Onde fica a maior cadeia de montanhas do mundo? Nas profundezas do oceano! Mais especificamente no fundo do oceano Atlântico. Essa é só uma amostra do mundo incrível que existe debaixo dessa água salgada.
O Atlântico é o oceano que banha o Brasil, e é o segundo maior oceano da Terra! Vamos dar um mergulhinho nessas curiosidades?
Luiz Eduardo de Oliveira Gomes e Angelo Fraga Bernardino
Pesquisa Ecológica de Longa Duração Habitats Costeiros do Espírito Santo
Departamento de Oceanografia e Ecologia
Universidade Federal do Espírito Santo
Matéria publicada em 26.04.2021
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Você é daqueles que adora dar um mergulho para se refrescar quando está calor? Por acaso a água é o lugar onde você se sente mais à vontade? Então a primeira coisa a fazer é aprender a nadar! Além de tornar seus mergulhos mais seguros, essa habilidade pode fazer de você um atleta profissional. Seja no mar, nos rios, nos lagos ou nas piscinas, o nado é a base para muitos esportes.
Se alguém lhe contasse que é possível ter uma fazenda debaixo d’água, você acreditaria? E se chegasse a notícia de que a energia elétrica pode ser gerada com o vento que sopra sobre o oceano, você duvidaria? Pois tudo isso é verdade! Quer saber mais sobre estes e outros tesouros do mar? Prenda a respiração e mergulhe na leitura!
Dá para imaginar que existia refrigerante no tempo em que os portugueses chegaram às nossas terras? Pois, segure o queixo: existia sim! A bebida fermentada chamada aluá fazia muito sucesso nas ruas e festas do período colonial do Brasil. A mistura de casca de fruta, água e açúcar começava a apresentar pequenas bolhas, como os refrigerantes que conhecemos. Mágica? Que nada! Microrganismos mesmo!
Diz uma brincadeira antiga que, se uma pessoa garante que já viu um fantasma, ou é muito corajosa ou muito mentirosa. Mas pode apostar que você já ficou cara a cara com um fantasma na sua própria casa! Por incrível que parece, é um fantasma diminuto, porque tem cerca de um milímetro e meio de comprimento. É a formiga-fantasma!