Previsão: furacões!

Quando você está com viagem marcada para passar um final de semana na praia com a família, é sempre bom dar uma olhadinha na previsão do tempo, não é? Se as tardes forem de chuva, você já leva na bagagem o jogo de tabuleiro favorito para passar o tempo…

Pois bem. Já pensou se, em um futuro distante, fosse possível viajar pelo espaço e conhecer outros planetas? Olhar a previsão do tempo ia ser mais importante ainda!

Por exemplo, se o destino fosse Saturno, o turista espacial teria muito com que se preocupar. É que, atualmente, o clima do planeta é bastante instável nas áreas próximas aos polos, e a previsão é de enormes furacões – quem dá o aviso é a sonda espacial Cassini, que orbita o planeta desde 2004.

A imagem mostra uma enorme tempestade próxima ao polo norte de Saturno (Foto: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA)

A imagem mostra uma enorme tempestade próxima ao polo norte de Saturno (Foto: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA)

Para você ter uma ideia, o olho da tempestade chega a cerca de dois mil quilômetros de extensão e as nuvens externas atingem a velocidade de 500 quilômetros por hora. Aqui na Terra, nunca se viu nada igual…

Já em Saturno, furacões gigantescos parecem comuns. Em 2006, a Cassini também registrou um enorme sistema de tempestade no sul do planeta. Os cientistas estimam que ele esteja em atividade há bilhões de anos, já imaginou? Pelo visto, o clima por lá não é muito convidativo para os turistas…

Matéria publicada em 16.05.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Marcelo-Garcia

Sou um curioso apaixonado por ciência e adoro quadrinhos e ficção científica. Quase virei cientista, mas preferi me dedicar a mostrar pra todo mundo que a ciência está em tudo ao nosso redor!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.