 ano B ESCOLA CARMEM NOGUEIRA NICÁCIO
FRANCA, 23 DE OUTUBRO DE 2024.
CARO EDITOR DA REVISTA CHC.
SOMOS LEITORES DA REVISTA CHC E LEMOS O TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ‘DO FOCINHO AO CÉREBRO’. NOS GOSTAMOS MUITO ,POIS APRENDEMOS SOBRE O OLFATOS DOS ANIMAIS,QUE POSSUEM MAIS CÉLULAS OLFATORIAS QUE AS PESSOAS.QUE OS CÃES PODEM TRABALHAR JUNTO COM OS POLICIAIS E OS BOMBEIROS.
SUGERIMOS QUE PUBLIQUE MAIS SOBRE OS ANIMAIS .
ATENCIOSAMENTE,ALUNOS DO 4 ANO B ESCOLA CARMEM NOGUEIRA NICACIO.
gabriel henrique de oliveira
ola chc adorei essa revista eu adorei e muito legal poderia mandar mais sobre essa revista então com amor gabriel
victoria sophia de lima silva
gostei muito, eu amo cachorrinhos eu tenho uma cachorrinha chamada preta ,eu amo muito muito ela .
Turma do 5º ano "B"
Bom dia CHC!
Nós adoramos ler a matéria sobre o olfato dos cães e gatos, ficamos impressionados em saber o quanto esses animais são superiores aos humanos. Esperamos ler mais novidades com vocês!
Um abraço a todos.
5º ano “B” – EMEF Profª Dirce de Almeida Braga Wrasek
MARIA DE FATIMA LIMA SANTANA
Feira de Santana 25 de outubro de 2024
Prezada editor do jornal chc
Eu me chamo Ana Mel, estudo na Escola Prisma, e quero dar minha opinião sobre a reportagem (do focinho ao cérebro).
Achei essa matéria muito interessante, muito importante, achei muito legal isso dos cães farejador e gostei muito dessa reportagem
Atenciosamente
Ana Mel
Ana Mel Azevedo de Lima
Feira de Santana, 25 de outubro de 2024.
Prezado editor chc.
Eu me chamo Ana Mel, estudo na Escola Prisma. e quero dar minha opinião sobre a reportagem(do focinho ao cérebro).
Achei muito bom ler a matéria sobre olfato de cães e gatos, e fiquei impressionados em saber o quanto esses animais são inteligentes e espertos.
Atenciosamente
Ana Mel
João Gabriel
Feira de Santana,27 de Outubro de 2024
Prezado editor da CHC
Me chamo João Gabriel,sou do 6° da escola Prisma,eu quero dar minha opinião sobre a matéria ” Do focinho ao cérebro “.
Essa matéria trata de um assunto que eu sempre quis saber. Gostei muito da matéria. É um tema bastante relevante para a sociedade moderna , que é cada vez mais sensível aos pets.
Atenciosamente
João Gabriel
Bruna Gabriela Soares Nogueira.
Oi CHC, estudo na escola Prisma e sou do 6° ano.
Achei interessante falar sobre o ofato dos cães e dos gatos, e que eles tem o ofato melhor do que os humanos. E em vez de terem pelos no interior do nariz, possuem uma quantidade maior de células responsáveis.
Alicy
Bom dia CHC!
Eu li a matéria achei muito boa, fiquei muito feliz sabendo mais sobre o olfato dos cães e gatos.Eu não sabia que eles tiram esse surperolfato e olfato tão bom assim!
Espero ler mais novidades!
Um abraço pra todos vcs 😘!
Ana Clara Gonçalves da Silva
Gostei da matéria focinho ao cérebro Foi incrível saber dos cães e gatos são inteligentes! Espero que CHC faça mais artigos como esse.
Valentina e Eyshila
Olá CHC
Somos alunas do Colégio de Ensino Fundamental Anita Garibaldi do RS , gostamos muito do artigo , e descobrimos coisas muito interessantes.
Continue publicando!
3 Ano A
Olá CHC, gostamos muito de seus artigos, achamos interessantes e legais. Na aula de hoje, gostamos de ler sobre as células olfatórias dos cães e gatos.
Até mais!
Alunos 3 ° ano A, Escola Mercimeire.
Sabrina Maryeh Falcão dos Santos
Eu gostei muito, eu recomendo que vocês leiam porque e muito importante saber dessas informações antes de ter um pet, eu gostei muito da matéria e eu acho muito importante saber sobre o sulperolfato dos animais ,e o superolfato dos cães e gatos são realmente importrantes!
Giovana P. Marvila
Eu achei muito legal essa história, descobri que os cães e gatos possuem um superolfato!
Aluizio Neto 6ºA
Achei muito interessante conhecer mais sobre esse assunto, gosto de conhecer sobre esses tipo de conteúdo, acho necessário mais conhecimento como esses
Carlos Eduardo Ramos de Brito Santos
É fascinante como os pets, especialmente cães e gatos, conseguem identificar cada membro da família pelo cheiro. Cada um de nós tem uma combinação única de substâncias químicas na pele e no suor, e isso se torna uma espécie de ‘identidade olfativa’. É impressionante pensar que, enquanto interagimos com nossos animais de estimação, eles não apenas reconhecem nosso cheiro, mas também associam isso a momentos de carinho e diversão. Para eles, um simples cheiro pode transmitir mais do que palavras. Isso realmente mostra o quão especial é a conexão que temos com nossos amigos peludos.
isa
oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
gi
interessante
dri
fofi
Amanda 6 ano A
Achei muito legal esse artigo do focinho ao cérebro. Achei incrível e também acho que trás conhecimento da neurociência.
Marcos Antônio
Eu achei muito legal essa história,descobri que os cães e gatos tem um oufato super bom e eu não sei o que seria o mundo se o mundo já está ruim imagina com o dobro de drogas.
Douglas santos
Eu gostei muito, e recomendo para vocês e leiam isso pois é muito importante para os pets, e eu estou a favor disso pois é melhor para você saber antes de ter um pet.
Samuelc7
Achei muito legal inclusive não sabia que os oufatos dos pets é desse jeitp ja vi que cães são muito esperto e gatos também
Ellen Marcely Rodrigues Brasil
Eu gostei muito desse artigo espero que faça mas amei muito deste artigo do focinho ao cérebro. Achei fofo
Espero que minha professora coloque mas sobre esse assunto.
3ª ano A - E.M. Silvânia Cristina Vendramel Belatti - Floreal/SP.
Olá CHC!
Gostamos muito da artigo do Focinho ao Cérebro, descobrimos muitas coisas no artigo que não sabíamos. Achamos muito interessante descobrir a quantidade de células olfatórias que os seres humanos, gatos e cães têm. Por isso que quando chegamos em casa nossos pets vêm correndo animados para nos encontrar, pois já sentiram nosso cheiro.
Até logo!
maria eduarda silva carvalho
e muito bom e interesante é fofo e bonitinho