Para além da aparência, que costuma assustar muita gente, crocodilos e jacarés são peças muito importantes no quebra-cabeça da natureza. Eles ocupam o topo da cadeia alimentar e, ao se alimentarem de insetos, peixes, aves e mamíferos, ajudam a manter o equilíbrio dessas populações em rios e lagos.
Apesar dessa grande importância para os ecossistemas aquáticos, as populações de algumas espécies de crocodilianos estão reduzindo a cada ano, ameaçadas por fatores como a caça e a destruição de seus habitats. Mas, na Austrália, há uma espécie de crocodilo ameaçada por um inimigo que você não vai acreditar: o sapo-cururu!
Bem, assim como os crocodilos, sapos também desempenham funções ecológicas muito importantes – desde que estejam em seus habitats naturais! Acontece que uma espécie de cururu, nativa da América do Sul, foi levada para a Austrália décadas atrás para combater besouros que estavam prejudicando plantações de cana. Mas o plano deu muito errado. Além de não eliminarem os besouros, os cururus se tornaram uma nova praga!
E, como os cururus não têm predadores naturais na Austrália, o número de sapos não para de aumentar e se espalhar por aquele país. Alguns predadores tentam comê-los, mas como não têm defesas contra as toxinas do sapo, acabam morrendo envenenados. É assim que os crocodilos australianos estão se dando muito mal.
Os cientistas ainda não descobriram uma forma eficaz de eliminar ou controlar a populações de cururus, então pensaram: e se ensinarmos os predadores a evitarem os sapos? Com esse objetivo, eles oferecem aos crocodilos carcaças de sapos sem as glândulas de veneno, mas recheadas com uma substância de sabor muito ruim, porém inofensiva. Após algumas tentativas de comer esse lanchinho desagradável, os crocodilos acabam aprendendo a evitar os sapos. Com essa “reeducação alimentar”, os cientistas já conseguiram reduzir as mortes de crocodilos por envenenamento quase totalmente em algumas áreas.
Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,
Universidade Federal de São Carlos
Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.
Matéria publicada em 04.10.2024