O velho do mar

Parentes distantes dos camarões, os Trilobitas dominaram os oceanos por centenas de milhares de anos

Reprodução que mostra um grupo de Trilobitas.
Ilustração Nato Gomes

Ficha Técnica

Nome: Trilobita
Origem: oceanos
Tamanho: de 1,5 milímetros a 80 centímetros
Peso: desconhecido
Época em que viveu: de 521 a 250 milhões de anos atrás (períodos Cambriano a Permiano)

Quando se fala em animais extintos e fósseis, logo se pensa nos dinossauros ou nos grandes mamíferos que viveram há milhões de anos. No entanto, a riqueza de formas de vida que já habitou a Terra é muito maior do que podemos imaginar. Muitos dos fósseis encontrados em escavações pertencem a animais muito pequenos, invertebrados, ou seja, sem coluna vertebral e ossos. Um exemplo é um grupo de artrópodes “primos” dos aracnídeos (como as aranhas), dos crustáceos (como os camarões), insetos e centopeias. Eles viveram há cerca de 500 milhões de anos e dominaram o ambiente marinho por muito tempo. Foram batizados de Trilobitas, por possuírem o corpo dividido em três partes bem distintas: cabeça, tórax e cauda (ou pigídio). Os Trilobitas são, dentre os artrópodes conhecidos, os mais antigos, e habitaram as águas do planeta por cerca de 350 milhões de anos.

Fóssil da espécie Cheirurus ingricus, que surgiu há 500 milhões de anos e desapareceu há 390 milhões de anos, aproximadamente.
Foto Tim Evanson/Flickr