Quem navega pelo rio Paraíba do Sul, lá pelas bandas da cidade de Campos dos Goytacazes, tem que ficar alerta com o Ururau da Lapa. Quem é? Um jacaré gigante, que assombra quem passeia por aquelas águas.
Reza a lenda que, há mais de 200 anos, por volta de 1800, um pescador fazia a travessia pelo rio, passando muito próximo ao Cais da Lapa, onde existia um convento. Muito cansado, depois de levar um carregamento de açúcar para outra cidade, ele decidiu fazer o que para relaxar? Pescar!
Jogou a âncora, preparou a vara de pesca, colocou isca e ficou quieto, aguardando um peixe mordiscar o anzol. Com a paciência que só os pescadores têm, esperou por horas. Já estava cochilando, quando sentiu um puxão. Pela força, o peixe era dos grandes! Segurou a vara com força e pegou uma faca para cortar a linha, temendo que o barco tombasse. Não deu tempo… Veio um puxão mais forte e uma enorme criatura saltou da água. O pescador, sem querer, feriu os olhos do bicho, que revidou, arrancando um braço dele.
De tanta dor, o pescador desmaiou. Entrou em um sono profundo e só acordou três dias depois, no convento. Ao abrir os olhos, relembrou o combate que teve com o bicho e deu salto da cama. Olhou para seu braço, que estava no lugar: ufa! Não entendendo nada, foi embora do convento, deixando muitos quilos de açúcar que ainda restavam em seu barco para as freiras, como forma de agradecimento.
Chegando em casa, o pescador narrou sua aventura para os amigos da aldeia. Muitos achavam que era só mais uma história de pescador, mas uma senhora lhe disse:
– Você esteve com o Ururau, um jacaré gigante, guardião do convento. Dizem que é a madre superiora, que se transforma no animal para proteger as freiras!
Pelo sim pelo não, ninguém daquela aldeia nunca mais navegou pelas proximidades do convento.
*Campos dos Goytacazes é um município do estado do Rio de Janeiro, banhado pelo Rio Paraíba do Sul. Em suas águas, muitas histórias nasceram. Este conto foi livremente adaptado pela CHC, mas você pode ler outra versão em: https://cadernosdomundointeiro.com.br/pdf/Contos-populares-do-Brasil-2a-edicao-Cadernos-do-Mundo-Inteiro.pdf
Matéria publicada em 04.08.2021
AIVILLA de Melo Almeida Ávila
Eu simplesmente amei a matéria pois amooo mistérios magia e animais místicos !!!??
Letícia Fernandes
Q p0rr4 doi essa, assim, sem ofensas e tals, mais essa não é a história original, eu sou de campos, eu sei disso.
Rafael S.
Olá, pessoal da CHC 323. Amei a leitura, me deu até arrepios! O mundo animal é tão curioso que até parece que agente quer ser animal.
???
Gabriel Pereira Montagner
Olá! sou o Gabriel moro em São Bernardo do Campo, São Paulo. Hoje eu li a revista da CHC 323. Achei bem legal, quando acabou fiquei até triste de tão interessante 😉 A matéria conta a lenda de um jacaré gigante chamado: Ururau na lapa, que assombrava quem passava pelo rio. Sugiro que continuem escrevendo sobre contos. Obrigado. Abraço.
Giovanna
Amei sem palavras
Vinícius Hildebrando Santos
sou Vasco
João Vitor Paulo de Oliveira
Boa tarde umas histórias e entressantte e criativa adore
Fernanda Santos
Olá chc, gostei da lenda é muito legal . Beijos.
Fernanda Santos .RJ
Professora Ingrid e alunos do 3º ano B
Somos alunos do Colégio Salesiano São José de Sorocaba.
Gostamos muito da história do Ururau da Lapa, pois não conhecíamos essa lenda.
É verdade que o Ururau existe? Alguém já viu um bicho desses?
Gostaríamos de ouvir mais lendas pouco contadas como essa.
Estamos estudando sobre carta ao leitor e ficaríamos muito felizes com uma resposta.
Um abraço da turma do 3º ano B e Prof. Ingrid Pires Camargo Silva.
silvia
Nossa que história interessante!
Nia Rodrigues
Sugiro, que a pessoa que escreveu essa história, pesquise mais, pós a história não é essa.
Rita Linhares
Sou de Campos dos Goytacazes e posso afirmar que não foi bem isso que aconteceu. Rsssss
O que se conta é que um jovem pobre se apaixonou por uma moça rica e o pai dela não admitiu o romance. Levou- a para o convento da Lapa e sabendo que o jovem tentou vê – lá mandou matar o coitado e jogar o corpo no rio Paraíba. Ele misteriosamente ele se transformou num jacaré enorme , que vive embaixo de um sino…. e em toda noite de lua cheia vem até a margem esperar sua amada. ?
Sofia Barreto Macedo
Eu amei a historia apesar das pessoas falarem que a historia n e essa, eu achei que teve muita criatividade.
Cleiton
Sou campista e desde criança ouço essa lenda do uruau