Você sabe quando nasceu? Que pergunta… O registro está na sua certidão de nascimento. E, fazendo uma conta rápida, é possível descobrir a sua idade. Mas, no caso da Terra, como podemos saber quantos anos ela tem?
As primeiras tentativas de estimar a idade da Terra não foram científicas, levaram em conta a Bíblia e outros textos religiosos, e geraram pelo menos um resultado surpreendente, de tão preciso que pretendia ser: a Terra teria sido criada em 22 de outubro do ano 4004 antes de Cristo, às seis horas da tarde – escreveu o arcebispo irlandês Ussher em sua obra publicada em 1650.
Para a ciência, em se tratando da Terra, o caminho natural foi investigar as camadas de rocha que se acumulavam umas sobre as outras. Assim, as camadas mais profundas do planeta seriam mais antigas, e sobre elas seriam sobrepostas camadas mais jovens. A busca pelo início desse processo, no final do século 18, levou a uma conclusão interessante: não era possível indicar uma data de início para o planeta, porque sempre havia uma camada mais profunda e antiga, e existia um limite para a profundidade que se podia investigar.
Ideias diversas continuaram surgindo para estimar a idade da Terra. Até que, no final do século 19, uma delas se destacou: a Terra teria se formado a partir de um estado incandescente – como o magma dos vulcões. A partir de então, foi calculado o tempo para que a temperatura chegasse a um nível aceitável para o planeta ser habitável. O resultado? Algo em torno de 100 milhões de anos! Acha muito? Alguns geólogos acreditavam que era pouco…
Como a ciência é algo vivo, ainda no século 19, descobriu-se um fenômeno que anularia o recente cálculo da idade da Terra e levaria a um valor mais preciso: a radioatividade. Ela possibilitou o estudo de diferentes rochas do planeta (na verdade, dos elementos químicos que as formavam) e a conclusão foi que muitas rochas tinham centenas de milhões de anos, algumas até alguns bilhões de anos!
Mas ainda havia um problema: como a superfície da Terra esteve em constante modificação ao longo de sua existência, não seria possível, em princípio, encontrar uma rocha preservada que pudesse fornecer a idade do planeta. Algumas rochas chegam a fornecer o valor de pouco mais de 3,5 bilhões de anos, mas ainda não são as rochas do início da formação da Terra. Quer saber de onde veio a resposta? Do espaço!
Ganhou força uma hipótese de que os corpos do Sistema Solar se formaram na mesma época. Como comprová-la? Analisando meteoritos (pedaços de rochas que têm origem no espaço sideral). Os resultados dessas análises, aceitos por cientistas do mundo todo, indicam que o nosso planeta tem cerca de 4 bilhões e 600 milhões de anos – ou 4,6 bilhões de anos. Rochas da Lua e de Marte apresentam uma idade equivalente. Resumo da história: a Terra é bem velhinha. Hummm… Será? E o Universo, quantos anos tem?
Eder Molina
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Universidade de São Paulo
Sou paulista, e já nem lembro quando nasci… Sempre fui curioso sobre o porquê das coisas, e desde criança tinha meu clubinho da ciência. Hoje sou professor de Geofísica e continuo xereta e buscando aprender muitas coisas, principalmente sobre a Terra e o Sistema Solar.
Matéria publicada em 31.07.2023
Kauã Araujo da Silva
achei algo muito interessante falar sobre a idade da terra é supre-endente e é claro que foi uma experiencia muito boa espero que no futuro possamos descobrir a idade da terra assim como tambem a de marte e da nossa lua.
Eder Molina
Continuamos na investigação para descobrir a idade e as características dos corpos do Sistema Solar, Kauã! Confira sempre nas edições da CHC.
Diego Miguel da Silva Ferreira
eu achei muito interessante falar sobre a idade da terra
Eder Molina
É bem legal descobrir coisas novas, não, Diego?
🙂
Kauã Araujo da Silva
eu tam bem
Kauã Araujo da Silva
foi algo muito interessante achei muito bom o assunto da terra espero no futuro proximo que nós consigamos descobrir a idade da terra e quem sabe da lua e de marte algum dia.
Kauã Araujo da Silva
Sou Kauã aluno da escola Magali Trevizan Proença de Almeida em Itapevi sp
Eu acredito que possamos no futuro descobrir a idade do nosso planeta terra e quem sabe de outros tambem pois nossa ciencia esta cada vez mais se aproximando de descobertas maravilhosas muito obrigado pela informação e agradeço a o jornal por nos fornecer essas noticias
Eder Molina
Continue conosco, explorando a CHC, Kauã!
🙂
Diego Miguel da Silva Ferreira
Sou diego aluno da escola Magali Trevizan Proença de Almeida em Itapevi sp
Essa isperiensia foi muito boa o assunto foi
muito bom descobri esperiensia muito boa
que nao sabia agradeço o jornal
Eder Molina
Agradecemos por tua visita ao site da CHC e por seu comentário, Diego!
Continue explorando a CHC, tem muita coisa boa para você descobrir.
😉
Diego Miguel da Silva Ferreira
Sou DIego aluno da escola Magali Trevizan Proença de Almeida em Itapevi sp
Essa isperienxia foi muito boa o assunto foi
muito bom descobri esperiensia muito boa
que nao sabia agradeço o jornal
João Carlos Falcão Pimenta de Aguiar
Olá galera da chc, gostei muito sobre o resumo da idade da terra. Fiquei impressionado quando descobri que a TERRA tem 4,6 bilhões de anos.
Eder Molina
É até difícil entender quão grande é este número, não, João Carlos?
😮
Clara dos Santos Barro
Muito bom
Adorei o capricho !!!!
Eder Molina
O pessoal da CHC trabalha com afinco para entregar sempre um material de primeira, caprichado, Clara! Continue explorando a CHC!
🙂
Alice junqueira
A idade da terra ?
Oi, CHC queria dizer que eu adorei a revista a cidade da terra que me interessei muito e queria para ter mais conteúdos e eu queria muito, muito mesmo saber a idade da terra
Espero que você responda um beijos CHC
Eder Molina
Agora você já sabe a idade da Terra, Alice. Que tal descobrir mais coisas sobre ela na CHC?
🙂
Raissa?✨
Oii, CHC li a matéria idade da terra
Achei super legal?
Porque descobri quantoos anos tem a terra….na real não tem a idade certa, mas ela parece ser muito, mas muito velha,
mas então foi isso ate a proxima…. tchau
Bjs❤️✨ do Colégio Literato São Luis /Maranhão?
Eder Molina
É, Raissa, a Terra é bem velhinha… mas o Universo é bem mais velho!!!
😮
Alice junqueira
A idade da terra?
Oi, CHC eu adorei sua revista a idade da terra me enteressei muito, por favor botar mais conteúdos, mas eu acho que a terra nao tem idade, mas deve ser bem velha.
Tchau ate a proxima espero que você me responda
Vitória
Gostei MUITO MUITO MUIIITISSIMO MESMO! É sempre bom saber sobre a Terra,e é bom saber que ela é uma velhinha hahaha! Beijos!❤️
Eder Molina
Além de velhinha, a Terra passou por muitas experiências, Vitória. Muitas destas experiências estão registradas, basta a gente saber “ler a Terra”…
🙂
Helena
oi chc eu amei a publicação da idade da terra eu achei muito interessante que a terra faz aniversário e que ela tem 4 bilhões e 600 milhões de anos ou 4,6 bilhões de anos, e eu tenho uma dúvida sobre as pedras se os cientistas já souberem sobre as pedras vocês podiam publicar um tema só sobre as pedras. Tchau CHC
assinado:Helena
Luca Temponi
Olá pessoal da CHC!
Aqui é o Luca de BH, tenho 9 anos e estudo no Colégio Batista. Gostei muito do artigo “A idade da Terra”, pois revela como os cientistas descobriram a idade do nosso planeta. Adorei saber que as rochas e os espaço sideral contribuíram para esta descoberta. Sugiro uma pesquisa sobre a idade de outros planetas, exemplo, Marte e Jupiter. Muito obrigado pela pesquisa. Abraços, Luca Temponi.
nicole 4c monsenhor
Olá! Eu vim comentar sobre a edição a idade da terra! Eu sempre tive essa dúvida e me ajudou muitooo. Eu ameiii!!!!!!
até a proxima!
nicole
nicole 4c monsenhor
ameiiiii meus parabens sempre tive essa duvida
Nicolle Felberg Hesse
Olá, pessoal da CHC eu gostei muito dessa seção porque eu nunca pensei quantos anos tinha a terra e fiquei surpresa quando descobri que a terra tinha 4 bilhões e 600 milhões de anos!!!!
davilucas
esse texto bom de mais
andrea carla
esse texto bom de mais
Larissa Freitas de Sousa
Lindo o texto, mas não faço a mínima ideia quantos anos tem o universo, pode innitos anos!!!
Mas adorei o texto
Alunos do 4 ano a
Na minha escola estamos usando a sua revista para leitura das crianças. Nos gostamos muito da sua revista.
Beijos!4° ano a e.e. belgica alleoni borges
Mingi
I love the revista. I cannot engilish
thales da costa mainetti
olá chc nossa então quer dizer que a terra é bem velhinha 4,6 bilhões de anos que legal