
► 1 prato
► 1 balão de gás
► orégano
Matéria publicada em 04.02.2020
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Você já deve ter visto. Ele é de tamanho médio. Quando adulto, tem um penteado engraçado: um grande topete, que parece arte de cabeleireiro! É um tanto levado. Anda pelo chão, pelos fios elétricos, nas árvores... Consegue caminhar em pé, com as patas traseiras no chão e as mãos livres, muitas vezes segurando comida, que ele pode ter roubado da mesa de alguém.
Mesmo surgindo beeem depois dos outros seres vivos terrestres, nós, humanos, conseguimos mudar o planeta por completo. Essas mudanças foram tão grandes que os cientistas deram um novo nome para o tempo em que estamos vivendo: Antropoceno. O que isso significa?
Levanta!!! É hora de sair de casa. Parques, jardins ou aquele terreno baldio pertinho da sua casa podem se transformar em verdadeiros laboratório a céu aberto. Que tal descobrir segredos da natureza que costumam passar despercebidos aos olhos da maioria das pessoas? Vamos sair em campo?
Salve a farofa, a tapioca, o beiju! Salve a mandioca, base de todas essas delícias! Planta muito conhecida e apreciada no Brasil, a mandioca é uma raiz do tipo tuberosa, que armazena nutrientes, tornando-se grande e carnuda. Ela também é muito rica em amido, um tipo de açúcar produzido pelas plantas com a fotossíntese e usado por elas para armazenar energia. Mas, será que outros alimentos que não são raízes também têm muito açúcar? Vamos descobrir!