Eles são pequeninos, parecem inofensivos, mas podem ser perigosos quando se sentem ameaçados. Falamos sobre os escorpiões, que são integrantes da classe dos aracnídeos, e, portanto, primos das aranhas. O aparecimento desses animais nas cidades, dentro das casas, nos quintais, vem acontecendo cada vez mais. O aumento desse encontro inesperado de humanos com escorpiões tem preocupado os profissionais de saúde, porque eles podem provocar acidentes e, algumas vezes, até a morte, se não houver atendimento médico rápido. Mas, nada de pânico: a melhor prevenção é a informação!
Ilustração Daniel Bueno
Os escorpiões são um dos aracnídeos mais antigos que se conhece. Assim como suas primas aranhas, os escorpiões têm veneno. E possuem uma estrutura para injetá-lo, o popular ferrão. Fica na ponta da cauda e serve para matar suas presas para se alimentar. Entre os animais que são comidos pelos escorpiões estão as baratas.
Os escorpiões medem entre 10 e 12 centímetros de comprimento. São animais noturnos. Quando estão fora de seus esconderijos durante o dia, são lentos (ou sonolentos). Ao despertarem, fogem rumo a um lugar seguro para se esconder. À noite, quando estão prontos para caçar, são ligeiros. Normalmente não são agressivos. O problema está em encostar neles. Para se defender, podem injetar seu veneno.
Claudio Machado
Instituto Vital Brazil