Para o alto e avante!

Logo no início deste ano, um meteoro atingiu a Terra e causou o maior bafafá. Já dava até para prever: 2013 seria cheio de novidades espaciais! Não deu outra, e a CHC Online ficou recheada de notícias sobre planetas, estrelas e cometas.

A queda de um meteoro na Rússia em fevereiro de 2013 deixou muita gente de cabelo em pé! (Imagem: Reprodução)

Entre as descobertas legais que foram anunciadas neste período estão um pequeno planeta solitário, que não orbita nenhuma estrela, e a observação do nascimento de um novo planeta. Além disso, os cientistas descobriram a cor de um planeta fora do Sistema Solar – coisa que nunca havia sido feita! – e previram tempestades e furacões em Saturno. Outra novidade de peso foi que, pela primeira vez, um equipamento construído pelo homem deixou o Sistema Solar.

Marte, o planeta queridinho dos astrônomos e também o que mais aguça nossa imaginação, marcou presença várias vezes. A sonda Curiosity completou um ano de atividades, cientistas elaboraram mapas para desvendar o passado e o presente do planeta vermelho e teve até gente se preparando para viajar até lá. Enquanto não surge a oportunidade, você pode viajar em algumas fotos.

Por falar em fotos, você vai gostar de rever também estas imagens incríveis de nebulosas, o vídeo que mostra o movimento de rotação da Lua – impossível de ser observado aqui da Terra – e o trabalho do satélite Hubble, o fotógrafo do universo, que completou 20 anos de atividades.

Este ano, a CHC Online explicou ainda como os cientistas dão nome às estrelas e contou como os índios veem o céu, organizando constelações diferentes daquelas que estamos acostumados a procurar em uma noite estrelada. Os astronautas, é claro, também passaram por aqui: vieram mostrar como é lavar o cabelo, cortar as unhas e escovar os dentes no espaço.

Era grande a expectativa pela passagem do cometa ISON, mas ele acabou se desintegrando ao passar próximo do Sol (Foto: Michael Jager)

Para terminar o ano, teve até a expectativa da passagem de um cometa, e a triste confirmação de que ele não resistiu para enfeitar o céu da nossa noite de réveillon.

Ufa! Quanta coisa interessante. O que será que 2014 nos reserva?

Matéria publicada em 25.12.2013