Os jogadores embarcaram para disputar a Copa do Mundo na Rússia e adivinhe o que fez a turma CHC?! Fomos investigar, claro, que país é esse!!!
Não é só a língua complicada que faz a gente achar que a Rússia é um país distante. A Rússia é mesmo muito longe do Brasil. Fica no nordeste da Europa, já entrando na Ásia. Não é à toa que essa região é conhecida como Eurásia.
Antes dos russos de hoje, os antigos eslavos é que habitavam esse território. Eles se espalharam tanto pela Europa quanto pela Ásia e deram origem a muitos povos, como os poloneses e os russos.
O clima em algumas regiões da Rússia é beeem frio. A Sibéria, famosa por ser um lugar muito gelado, é parte desse país e registra temperaturas que chegam aos 50 graus negativos. Brrrrr!!!Mas nem só de neve vive a Rússia.Existem regiões com temperaturas que até ultrapassam os 30 graus entre os meses de junho e agosto – o verão de lá.
A Rússia é muito conhecida por seu passado Czarista (lê-se ‘quizarista’), uma forma autoritária de governar, isto é, de decidir o que é melhor para o povo sem consultar o povo. Os czares, como eram chamados os governantes russos, eram como imperadores ou reis – além de
determinar o que era melhor para o país, recebiam uma parte de tudo o que se produzia no país. Logo, eram muito ricos. Viviam com suas famílias em grandes palácios, como o Palácio de Inverno, em São Petersburgo, a segunda maior cidade russa e antiga capital do Império.
A Rússia teve este modelo de governo por quase 400 anos(de 1547 até 1917). Nicolau II foi o último czar russo. Depois dele, o povo brigou para que acontecesse uma grande mudança – foi a chamada Revolução Russa de 1917, que derrubou o czar e estabeleceu uma nova forma de governar.
A forma de governo escolhida pela Rússia foi o socialismo. Pelas regras socialistas, o governo deveria repartir a riqueza (especialmente as terras) entre a população, que, na sua maioria, era composta por camponeses.
Essas mudanças não foram consideradas boas por uma parte da população. Por isso, alguns russos decidiram ir embora. Foram para outros países da Europa e até de outros continentes.
E mais mudanças aconteceram. Em 1922,foi criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que incluía a Rússia e outras 14 repúblicas. Ela durou até 1991.
Grandes avanços da tecnologia aconteceram nessa época. O primeiro satélite artificial, o Sputnik, foi lançado para o espaço pelos russos em 1957. Em 1961, o primeiro astronauta a viajar para o espaço, Yuri Gagarin, era russo.
Com o passar dos anos, os russos, que tinham um jeito próprio de comandar, sem muita conversa com outros países, resolveram mudar. Decidiram desfazer a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
foi o primeiro ser humano a viajar pelo Espaço. Ele era russo e partiu para sua missão espacial em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok.
foi o primeiro satélite artificial lançado ao Espaço. Foram os russos que realizaram este feito em 4 de outubro de 1957.
Em novembro de 1917, quando houve a Revolução Russa e mudanças radicais na sociedade, havia muitas proibições no país, como a de não poder cultuar a religião cristã ortodoxa. Por isso, e por várias outras questões, muita gente resolveu ir embora da Rússia.
Parte dessas pessoas foi morar em países próximos, como a China e a Mongólia.Mas continuavam sem ter liberdade religiosa, sendo expulsos ou obrigados a fugir.
Por essa razão, muitos russos imigraram, ou seja,se mudaram de um país para outro,por anos. Alguns vieram para países da América Latina, incluindo o Brasil. E é por isso que há colônias russas em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso.
Existem algumas diferenças entre os cristãos romanos (católicos) e os ortodoxos. Tanto os cristãos católicos quanto os ortodoxos tiveram origem há cerca de dois mil anos. Porém, os ortodoxos seguem regras diferentes dos católicos. Um exemplo é o calendário: os cristãos ortodoxos seguem o calendário juliano, com 13 dias a mais do que o romano, seguido pelos cristãos católicos. Com isso, o Natal é comemorado pelos ortodoxos no dia 7 de janeiro e o Ano Novo, no dia 13 de janeiro.
Com o fim da União Soviética, em 1991, a Rússia passou a ser governada pelo presidente Bóris Yeltsin. Grandes empresas, que até então eram do Estado, foram privatizadas. Isso quer dizer que passaram a ser de alguém e não do estado.
Alguns poucos homens adquiriram essas empresas por pouco dinheiro, e se tornaram bilionários da noite para o dia. Eles ficaram conhecidos como “os novos russos”, ou “os magnatas”, e passaram até a ocupar importantes cargos públicos.
Enquanto poucos russos enriqueciam, muitos viveram anos bem difíceis, com o aumento da pobreza e dos crimes no país.
No ano 2000, Vladimir Pútin foi eleito presidente.Os “magnatas” perderam seu poder sobre o governo e tiveram que deixar a Rússia, para não serem presos. O crime foi combatido e a pobreza diminuiu. Sem dúvida a condição de vida da população melhorou. Mas o governo Pútin ainda não é muito democrático, isto é, não permite que o povo participe tanto das decisões políticas manifestando seus desejos e necessidades. Por isso, muitos russos acham que o governo precisa ouvir mais o povo, ser mais aberto.
A Rússia, assim como o Brasil, faz parte dos BRICS, um grupo de países que inclui também a Índia, a China e a África do Sul. Esse grupo foi criado em 2006 e tem o objetivo de trocar experiências e cooperar uns com os outros para o desenvolvimento de todos esses países. Por conta do BRICS é que Brasil e Rússia se aproximaram nos últimos anos, conversando muito sobre política e economia.
Agora que você conhece mais um pouquinho da Rússia, devo dizer До скорой встречи ou até logo, pessoal!
1 – O Baikal é considerado o lago mais antigo do planeta. Calcula-se que tenha se formado há 25 milhões de anos.Ele fica no sudeste da Rússia.
2 – Rasputin é o nome do conselheiro da última família imperial da Rússia, os Romanov. Reza a lenda que ele era um místico, ou seja, tinha poderes sobrenaturais.
3 – Em Yakutia, região da Rússia que fica perto do círculo polar Ártico, os termômetros já marcaram 60 graus negativos. Os habitantes estão acostumados com o frio extremo e vão as ruas mesmo marcando 40 graus negativos.
4 – A Rússia é o maior país do mundo, com um território duas vezes maior que o Brasil.
5 – Existe a dúvida se estrogonofe, famoso prato russo que leva carne, creme de leite e temperos, tem origem na família russa nobre Stragonov ou na palavra russa strogat, que em russo quer dizer “aos pedaços”.
Cathia Abreu,
Jornalista/Instituto Ciência Hoje.
Ana Carolina Huguenin,
Faculdade de Formação de Professores,
Universidade do estado do Rio de Janeiro.
Matéria publicada em 28.06.2018
Anna Elise
Adorei saber um pouco mais sobre a Rússia!
Saori
A minha professora de educação física sabe falar números em rússio, acho…
sonic men
Gostei do texto ele explica muitas coisas sobre a Rússia . Antes esse país era governado por czares, que não ajudavam o povo. Por isso ocorreu uma revolução que criou um novo jeito de governar: o socialismo. Esse sistema de governo durou até 1991. A Rússia é o maior país do mundo e foi responsável por lançar o primeiro satélite artificial e o primeiro astronauta a viajar
ao espaço.