No início dos anos 1940, morando nos Estados Unidos, Marie estava com dificuldades em escolher o curso adequado para sua formação profissional. Seu pai, um engenheiro de solos, deixou bem claro que, qualquer que fosse a profissão que ela decidisse seguir, deveria escolher uma que conseguisse exercer, e, mais importante ainda, na qual gostasse de trabalhar. Acontece que, na época, as profissões oferecidas para mulheres eram as de secretária, professora ou enfermeira. Nenhuma delas agradava a Marie, que então se formou em letras e música.
Em 1941, após os Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial e a maior parte dos homens mais jovens do país ter sido convocada para lutar, alguns cursos, até então oferecidos exclusivamente a eles, abriram oportunidades para mulheres. Foi assim que Marie conseguiu se formar em geologia. Em seguida, conquistou uma rara posição profissional em uma companhia de petróleo e aproveitou para fazer também faculdade de matemática.
Trabalhar pesquisando petróleo ainda não era o que Marie queria fazer pelo resto da vida. Então, ela seguiu o conselho do pai e se mudou, em 1948, do estado de Michigan para Nova Iorque, buscando uma carreira que lhe agradasse.
O famoso Museu Americano de História Natural estava oferecendo uma oportunidade de trabalho em paleontologia, mas, ao descobrir que poderia demorar mais de dois anos para se extrair um fóssil de uma rocha, Marie desistiu da ideia e tentou um emprego para técnica de laboratório na Universidade Columbia.
Como tinha conhecimentos de matemática e habilidade com desenho, foi aceita e logo encontrou a profissão de sua vida: a cartografia! Queria desenhar mapas do fundo do mar.
Na época em que Marie trabalhava, pouco se conhecia da estrutura do fundo do oceano. Inicialmente, acreditava-se que fosse algo muito uniforme e plano, mas as primeiras medidas, feitas com pesos, como bolas de canhão amarradas a cordas muito longas, mostraram algo bastante irregular. Então, o mundo submerso passou a ser intrigante…
Com o desenvolvimento de equipamentos como o sonar – uma espécie de aparelho de ultrassom, como os que são usados para ver os bebês dentro da barriga das mulheres –, tornou-se possível investigar e registrar um pouco melhor o fundo oceânico. Muitos dados foram sendo adquiridos, mas precisavam ser representados de maneira consistente. E nisso Marie se mostrou excepcionalmente habilidosa!
Após quase uma década analisando, corrigindo e representando os dados de profundidade do fundo oceânico, Marie desenvolveu uma técnica para completar os dados que faltavam, permitindo visualizar, de forma consistente, as estruturas existentes no fundo do mar.
Esse impulso ao conhecimento submarino dado por Marie não foi algo fácil de ser aceito, especialmente por se tratar de uma época em que poucas mulheres trabalhavam com ciência. E tinha mais: ela não podia participar das expedições para investigação de dados embarcada nos navios, porque acreditava-se que mulher a bordo dava azar. Um completo absurdo!
Após as inúmeras investigações realizadas, já se conheciam as estruturas que existiam no fundo dos oceanos, como montanhas e vales, mas algo específico chamava a atenção: uma enorme cordilheira que serpenteava entre os continentes, indo desde o Ártico até a Antártida.
Marie já havia desenhado esta cordilheira em seus mapas, mas notou algo que ninguém tinha percebido: bem no meio desta cadeia de montanhas submersa, havia uma enorme rachadura, que ela representava nos mapas, mas era obrigada a corrigir, porque seu chefe dizia que era “conversa de mulher”. Ela, então, cuidadosamente analisava os dados e desenhava tudo outra vez, chegando ao mesmo resultado, e levava nova bronca do chefe, porque, se ela estivesse certa, o mundo iria se voltar contra eles!
Por que a descoberta de Marie incomodava tanto? Porque ela descobriu que aquela rachadura era nada mais, nada menos, que mais uma prova para a teoria da deriva continental, apresentada pela primeira vez pelo geólogo alemão Alfred Wegener, em 1912, no seu livro A origem dos continentes. Ele observou que, além da incrível semelhança entre as linhas de costas, como os contornos do Brasil e da África, existiam também muitas semelhanças entre as rochas, fósseis e outras evidências. Com isso, ele concluiu que esses continentes eram um só no passado da Terra, que foram de afastando e formariam um grande quebra-cabeças se tentássemos juntá-los novamente.
Nenhum cientista estadunidense admitia a deriva continental como um fato. Foi preciso que o renomado oceanógrafo francês Jacques Costeau, que também não acreditava na possibilidade de aquilo estar correto, fosse com seu submarino averiguar a estrutura, e a apresentasse ao público, em 1959, comprovando que a “conversa de mulher” de Marie Tharp era uma descoberta científica.
Após sua descoberta ser comprovada, Marie continuou trabalhando na Universidade Columbia até 1983. Mesmo após a aposentadoria seguiu trabalhando com mapas, recebendo, em 1997, o título de umas das quatro maiores cartógrafas do século 20, pelo Congresso dos Estados Unidos. Marie morreu em 2006, aos 86 anos, mas deixou o grande exemplo de que as mulheres podem trabalhar com o que quiserem! Concorda?
Eder Molina
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Universidade de São Paulo
Matéria publicada em 01.03.2024
Sheila Ap. Rodrigues Machado
Boa tarde, CHC, somos alunos do 5* C da E.E. Prof. João Nogueira Lotufo, lemos a reportagem ” a incrível descoberta de Marie Tharp” da edição 352 , e achamos muito INTERESSANTE !!! Foi legal descobrir, um pouco, sobre a vida dela e da sua contribuição nas descobertas sobre o fundo do mar. Seria enriquecedor termos mais informações sobre as outras descobertas que ela fez … atenciosamente
Eder Molina
Obrigado pelo comentário, Sheila. Marie Tharp foi uma cientista batalhadora e brilhante, e vamos tentar no futuro detalhar um pouco mais de suas descobertas e contribuição científica. Fique antenada!
Marcilene dos Santos
Querido Eder, obrigada por contar a história de uma das grandes cientistas de forma tão didática e prazerosa!
Você é incrível!
Beijos geológicos para você!
Eder Molina
Obrigado pelo generoso comentário, Marcilene!
Continue acompanhando a CHC, que está sempre repleta de descobertas interessantes.
Deise
Prof. Eder,
Adorei seu artigo. Sensacional homenagem a Marie Tharp para o Dia das Mulheres. Parabéns pela iniciativa. Vou encaminhar para todas as amigas.
Grande abraço
Eder Molina
Obrigado pelo comentário, Deise. O mérito é todo do pessoal da CHC, que se esmerou em trabalhar o texto e acertou direitinho o lançamento para homenagear as mulheres em seu dia internacional. E, diga-se de passagem, boa parte do corpo editorial que faz este trabalho fantástico é de mulheres! 🙂
Deise
Parabéns Professor Eder. Excelente matéria.
Eder Molina
Obrigado!
🙂
Mateus
Que as mulheres tem direito de trabalhar da escolhida profissão delas
Eder Molina
Concordo plenamente! Além de um direito nato, isso traz imensos benefícios à sociedade civil e científica.
Helena, Miguel, Enzzo é Manuella.
Olá Chc, nós achamos a notícia muito interessante e importante para sociedade. Somos do colégio objetivo sapiens.
Eder Molina
Oi, Helena, Miguel, Enzo e Manuella, muito obrigado por acessarem o texto e pelo comentário. Continuem buscando coisas interessantes na CHC, tem muita coisa boa para aprendermos.
Gabriella, Marcelo, Samuel, Pierre e João Lucas.
Olá Chic, somos alunos do 3° ano da escola objetivo sapiens.
Achamos interessante o assunto sobre as onças e animais predadores.
Publique nossa mensagem.
Altamira-pará
07/03/2024
Eder Molina
Oi, Gabriella, Marcelo, Samuel, Pierre e João Lucas, achei muito legal vocês estarem descobrindo novidades sobre os animais. Que tal uma aventura para conhecer o planeta Terra e seus vizinhos? Busquem no site da CHC, vocês vão encontrar coisas bem interessantes!
Maria Isis, João Rocha, Rafael Damasceno, Sofia Acácio e Heitor Costa.
Olá CHC, somos do colégio objetivo 3° ano fundamental e achamos muito interessante o assunto sobre os fósseis dos escorpiões.
Publiquem nossa mensagem…
Altamira-Pará
Eder Molina
Oi, Maria Isis, João Rocha, Rafael Damasceno, Sofia Acácio e Heitor Costa, tudo bem com vocês?
E eu lá sabia dos fósseis de escorpião??? Agora vou saber, estou indo correndo xeretar na CHC sobre este assunto. Obrigado pela dica!
Marynah da escola e.e. conjunto vida nova 3
Nossa muito interessante saber que Marie tharp descobriu isso sem ela mulheres não seriam o que são hoje
Eder Molina
Oi, Marynah, concordo com você. Com certeza a ciência estaria muito mais avançada se as mulheres tivessem no passado o protagonismo que estão, com justiça, exercendo atualmente. Espero ver teu nome associado a alguma grande contribuição científica em breve! Continue lendo a CHC!
Profª Taynara e alunos do 5ºB
Lins, 11 de março de 2024
Olá revista CHC!
Somos alunos do 5º ano B da escola Walter Cardoso Galati.
Realizamos a leitura da matéria “A incrível descoberta de Marie” da edição 352
Foi muito interessante saber que uma mulher contribuiu nas descobertas do fundo do mar, ainda mais num tempo em que as elas não podiam seguir algumas carreiras e foi nesse exato momento que Marie mostrou que as mulheres podem trabalhar no emprego do seus sonhos.
Gostaríamos que publicassem mais informações sobre mulheres que conquistaram prêmios por suas descobertas.
Abraços
Alunos do 5º ano B
Eder Molina
Olá, Profª Taynara e alunos e alunas do 5ºB! Ficamos felizes com a visita de vocês ao site da CHC.
Em breve devemos conversar sobre a história de outra pesquisadora incrível, que descobriu o que existe no ponto mais profundo do planeta, contrariando todos os cientistas (homens) da época: Inge Lehmann. Fiquem antenados!
Gael de Sá Rodrigues Lopes Borges
Bom dia querida CHC!
Ela foi muito mais muito criticada e depois ela mostrou que as mulheres poderiam ser o que elas quiserem.
Eu concordo muito com isto.
Beijos,
Gael
Eder Molina
Oi, Gael! Toca aqui, concordamos muito nisso!!! 🙂
Theodora
Achei interessante o da Marie
Eder Molina
Oi, Theodora. Ficamos felizes com o teu comentário e tua visita ao site da CHC. Continue buscando informações muito legais e amplie teu conhecimento sobre o fascinante mundo da ciência!
Larissa Morales Bandeira
Olá, revista, CHC
Somos alunos do 5 ano B da escola E.E. Prof.ª Maria Stella de Cerqueira Cesar PEI, gostamos muito da revista e utilizamos ela nas nossas aulas, lemos a matéria “A INCRÍVEL DESCOBERTA DE MARIE THARP” adoramos a matéria, aprendemos muito sobre o oceano e ficamos surpresos em saber como eles faziam o mapeamento do fundo do mar. Além de mostrar que as mulheres podem fazer o que quiserem, ela foi uma mulher muito importante na história. Um grande abraço.
Alunos do 5° ano B – Marília – SP.
13 de março de 2024.
Eder Molina
Oi, Larissa e alunos e alunas do 5° ano B, tudo bem com vocês?
Ficamos felizes em saber que vocês usam as matérias da CHC para se informar e descobrir coisas novas! Realmente, fazer o mapeamento do fundo do oceano nunca foi tarefa fácil, não, os métodos sempre foram muito engenhosos! Aí veio a Marie Tharp, e… puffff! Deu outra cara para o fundo do mar! 🙂
maria clara de gois e gustavo luis
oie eu achei muito legal e queria dar um parabems por esse revista maravilhosa
Eder Molina
Oi, Maria Clara e Gustavo Luis, tudo bem com vocês?
Eu endosso os parabéns de vocês à fantástica equipe da CHC! Esse pessoal arrasa, não???
🙂
Maria clara Gois e Gustavo Luis
Oiê, eu achei a revista muito legal eu queria que vocês publicassem mais matérias assim. Achei interessante por ensinar para as crianças que mulheres também tem direito.
Maria Clara de Gois e Gustavo Luiz 5º A
Escola do Futuro Magali Trevizan
Eder Molina
Oi, Maria Clara de Gois e Gustavo Luiz, tudo bem? Não sei porque, mas o nome de vocês me parece familiar… 😀
Ficamos felizes com os comentários de vocês, continuem se aventurando nas matérias da CHC e enviando comentários e sugestões, por favor! A revista fica muito melhor com vocês!
arthur e Carlos
muito legal ela mostrou que as mulheres podem ser fortes
muito obriga do pela atenção
13|03|2024
Eder Molina
Não é mesmo, Arthur e Carlos??? Concordo!
isabella soares verissimo sophia emanuelly.
Ola revista ciências hoje das crianças
somos alunas da escola magali trevizan de itapevi queremos falar sobre oque achamos da revista (a incrivel descoberta de marie tharp)
Nos gostamos muito da sua revista por que fala que a marie tharp contribuiu com as descobertas do fundo do mar, e tambem nos adimiramos muito com a historia da marie.
tchau obrigada pela atenção,de isabella e sophia emanuelly.
Eder Molina
Oi, Isabella e Sophia Emanuelly, tudo bem com vocês?
A história da Marie é realmente fascinante, não é? Continuem descobrindo coisas interessantes e importantes no site da CHC, e quem sabe no futuro a matéria não será sobre as descobertas de vocês??? 🙂
matheus
achei muito interesante
Eder Molina
Obrigado pelo comentário, Matheus!
Continue buscando informações interessantes na CHC, tem muita coisa boa por aqui!
🙂
gustavo soares da silva
nossa mas q história chique e chocante as mulheres tem direito a tudo falando nesse asunto ja passou o dia da mulher bom para vcs feliz dia internacional da mulher
Eder Molina
Oi, Gustavo, adorei a qualificação da história: chique e chocante!!! 😀
Continue descobrindo coisas muito interessantes no site da CHC, tem muita coisa chique (e algumas chocantes) nele!
matheus
muito INTERESSANTE E TIVERDIDO
Eder Molina
O que você achou mais divertido na matéria, Matheus? Conta pra gente… 🙂
MIGUELITO E BEN
ACHEI MUITO INTERESSANTEE EDUCATIVO CONTINUE ASSIM
Eder Molina
Oi, Miguelito e Ben. Grato pelo comentário. Continuem descobrindo coisas novas e interessantes no site da CHC!
matheus
muita INTELIGENTE DA PARTI DELA
Eder Molina
Oi, Matheus. De fato, a Marie era muito inteligente, como todos nós, e também era muito dedicada, perseverante e trabalhadora, Um exemplo para seguirmos!
MIGUELITO E BEN
LEGAL PARABENS
Eder Molina
Acho que conheço estes dois, o Miguelito e o Ben… 😀 Obrigado pelo comentário, pessoal!
PROFESSORA FÁTIMA AMERICANO
14/03/2024
QUERIDA CHC, ADORAMOS O TEXTO DA “A INCRÍVEL DESCOBERTA DE MARIE THARP”.
FOI UMA INCRÍVEL GEÓLOGA E CARTÓGRAFA OCEANÓGRAFA FEZ DESCOBERTAS MUITO IMPORTANTES.
AGRADECEMOS O CONHECIMENTO
ALUNOS DO 3º ANO B DO COLÉGIO OBJETIVO UNIDADE MAIRIPORÃ.
Eder Molina
Oi, Professora Fátima e pessoal do 3º ano B. Agradecemos a visita ao site da CHC, e esperamos ter vocês conosco sempre, descobrindo coisas interessantes e comentando com a gente!
😉
3º ANO B COLÉGIO OBJETIVO UNIDADE MAIRIPORÃ
14/03/2024
QUERIDA CHC, ADORAMOS O TEXTO DA “A INCRÍVEL DESCOBERTA DE MARIE THARP”.
FOI UMA INCRÍVEL GEÓLOGA E CARTÓGRAFA OCEANÓGRAFA FEZ DESCOBERTAS MUITO IMPORTANTES.
AGRADECEMOS O CONHECIMENTO
ALUNOS DO 3º ANO B DO COLÉGIO OBJETIVO UNIDADE MAIRIPORÃ.
Eder Molina
Agradecemos pelos comentários, pessoal do 3o ano B! Continuem investigando! Tem muita coisa legal na CHC!
Eloah e Luisa
Olá CHC
Nos achamos muito legal, Ela mostrou que todas as mulheres poderiam ser oque quiser.
Um abraço!
Luisa e Eloah
Eder Molina
Oi, Eloah e Luisa, tudo bem? Contem pra gente, e vocês, vão querer exercer que profissão no futuro? Obrigado pelos comentários! 🙂
Alice
Amei a matéria de Marie ela provou que mulher tem poder habilidade e p0tencial.
Sou do Colégio Objetivo Leopoldo Cesar Soares de Caçapava tenho 8 anos.
Eder Molina
Oi, Alice, tudo bem? Meniiiiiiiina, com 8 anos e você já está se tornando uma investigadora científica, descobrindo coisas novas no site da CHC??? Que legal! Continue assim, e mande sempre seus comentários para a gente! 🙂
MAILA E MARINA
Nós gostamos de saber mais sobre o fundo do oceano e gostaríamos de saber um pouco mais sobre a RAIA .
Eder Molina
Oi, Maila e Marina, tudo bem? Não sei muito sobre a raia, não, mas vou correndo buscar no site da CHC informações a respeito!
🙂
Maria Luísa Barros Figueiredo
Meu nome é Maria Luísa Barros Figueiredo e sou de São Luís. Estou no 5° ano e sou estudante do Colégio Literato ,estou fazendo uma pesquisa sobre ciências marinhos e essa pesquisa não é do escola e a
Eder Molina
Oi, Maria Luísa, tudo bem? Espero que você tenha encontrado o que precisava para tua pesquisa. Qualquer coisa, avisa a gente, e tentaremos ajudar!
🙂
julia sudatti
boa tarde c.h.c, sou da escola Pallotti. e estamos trabalhando em ciencias sobre o corpo humano e gostariamos de conhecer mais sobre esse assunto, me encarreguei de contar sobre para vcs. atenciosamente turma 52
Eder Molina
Oi, Julia, que bom tema para uma pesquisa, hein!!! Espero que tenham encontrado bastante material interessante. Ficamos felizes por ter nos informado sobre a pesquisa! 🙂
Isabella Martins 3 ano colégio objetivo
Olá Chc tudo bem eu adorei a descoberta de Marie tharp super interessante esse artigo sério mas muito interessante ?????
Eder Molina
Que bom que você gostou, Isabella!
Continue acompanhando os fantásticos artigos da CHC! 🙂
'PEDRO FELIPE
ESTA MUITO BOM E OTIMO FOI MUITO LEGAL A SUA REVISTA.
Eder Molina
Que ótimo que você gostou, Pedro Felipe!
Continue investigando o site da CHC, tem muita coisa legal nele!
🙂
Bento e Ana Luiza
chc eu e o meu amigo achamos a descoberta muito interessante e incrível por isso nos estamos mandando essa mensagem para vocês com carinho seus amigos Bento e Ana Luiza.
Eder Molina
Agradecemos pelo carinho, Bento e Ana Luisa. Continuem explorando o site da CHC, tem muita coisa muito legal nele!
🙂
lara
EU ACHO QUE E´ MUITO LEGAL E ANTIGO DIVERTIDO
Eder Molina
Que bom que você gostou, Iara!
🙂
davi berki
eu aprendi tudo por causa da historia muito obrigado achei muito legal
Silas
ola´ CHC eu acho que suas materias sao muito importantes para a sociedade sou do colegio SESI OTONI ALVES tchau.
SILAS
se voces poderem me responder eu ficaria honrrado muito obrigado por o comentario a cima
Eder Molina
Oi, Silas. Nós é que ficamos honrados com tua contribuição para a CHC com teu comentário! 😉
Abraços
Alunos do 5º B - E. E. José Ariano Rodrigues - Lins/SP
Lins, 21 de março de 2024
Olá, pessoal da revista CHC!
Somos alunos do 5º ano B da E. E. José Ariano Rodrigues e lemos o artigo “A incrível descoberta de Marie Tharp”.
Muito interessante saber sobre as descobertas dessa incrível mulher que desafiou o preconceito de uma época em que mulheres não eram aceitas em muitas profissões. Ela contribuiu para diminuir esse preconceito e para os conhecimentos que temos hoje sobre o fundo dos oceanos.
Gostaríamos de saber mais sobre o passado dessa grande cartógrafa, se for possível.
Obrigado pelas informações.
Atenciosamente,
5º ano B -E. E. José Ariano Rodrigues – Lins/SP
Eder Molina
Olá, alunos do 5º B – E. E. José Ariano Rodrigues – Lins/SP. Fiquei feliz com o comentário de vocês, e vou providenciar algum material adicional e enviar à escola de vocês.
Continuem investigando o site da CHC, tem muita coisa boa para vocês.
😀
ALUNOS DO 5ºA
OLÁ REVISTA CHC!! TUDO BEM COM VOCÊS? NÓS SOMOS ALUNOS DO 5º ANO A DA EMEFEI IRAÍDES, PROFESSEORA: LETÍCIA E BEATRIZ, DA CIDADE DE SANTA BÁRBARA D’OESTE, EM SP.
EM NOSSA ESCOLA, TEMOS MUITAS REVISTAS DA CHC, E GOSTAMOS MUITO DE LER!
ACHAMOS MUITO LEGAL A REPORTAGEM SOBRE A INCRÍVEL DESCOBERTA DE MARIE THARP, DA EDIÇÃO 352. ACHAMOS UMA INJUSTIÇA AS MULHERES ANTIGAMENTE TER APENAS 3 OU 4 OPÇÕES DE TRABALHO, E NÃO PODEREM ENTRAR EM BARCOS POIS ACHAVAM QUE A PRESENÇA DA MULHER DAVA AZAR! MESMO ASSIM, ELA NÃO DESISTIU E CONSEGUIU SER O QUE ELA QUERIA E FAZER UMA GRANDE DESCOBERTA!
GOSTARIAMOS QUE VOCÊS ESCREVESSEM SOBRE COMO SURGIRAM OS PRIMEIROS MAPAS!
UM GRANDE ABRAÇO PARA TODA EQUIPE!
Eder Molina
Olá, ALUNOS DO 5º ANO A DA EMEFEI IRAÍDES E PROFESSORAS LETÍCIA E BEATRIZ, DA CIDADE DE SANTA BÁRBARA D’OESTE, EM SP. Fiquei muito feliz com o retorno de vocês sobre a matéria. Infelizmente a elaboração de mapas foge à minha alçada, eu mal sei desenhar uma linha reta com uma régua, mas procurem no site da CHC que com certeza vocês encontrarão algo relacionado.
😉
Alunos do 5º A - Emefei Iraídes - S.B.O
Olá revista CHC! Somos alunos do 5º A da EMEFEI “Iraídes Ferreira Lourenço”, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, em SP. Amamos a revista CHC, nossa professora sempre lê textos de vcs para nós, e temos muitas revistas na nossa sala de aula, e lemos toda semana. Gostamos muito da matéria sobre a Marie Tharp, e achamos uma injustiça as mulheres não poderem ter mais opções de emprego naquela época, e que não podiam entrar em barcos pois achavam que dava azar… Mas ela superou tudo isso e conseguiu fazer uma grande descoberta que foi importante para todo mundo.
Queríamos que vcs fizessem uma reportagem sobre como surgiram os primeiros mapas!
Esperamos que nossa mensagem seja respondida! =)
Um grande abraço para toda a equipe da CHC!
Professora Letícia e alunos do 5º A!
Eder Molina
Oi, professora Letícia e alunos do 5oA, tudo bem com vocês?
Desculpem-me, só consegui responder agora…
Sobre o pedido de vocês, acredito que na CHC já exista algo sobre a elaboração dos primeiros mapas. Eu acho isso fascinante, mas não é minha área de especialidade, então nem vou me aventurar a tentar um palpite.
🙂
Lilajupter
Achei Marie muito corajosa e uma boa influência. Ela mostrou que todo o mundo pode realizar seus sonhos.
Eder Molina
Concordo, Lila! Adoro a história dela!
🙂