A origem do Sol

*Mito Tikuna

Ilustração Bruna Assis Brasil

Essa história vem da região amazônica. Ela conta que o Sol, esse que brilha no céu, já foi um rapaz forte e muito bonito. Aconteceu assim…

Há muitos e muitos anos, houve uma festa na aldeia onde um lindo rapaz morava, a “festa da moça nova”, um ritual que celebra a passagem das meninas indígenas de crianças a “moças” ou “jovens mulheres”. Era dia de música, dança, bebida e comida à vontade. E todos, é claro, caprichariam nas pinturas do corpo com a tinta vermelha a base de urucum, fruto do urucuzeiro.

Pois bem, o belo rapaz quis ajudar sua tia no preparo da tinta. Entrou na mata, trouxe madeira vermelha de muirapiranga, cortou a lenha e acendeu o fogo, no qual a velha senhora pôs a ferver o urucum para que todos pudessem se pintar. Mas a tia do moço não era uma pessoa muito feliz. Era maldosa e ranzinza. O rapaz se dedicava à tarefa de buscar mais e mais lenha para o fogo e, mesmo assim, ela não parava de reclamar.

Admirado com o caldo vermelho borbulhando, ele perguntou à tia se poderia provar da tinta. A mulher impaciente disse que sim. Insistiu para ele beber uma grande quantidade, garantindo que o gosto era bom e que não lhe faria mal. No fundo, porém, ela queria que ele passasse mal, fosse embora logo e a deixasse sozinha.

O rapaz bebeu e, conforme engolia a tinta quente, ia ficando vermelho, cada vez mais vermelho, extremamente vermelho, até que ficou em chamas! A tia, espantada, viu o sobrinho virar uma bola de fogo, subir ao céu e sumir entre as nuvens.

E foi assim que um jovem indígena se tornou o Sol, que aquece e ilumina o mundo todo.

*Essa lenda tem origem entre os Tikuna (ou Tukuna), o mais numeroso povo indígena da Amazônia brasileira. A região que ocupam fica na fronteira com o Peru, próximo ao Vale do Rio Solimões, no estado do Amazonas.

Matéria publicada em 05.04.2023

COMENTÁRIOS

  • Marcelo

    Muito interessante!

    Publicado em 30 de agosto de 2023 Responder

  • ESCOLA CASA VIA MAGIA LTDA

    Somos alunas do 4º ano da Via Magia, e gostamos muito da lenda. Porque achamos um jeito original de explicar a origem do Sol.

    Publicado em 30 de outubro de 2023 Responder

  • manuela maia serra almeida cruz

    olá, sou aluna do 3º ano c, eu ami como os indíginas pensão sobre a origem do sol

    Publicado em 17 de abril de 2024 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!